Co­lé­gio é es­va­zi­a­do em 5 mi­nu­tos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com Em me­nos de 5 mi­nu­tos e sem qual­quer tu­mul­to, cer­ca de 1,2 mil alu­nos, pro­fes­so­res e fun­ci­o­ná­ri­os do Co­lé­gio Es­ta­du­al Dou­tor Gas­tão Vi­di­gal, na Zo­na 7, dei­xa­ram as sa­las e se aco­mo­da­ram, sen­ta­dos, em uma das qu­a­dras de es­por­tes du­ran­te si­mu­la­ção de in­cên­dio re­a­li­za­da na ma­nhã de on­tem.

O tra­ba­lho, or­ga­ni­za­do pe­la Bri­ga­da Es­co­lar, vem sen­do re­a­li­za­do em di­ver­sos co­lé­gi­os da re­de pú­bli­ca e pri­va­da. On­tem, além do Gas­tão Vi­di­gal, fo­ram fei­tos trei­na­men­tos na Apae de Ma­rin­gá e no Co­lé­gio Es­ta­du­al Pe­dro Viriato Pa­ri­got de Sou­za, em Ma­ri­al­va.

O tra­ba­lho re­ce­beu elo­gi­os do che­fe da Ca­sa Mi­li­tar do Go­ver­no do Es­ta­do, co­ro­nel Adil­son Cas­ti­lho Ca­si­tas, do co­man­dan­te do 5º Gru­pa­men­to de Bom­bei­ros, te­nen­te co­ro­nel Cláudio Luiz Zan­lu­cas, e da che­fe do Nú­cleo Re­gi­o­nal de Edu­ca­ção, pro­fes­so­ra Ma­ria Inês Tei­xei­ra Bar­bo­sa, que acom­pa­nha­ram a ação.

A si­mu­la­ção foi mais uma ação do trei­na­men­to que a Bri­ga­da vem re­a­li­zan­do para di­fe­ren­tes si­tu­a­ções de pe­ri­go. On­tem, além do acom­pa­nha­men­to de au­to­ri­da­des, hou­ve a par­ti­ci­pa­ção do Cor­po de Bom­bei­ros, que con­se­guiu che­gar com um ca­mi­nhão bom­ba, uma am­bu­lân­cia do Si­a­te e um car­ro ba­te­dor no pá­tio da es­co­la ape­nas 5 mi­nu­tos após ser aci­o­na­do. Os bom­bei­ros re­a­li­za­ram tam­bém uma ‘ope­ra­ção de sal­va­men­to’ de um ga­ro­to que fi­cou pre­so em uma sa­la ‘em cha­mas’. En­tre o alar­me de in­cên­dio e o fi­nal do res­ga­te do ga­ro­to, imo­bi­li­za­do em uma ma­ca e com más­ca­ra de oxi­gê­nio, trans­cor­re­ram ape­nas 9 mi­nu­tos, o que para o co­man­dan­te Zan­lu­cas é uma boa mar­ca.

O di­re­tor do co­lé­gio, pro­fes­sor Sér­gio Mar­ti­nha­go, elo­gi­ou o em­pe­nho da Bri­ga­da na cri­a­ção de uma cul­tu­ra de pre­ven­ção. Se­gun­do ele, o trei­na­men­to que os es­tu­dan­tes e fun­ci­o­ná­ri­os vêm re­ce­ben­do se­rá útil em di­fe­ren­tes si­tu­a­ções du­ran­te to­da a vi­da da pes­soa. “É ob­je­ti­vo da De­fe­sa Ci­vil do Pa­ra­ná de­sen­vol­ver na po­pu­la­ção uma cul­tu­ra de pre­ven­ção”

Ricardo Lo­pes

Bom­bei­ros si­mu­lam so­cor­ro de es­tu­dan­te du­ran­te trei­na­men­to con­tra in­cên­dio no Co­lé­gio Gas­tão Vi­di­gal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.