Ma­rin­gá abre o co­ra­ção para ce­le­brar a cul­tu­ra ja­po­ne­sa

A che­ga­da da pri­ma­ve­ra, que co­me­ça a co­lo­rir a ci­da­de, pa­re­ce en­fei­tá-la para o even­to mais im­por­tan­te da tem­po­ra­da: o Fes­ti­val Ni­po Bra­si­lei­ro da Ace­ma

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL -

su­ple­men­tos@odi­a­rio.com O som rit­ma­do e con­ta­gi­an­te dos tam­bo­res ja­po­ne­ses vai eco­ar por to­da a ci­da­de. Vem aí a 24ª edi­ção do Fes­ti­val Ni­po Bra­si­lei­ro, que co­me­ça nes­ta sex­ta­fei­ra, na As­so­ci­a­ção Cul­tu­ral e Es­por­ti­va de Ma­rin­gá (Ace­ma).

O even­to não ce­le­bra só a cul­tu­ra da ter­ra do sol nas­cen­te em so­lo ver­de e ama­re­lo. Tra­ta­se tam­bém de uma festa de in­te­gra­ção dos po­vos, pro­mo­vi­da por mais de 1.600 vo­lun­tá­ri­os, em sua mai­o­ria des­cen­den­tes de ja­po­ne­ses, que dão uma li­ção de vi­da.

A ex­pec­ta­ti­va dos or­ga­ni­za­do­res é re­ce­ber um público su­pe­ri­or a 120 mil pes­so­as, cer­ca de 20 mil a mais que nas edi­ções an­te­ri­o­res - es­te ano o fes­ti- val te­rá um dia a mais. Con­si­de­ra­do um dos prin­ci­pais even­tos do gê­ne­ro do País, o fes­ti­val não atrai só vi­si­tan­tes lo­cais e da re­gião, mas ca­ra­va­nas de ou­tros Es­ta­dos.

E a ter­cei­ra mai­or colô­nia nipô­ni­ca do Pa­ra­ná pro­me­te não de­cep­ci­o­nar, já que o even­to con­ta com uma ex­ten­sa pro­gra­ma­ção cul­tu­ral e ar­tís­ti­ca (con­fi­ra na pá­gi­na 3), que com­ple­tam as atra­ções ao la­do dos pa­vi­lhões co­mer­ci­al e gas­tronô­mi­co. “A Ace­ma é re­co­nhe­ci­da co­mo uma das as­so­ci­a­ções ni­po-bra­si­lei­ras mais atu­an­tes do País. To­dos os de­par­ta­men­tos tra­ba­lham com mui­ta de­di­ca­ção para re­a­li­zar um fes­ti­val me­lhor a ca­da ano”, afir­ma o pre­si­den­te da en­ti­da­de nik­kei, Afonso Shi­o­za­ki.

Es­sa em­pol­ga­ção con­ta­gia os ou­tros mem­bros da co­mis­são or­ga­ni­za­do­ra. Um de­les é o em­pre­sá­rio Ta­kao Sa­to. Ele diz que o ma­rin­ga­en­se e a co­mu­ni­da­de da re­gião es­pe­ram an­si­o­sa­men­te es­ta épo­ca do ano por­que o fes­ti­val traz os me­lho­res pra­tos da cu­li­ná­ria ja­po­ne­sa. Ou­tra ra­zão para pres­ti­gi­ar o fes­ti­val é a chan­ce de co­nhe­cer mais so­bre a ri­ca cul­tu­ra nipô­ni­ca. “Ma­rin­gá é uma das ci­da­des que mais pre­ser­vam a cul­tu­ra ja­po­ne­sa no Bra­sil, um in­cen­ti­vo para os jo­vens man­te­rem vi­vas as tra­di­ções nipô­ni­cas”, ava­lia.

Di­vul­ga­ção/ace­ma

Os vi­si­tan­tes te­rão inú­me­ras atra­ções no pal­co de shows, ex­po­si­ções va­ri­a­das no pa­vi­lhão cul­tu­ral e po­de­rão con­fe­rir o me­lhor da cu­li­ná­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.