Bom­bei­ros aler­tam para al­to ris­co de in­cên­di­os

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Da Redação

re­da­cao@odi­a­rio.com A Co­or­de­na­do­ria Es­ta­du­al da De­fe­sa Ci­vil e Cor­po de Bom­bei­ros do Pa­ra­ná aler­tam para o ris­co ele­va­do de in­cên­di­os flo­res­tais em fun­ção do cli­ma. As re­cen­tes ge­a­das e a pre­vi­são me­te­o­ro­ló­gi­ca do Si­me­par de tem­po se­co e tem­pe­ra­tu­ras ele­va­das em to­do o Es­ta­do até a pró­xi­ma se­ma­na au­men­tam con­si­de­ra­vel­men­te a pos­si­bi­li­da­de de in­cên­di­os.

Para re­du­zir os ris­cos é pre­ci­so to­mar al­gu­mas pre­cau­ções. É im­por­tan­te não re­a­li­zar quei­ma­das nes­te pe­río­do, nem mes­mo para a lim­pe­za de ter­re­nos bal­di­os e não eli­mi­nar li­xo ou en­tu­lho com fo­go. A ori­en­ta­ção é para que se re­do­bre os cui­da­dos na es­tra­da e não jo­gar fós­fo­ros ou bi­tu­cas de ci­gar­ro pe­la ja­ne­la do veí­cu­lo. Ou­tra re­co­men­da­ção é não sol­tar ba­lões e não fa­zer fo­guei­ras.

Em ca­so de in­cên­dio am­bi­en­tal, co­mu­ni­que o Cor­po de Bom­bei­ros pe­lo te­le­fo­ne 193. Em to­do o Es­ta­do, a li­ga­ção se­rá di­re­ci­o­na­da para uma cen­tral. Ca­so a re­gião não pos­sua Cor­po de Bom­bei­ros nas pro­xi­mi­da­des, o aten­di­men­to se­rá re­pas­sa­do aos Bom­bei­ros Co­mu­ni­tá­ri­os ou à De­fe­sa Ci­vil.

His­tó­ria

Há 50 anos, o Pa­ra­ná de­cre­tou Es­ta­do de Ca­la­mi­da­de Pú­bli­ca em fun­ção de um dos mai­o­res in­cên­di­os flo­res­tais que há atin­gi­ram o País. Em 1963, no pe­río­do cha­ma­do de “Pa­ra­ná em Fla­ge­lo”, o fo­go con­su­miu cer­ca de 2 mi­lhões de hec­ta­res, in­cluin­do flo­res­tas, la­vou­ras e áre­as de pas­ta­gem. Fo­ram re­gis­tra­das 73 mor­tes, cer­ca de 4 mil ca­sas fo­ram des­truí­das e 5,7 mil fa­mí­li­as fi­ca­ram de­sa­bri­ga­das. Ano pas­sa­do, fo­ram re­gis­tra­dos no Pa­ra­ná 7.375 in­cên­di­os flo­res­tais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.