Re­no­va­ção com­ple­ta

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Ju­li­a­na Fon­ta­nel­la ju­fon­ta­nel­la@odi­a­rio.com

Os ca­mi­nhões da li­nha VM se­mi­pe­sa­dos da Vol­vo ga­nha­ram um vi­su­al mais mo­der­no e no­vas con­fi­gu­ra­ções que com­ple­ta­ram a gama. Ago­ra o cli­en­te po­de­rá es­co­lher en­tre os já co­nhe­ci­dos 4x2, 6x2 e 6x4 ou ex­pe­ri­men­tar as no­vas versões 8x2 ou 8x4.

As no­vi­da­des não fi­cam ape­nas nas no­vas con­fi­gu­ra­ções. Do la­do de fo­ra da li­nha 2013/2014, a pri­mei­ra im­pres­são é que acon­te­ceu uma re­for­mu­la­ção com­ple­ta. To­dos os veí­cu­los re­ce­be­ram um vi­su­al bem di­fe­ren­te da ge­ra­ção an­te­ri­or. A no­vís­si­ma ca­bi­ne do VM tem sua apa­rên­cia mui­to pró­xi­ma à dos no­vos ca­mi­nhões FH lan­ça­dos re­cen­te­men­te na Eu­ro­pa e que já es­tão sen­do ven­di­dos em vá­ri­os mer­ca­dos eu­ro­peus.

Es­sas al­te­ra­ções glo­bais le­vam até o seg­men­to do trans­por­te al­guns pa­râ­me­tros de mer­ca­do dos veí­cu­los le­ves, quan­to mais ime­di­a­ta a per­cep­ção de iden­ti­da­de da mar­ca, me­lhor. Es­sa ideia está na ba­se des­sas e ou­tras mu­dan­ças que ain­da vem por aí.

Se­gun­do Ber­nar­do Fe­dal­to, di­re­tor de ca­mi­nhões da Vol­vo no Bra­sil, os no­vos VM têm o que as mon­ta­do­ras cha­mam de “new fa­mily lo­ok” da li­nha Vol­vo. Ou se­ja, o vi­su­al de to­dos os mo­de­los de ca­mi­nhões da mar­ca evo­lui em con­jun­to para que o cli­en­te os re­co­nhe­ça.

“A par­te fron­tal da ca­bi­ne foi to­tal­men­te re­de­se­nha­da, a co­me­çar pe­los no­vos fa­róis. As lu­zes diur­nas (day run­ning light) de LED são em for­ma de “V”, se­pa­ra­das da luz bai­xa, pro­por­ci­o­nan­do ain­da me­lhor vi­si­bi­li­da­de”, diz a Ál­va­ro Me­non­cin, ge­ren­te de en­ge­nha­ria de ven­das da Vol­vo no Bra­sil.

To­dos os ca­mi­nhões da li­nha Vol­vo são equi­pa­dos com lu­zes de LED, es­se é um tra­ço que foi man­ti­do. En­tre as mu­dan­ças vi­su­ais que se po­de no­tar de ime­di­a­to está o no­vo mó­du­lo do pa­ra­cho­que que en­vol­ve os fa­róis. Ago­ra o com­po­nen­te está de ca­ra no­va por con­ta de uma es­tru­tu­ra em ter­mo­plás­ti­co, uma gra­de e uma tam­pa para en­ga­tes de re­bo­que. A no­va gra­de da li­nha VM acres­cen­ta ro­bus­tez ex­tra no vi­su­al dos ca­mi­nhões.

E tem mais, a Vol­vo acres­cen­tou aos se­mi­pe­sa­dos um no­vo pai­nel fron­tal su­pe­ri­or, que fi­cou mai­or e to­ma boa par­te da por­ção su­pe­ri­or da fren­te do veí­cu­lo, dan­do ao con­jun­to uma im­pres­são de con­ti­nui­da­de. Ou­tro re­for­ço de iden­ti­da­de apa­re­ce tam­bém no no­vo pai­nel su­pe­ri­or, a in­ser­ção da lo­go­mar­ca da Vol­vo. O con­for­to foi man­ti­do e a es­té­ti­ca re­no­va­da tam­bém do la­do de dentro. Um dos des­ta­ques des­ta li­nha VM é a er­go­no­mia da ca­bi­ne, por isso a fá­bri­ca man­te­ve o pro­je­to da for­ma co­mo os cli­en­tes já co­nhe­cem e apro­vam, es­pe­ci­al­men­te os mo­to­ris­tas.

A re­no­va­ção, nes­se ca­so, fi­cou mais su­per­fi­ci­al. A Vol­vo mo­di­fi­cou a pa­dro­na­gem dos te­ci­dos que co­brem os ban­cos, que re­ves­tem o te­to e os pai­néis in­ter­nos. As tex­tu­ras e co­res fi­ca­ram mais mo­der­nas e mar­ca a mu­dan­ça da li­nha para a pró­xi­ma tem­po­ra­da. “Nós man­ti­ve­mos tu­do o que o trans­por­ta­dor apro­vou e con­si­de­ra im­por­tan­te para a ope­ra­ção de trans­por­te”, ga­ran­tiu Ricardo To­ma­si, en­ge­nhei­ro de ven­das do pro­je­to do no­vo VM.

A li­nha tem co­mo di­fe­ren­ci­al o bai­xo con­su­mo de com­bus­tí­vel e a gran­de dis­po­ni­bi­li­da­de (con­fi­gu­ra­ções). “Além de econô­mi­co e sem­pre dis­po­ní­vel para ro­dar, o ca­mi­nhão fi­cou mais bonito”, diz Sér­gio Go­mes, di­re­tor de es­tra­té­gia de ca­mi­nhões do Grupo Vol­vo na Amé­ri­ca La­ti­na.

Di­vul­ga­ção

VI­SU­AL No me­lhor es­ti­lo “ba­teu o olho, é VM”, os ca­mi­nhões ti­ve­ram a iden­ti­da­de re­for­ça­da pe­lo vi­su­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.