Fun­da­ção Isis Bru­der aten­de 600

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com A Fun­da­ção Isis Bru­der foi cri­a­da em 19 de ju­nho de 2001, mas o tra­ba­lho so­ci­al que ori­gi­nou a ins­ti­tui­ção co­me­çou bem an­tes, em 1969, com a Ca­sa Ma­ter­nal Evan­gé­li­ca de Ma­rin­gá. Hoje, a fun­da­ção con­ta com três uni­da­des e aten­de 600 pes­so­as no to­tal.

A ges­to­ra Te­re­zi­nha Nai­verth Se­zi­ni con­ta que tu­do co­me­çou no fi­nal da dé­ca­da de 1960, com a ne­ces­si­da­de cres­cen­te de um lo­cal on­de as mães ma­rin­ga­en­ses pu­des­sem dei­xar os fi­lhos en­quan­to tra­ba­lha­vam. A 1ª Igre­ja Pres­bi­te­ri­a­na In­de­pen­den­te de Ma­rin­gá fun­dou, en­tão, a Ca­sa Ma­ter­nal que se des­do­brou em três uni­da­des.

Tra­ba­lhos

As uni­da­des da Vi­la Ope­rá­ria - que aten­de cri­an­ças de 6 a 13 anos -, e a do Con­jun­to Cham­pag­nat - para cri­an­ças de seis anos até jo­vens de 18 anos -, ofe­re­cem ofi­ci­na de in­for­má­ti­ca, en­si­na­men­tos de ci­da­da­nia, au­las de dan­ça, es­por­tes e judô. Ou­tra uni­da­de, o Re­no­vo, no Con­jun­to San­ta Fe­li­ci­da­de, ofe­re­ce ofi­ci­nas de ar­te­sa­na­to para mu­lhe­res ca­ren­tes. “A ins­ti­tui­ção tem fei­to um tra­ba­lho re­le­van­te no sen­ti­do de ori­en­tar as cri­an­ças com al­to grau de vul­ne­ra­bi­li­da­de”, ob­ser­va o pre­si­den­te da Fun­da­ção Isis Bru­der, Ri­ba­mar Al­ves Ro­dri­gues.

Jan­tar da Pri­ma­ve­ra

A fun­da­ção é man­ti­da pe­la 1ª Igre­ja Pres­bi­te­ri­a­na In­de­pen­den­te e tem con­vê­nio com a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de As­sis­tên­cia So­ci­al e Ci­da­da­nia. Ou­tros re­cur­sos são cap­ta­dos por meio de pro­mo­ções, co­mo o Jan­tar da Pri­ma­ve­ra que acon­te­ce­rá no pró­xi­mo dia 26 de setembro, às 20 ho­ras, no Moi­nho Ver­me­lho. A ex­pec­ta­ti­va é que cer­ca de 600 pes­so­as com­pa­re­çam ao even­to.

Ricardo Lo­pes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.