Con­tro­le de cães e ga­tos te­rá po­lí­ti­ca es­ta­du­al iné­di­ta

Ação pi­o­nei­ra vai de­ter­mi­nar me­di­das co­mo o com­ba­te à vi­o­lên­cia e cru­el­da­de aos ani­mais, con­tro­le po­pu­la­ci­o­nal e mai­or edu­ca­ção am­bi­en­tal

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Agên­cia Es­ta­du­al

re­da­cao@odi­a­rio.com O Pa­ra­ná vai im­plan­tar po­lí­ti­ca es­ta­du­al para o con­tro­le da po­pu­la­ção de cães e ga­tos. Se­rão re­a­li­za­das reu­niões em to­do o Es­ta­do, in­cluin­do Ma­rin­gá. O pri­mei­ro pas­so foi da­do no sá­ba­do com a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do do Meio Am­bi­en­te e Re­cur­sos Hí­dri­cos pro­mo­ven­do o 1.º Se­mi­ná­rio Re­gi­o­nal para Ela­bo­ra­ção da Po­lí­ti­ca Es­ta­du­al de Con­tro­le Éti­co.

Na oca­sião, pe­la pri­mei­ra vez fo­ram dis­cu­ti­das di­re­tri­zes e ações com a so­ci­e­da­de e es­pe­ci­a­lis­tas. O se­mi­ná­rio foi re­a­li­za­do em Cor­né­lio Pro­có­pio (a 160 quilô­me­tros de Ma­rin­gá).

De acor­do com o go­ver­no es­ta­du­al, a no­va po­lí­ti­ca de­ve de­ter­mi­nar me­di­das co­mo: coi­bir as prá­ti­cas que sub­me­tam os ani­mais a si­tu­a­ções de vi­o­lên- cia e cru­el­da­de, apon­tar so­lu­ções éti­cas para o con­tro­le po­pu­la­ci­o­nal e in­cen­ti­var que os di­rei­tos ani­mais se­jam in­cluí­dos na edu­ca­ção am­bi­en­tal.

“A re­la­ção ho­mem-ani­mal traz be­ne­fí­ci­os mú­tu­os. É pre­ci­so ga­ran­tir em lei o di­rei­to à vi­da, à li­ber­da­de e ao tra­to dig­no des­ses ani­mais, a par­tir de uma po­lí­ti­ca ino­va­do­ra”, afir­ma se­cre­tá­rio do Meio Am­bi­en­te e Re­cur­sos Hí­dri­cos, Luiz Eduardo Chei­da.

En­tre as ações que de­ba­ti­das es­tão a im­plan­ta­ção de sis­te­ma de iden­ti­fi­ca­ção e re­gis­tro, es­te­ri­li­za­ção de for­ma mas­si­va e con­tí­nua, cam­pa­nhas de ado­ção, fis­ca­li­za­ção e con­tro­le dos cri­a­dou­ros e pro­gra­mas edu­ca­ti­vos em gu­ar­da res­pon­sá­vel.

Dis­cus­sões

Ain­da de acor­do com o go­ver­no es­ta­du­al, a Se­cre­ta­ria pro­mo­ve­rá se­mi­ná­ri­os re­gi­o­nais para o as­sun­to em to­do o Pa­ra­ná. “A in­ten­ção é reu­nir, no fi­nal, os prin­ci­pais pro­ble­mas e so­lu­ções de ca­da re­gião, re­la­ci­o­na­dos ao con­tro­le po­pu­la- ci­o­nal des­ses ani­mais que in­te­gra­rão o pro­gra­ma es­ta­du­al”, in­for­mou a co­or­de­na­do­ra da Agen­da 21 Pa­ra­ná e or­ga­ni­za­do­ra dos even­tos, Ro­sa­na Gni­per.

A aber­tu­ra do en­con­tro foi fei­ta pe­lo se­cre­tá­rio e pe­lo delegado re­gi­o­nal do Con­se­lho Re­gi­o­nal de Me­di­ci­na Ve­te­ri­ná­ria do Pa­ra­ná, Ra­fa­el Had­dad. Na sequên­cia, fo­ram pro­fe­ri­das pa­les­tras: a pri­mei­ra de Eli­el de Frei­tas, pre­si­den­te do Con­se­lho Re­gi­o­nal de Me­di­ci­na Ve­te­ri­ná­ria, so­bre cam­pa­nhas de es­te­ri­li­za­ção de cães e ga­tos.

A se­gun­da pa­les­tra, com Iva­na Bel­mon­te, da Su­pe­rin­ten­dên­cia de Vi­gi­lân­cia em Saú­de, tra­tou do te­ma “Saú­de Pú­bli­ca e o Con­tro­le Éti­co da Po­pu­la­ção de Cães e Ga­tos”. Na sequên­cia, o re­pre­sen­tan­te do De­par­ta­men­to de Trân­si­to do Pa­ra­ná, Le­o­nar­do Ná­po­li, de­ba­teu so­bre o ris­co da cir­cu­la­ção de ani­mais nas vi­as ur­ba­nas. Por fim, a pro­fes­so­ra An­dre­sa Li­ri­a­ne Ja­cobs tra­tou de “Di­rei­tos Ani­mais – Ba­se para uma Po-

lí­ti­ca de Con­tro­le Éti­co”.

Le­gis­la­ção

A po­lí­ti­ca es­ta­du­al está sen­do ela­bo­ra­da em con­for­mi­da­de com as le­gis­la­ções fe­de­ral e es­ta­du­al. A fau­na bra­si­lei­ra, na­ti­va ou exó­ti­ca, do­més­ti­ca ou do­mes­ti­ca­da, é pro­te­gi­da por di­ver­sos or­de­na­men­tos ju­rí­di- cos, mais es­pe­ci­fi­ca­men­te pe­la Cons­ti­tui­ção Fe­de­ral (Lei de Cri­mes Am­bi­en­tais 96051998). No Pa­ra­ná, a Lei 14.0372003 cria o Có­di­go Es­ta­du­al de Pro­te­ção aos Ani­mais e o De­cre­to 3.1482004 es­ta­be­le­ce a Po­lí­ti­ca Es­ta­du­al de Pro­te­ção à Fau­na Na­ti­va.

Exis­tem tam­bém leis mais no­vas, co­mo a 88622012, que proí­be o ex­ter­mí­nio de cães e ga­tos para fins de con­tro­le po­pu­la­ci­o­nal. “No en­tan­to, ape­sar des­sas leis, fal­ta-nos uma le­gis­la­ção mais es­pe­cí­fi­ca, que in­cor­po­re os di­rei­tos ani­mais, prin­ci­pal­men­te no que diz res­pei­to aos ani­mais de es­ti­ma­ção”, de­fen­de o se­cre­tá­rio.

Ricardo Lo­pes

Cães bri­gam na Pra­ça Sou­za Naves, em Ma­rin­gá; Es­ta­do pro­me­te ações de con­tro­le a ani­mais de rua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.