Ni­po em de­li­ci­o­sa tra­du­ção

O Diario do Norte do Parana - - ESPECIAL -

Uma cul­tu­ra se co­nhe­ce pe­los sa­bo­res, tex­tu­ra e a for­ma co­mo se apre­sen­tam os pra­tos tí­pi­cos. Para os vi­si­tan­tes do Fes­ti­val Ni­po Bra­si­lei­ro a cu­li­ná­ria ja­po­ne­sa é um dos mai­o­res atra­ti­vos e tem ain­da um tem­pe­ro ex­tra, a so­li­da­ri­e­da­de. Os vi­si­tan­tes que al­mo­çam ou jan­tam no pa­vi­lhão gas­tronô­mi­co se­rão ser­vi­dos por de­di­ca­dos vo­lun­tá­ri­os da bar­ra­ca da Ace­ma e em ca­da uma das qu­a­tro en­ti­da­des nik­keis par­ti­ci­pan­tes. Di­fí­cil é es­co­lher ape­nas uma op­ção por­que ca­da bar­ra­ca ser­ve pe­lo me­nos 20 pra­tos tí­pi­cos di­fe­ren­tes e re­cei­tas ex­clu­si­vas.

Na bar­ra­ca do Tem­plo Bu­dis­ta Nishi Hon­gan­ji o car­dá­pio tem co­mo es­tre­las o sashi­mi de sal­mão e o tep­pan-ya­ki com guar­ni­ções e mo­lho es­pe­ci­al (mix de ver­du­ras, le­gu­mes, pei­xe ou car­ne preparado em uma cha­pa quen­te de fer­ro). Já os vi­si­tan­tes que es­co­lhem a bar­ra­ca do Asi­lo Wa­jun­kai po­de­rão ex­pe­ri­men­tar um dos pra­tos da cu­li­ná­ria mo­der­na ja­po­ne­sa, o tep­pan de an­cho­va. O pei­xe che­ga ao pon­to exa­to na cha­pa de fer­ro aos 120 graus.

Um dos pra­tos que já ga­nhou sta­tus de tra­di­ção é o pei­xe api­men­ta­do ser­vi­do pe­lo pes­so­al do Cen­tro Cul­tu­ral e So­ci­al São Fran­cis­co Xa­vi­er. A re­cei­ta, um se­gre­do guar­da­do a se­te cha­ves, le­va pes­ca­da bran­ca e uma por­ção de ge­leia com pi­men­ta na re­cei­ta.

“Os cam­peões en­tre os nos­sos pra­tos mais pe­di­dos são o ya­kis­so­ba tra­di­ci­o­nal e o tep­pan com fi­lé mig­non, ve­ge­tais e ba­ta­tas fri­tas, es­ses pra­tos não po­dem fal­tar”, diz o co­or­de­na­dor da bar­ra­ca gas­tronô­mi­ca da Sei­cho-No-Ie, Hi­de­ki Kawa­ka­mi.

E se fal­ta­va uma ra­zão para apro­vei­tar o fes­ti­val to­dos os dias, o pes­so­al do pa­vi­lhão gas­tronô­mi­co ofe­re­ce a des­cul­pa per­fei­ta: bom mes­mo é ex­pe­ri­men­tar tu­do, num pro­gra­ma so­li­dá­rio (já que a ren­da ob­ti­da em ca­da bar­ra­ca é re­ver­ti­da para a pró­pria en­ti­da­de) e sa­bo­ro­so.

Du­ran­te o Ni­po, o vi­si­tan­te tam­bém po­de ex­pe­ri­men­tar ou­tros sa­bo­res da cu­li­ná­ria ja­po­ne­sa, co­mo sushis em to­das as su­as va­ri­e­da­des, ya­ki­meshi, ya­kis­so­ba, sashi­mis, tem­pu­rás, além de de­li­ci­o­sas so­bre­me­sas tra­di­ci­o­nais ou sur­pre­en­den­tes co­mo o sor­ve­te fri­to.

Di­vul­ga­ção/ace­ma

O vi­si­tan­te po­de­rá ex­pe­ri­men­tar pra­tos tra­di­ci­o­nais e con­tem­po­râ­ne­os

Di­vul­ga­ção/ace­ma

Tra­ta-se tam­bém de um fes­ti­val de dar água na bo­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.