Ur­ba­nos

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ -

res­ga­ta­dos) es­pe­ran­do ado­ção e o ani­mal ado­ta­do. “Não que­ro só mos­trar meu tra­ba­lho fo­to­grá­fi­co, eu que­ria que ti­ves­se um im­pac­to so­ci­al”, diz. O ob­je­ti­vo por meio do en­saio é que os vi­si­tan­tes en­xer­guem as qua­li­da­des des­ses ani­mais, mo­ti­van­do ou­tras pes­so­as a ado­ta­rem e não só nu­tri­rem o sen­ti­men­to de pi­e­da­de.

“Si­nan­tró­pi­cos – Sel­va­gens Ur­ba­nos” é o tí­tu­lo da ex­po­si­ção de Mar­cos Mo­li­na­ri, que em 15 aqua­re­las re­tra­ta ani­mais de con­ví­vio ur­ba­no. É es­se o sig­ni­fi­ca­do de si­nan­tró­pi­cos, “ani­mais sil­ves­tres que hoje ha­bi­tam am­bi­en­tes ur­ba­nos”, se­gun­do ex­pli­ca­ção da pri­ma do ar­tis­ta, Bruna Mo­li­na­ri, mé­di­ca ve­te­ri­ná­ria que su­ge­riu o no­me para a mos­tra. A pre­sen­ça de ani­mais no tra­ba­lho ar­tís­ti­co já é uma ca­rac­te­rís­ti­ca de Mo­li­na­ri, que reu­niu ma­te­ri­ais do pró­prio acer­vo que se en­cai­xas­sem com o te­ma es­co­lhi­do. “Co­me­cei a per­ce­ber a ocor­rên­cia de ani­mais que não são do­mes­ti­ca­dos mas que es­tão no meio ur­ba­no”, pon­tua.

São eles: bem-te-vi, co­ru­ja, urubu, gam­bá, ma­ca­co-pre­go, la­gar­to, en­tre ou­tros que já in­cor­po­ram a vi­vên­cia dentro da ci­da­de. O de­sen­vol­vi­men­to do tra­ba­lho co­me­ça por meio da fo­to­gra­fia – Mo­li­na­ri re­gis­tra e ge­ra um ban­co de ima­gens que ins­pi­ra as pin­tu­ras em aqua­re­la. O qua­dro da co­ru­ja que es­ta­rá na ex­po­si­ção, foi fla­gra­do quan­do a ave es­ta­va no pa­ra­pei­to da ja­ne­la do apar­ta­men­to do ar­tis­ta. Exis­tem opor­tu­ni­da­des tam­bém per­di­das, mas que Mar­cos Mo­li­na­ri se di­ver­te con­tan­do: “Per­di a ima­gem de dois joão-de-bar­ro bri­gan­do por uma fê­mea na ga­ra­gem de on­de mo­ro”, lem­bra. Por isso a câ­me­ra qua­se sem­pre está a pos­tos.

A ex­po­si­ção es­ta­rá bem am­bi­en­ta­da: lo­ca­li­za­do na Zo­na 2, o Cen­tro de Ex­ce­lên­cia é la­de­a­do pe­lo ver­de do Bos­que 2, na com­pa­nhia de mui­tos dos ani­mais re­tra­ta­dos pe­los ar­tis­tas do mês.

Co­ru­ja es­ta­va no pa­ra­pei­to da ja­ne­la do apar­ta­men­to do ar­tis­ta Mar­cos Mo­li­na­ri

Di­vul­ga­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.