12 ci­da­des da Amu­sep não têm ho­mi­cí­di­os no ano

Em al­guns ca­sos, mo­ra­do­res e mes­mo a po­lí­cia nem se lem­bram de quan­do foi re­gis­tra­do o úl­ti­mo cri­me; me­ta do Es­ta­do e ga­ran­tir efe­ti­vo mí­ni­mo nos pe­que­nos mu­ni­cí­pi­os

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Le­o­nar­do Fi­lho

le­o­nar­do­fi­lho@odi­a­rio.com En­tre as 30 ci­da­des que in­te­gram a As­so­ci­a­ção dos Mu­ni­cí­pi­os do Se­ten­trião Pa­ra­na­en­se (Amu­sep), pe­lo me­nos 12 não re­gis­tra­ram ho­mi­cí­dio en­tre o co­me­ço do ano a sex­ta-fei­ra pas­sa­da. Nes­tas lo­ca­li­da­des ain­da está pre­ser­va­da uma das prin­ci­pais ca­rac­te­rís­ti­cas as­so­ci­a­das ao in­te­ri­or: a tran­qui­li­da­de. Em mui­tos ca­sos, os mo­ra­do­res e a pró­pria po­lí­cia se­quer lem­bram da da­ta em que o úl­ti­mo as­sas­si­na­to acon­te­ceu.

É o ca­so de Ata­laia (53 km de Ma­rin­gá). A ci­da­de de 4 mil ha­bi­tan­tes não re­gis­tra um as­sas­si­na­to há vá­ri­os anos. “Ra­paz, faz mui­to tem­po que acon­te­ceu o úl­ti­mo. Nem lem­bro quan­do foi. De vez em quan­do acon­te­cem uns as­sal­tos, mas fo­ra isso é sos­se­ga­do”, co­men­tou o apo­sen­ta­do Antônio Ro­gé­rio Dias, que mo­ra há mais de 30 anos na ci­da­de.

Ou­tro mu­ni­cí­pio que ain­da não con­ta­bi­li­zou as­sas­si­na­tos em 2013 foi Ân­gu­lo, com 3 mil mo­ra­do­res (37 km de Ma­rin­gá). O ca­so mais re­cen­te foi há 2 anos. “É uma ci­da­de tran­qui­la, boa de mo­rar. Mo­rei em ou­tros lu­ga­res, mas re­sol­vi vol­tar por­que a mi­nha fa­mí­lia sem­pre vi­veu aqui, e eu gos­to”, dis­se a co­mer­ci­an­teC­le­ve­ni­ce­daSil­vaPi­lo­net­to.

Pro­je­to 300

De acor­do com o go­ver­no do Es­ta­do, para re­for­çar a se­gu­ran­ça nas ci­da­des me­no­res, a me­ta é co­lo­car em prá­ti­ca até o fim do ano que vem o Pro­je­to 300. Tra­ta-se de ga­ran­tir um efe­ti­vo mí­ni­mo de cin­co po­li­ci­ais nos 300 me­no­res mu­ni­cí­pi­os do Pa­ra­ná.

Se­gun­do a Se­cre­ta­ria do Es­ta­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, 1,9 mil po­li­ci­ais que se for­ma­ram em mar­ço já fo­ram dis­tri­buí- dos nes­se pro­gra­ma.

Ou­tros 4.445 apro­va­dos no úl­ti­mo con­cur­so da Po­lí­cia Mi­li­tar (PM) já pas­sa­ram pe­los exa­mes teó­ri­cos, fí­si­cos e psi­co­ló­gi­cos. As pró­xi­mas eta­pas são as au­las teó­ri­cas e prá­ti­cas, para de­pois eles ini­ci­a­rem os está- gi­os nas ru­as. “O efe­ti­vo so­ma­do às no­vas con­tra­ta­ções pos­si­bi­li­ta­rá ao Pro­je­to 300 atin­gir a me­ta até o fi­nal do ano que vem”, afir­mou à Agên­cia de No­tí­ci­as do Pa­ra­ná o co­man­dan­tege­ral da PM, co­ro­nel Ro­ber­son Luiz Bon­da­ruk.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.