Des­fi­les, protestos e po­lí­cia a pos­tos no 7 de Setembro

MA­NI­FES­TA­ÇÕES A ex­pec­ta­ti­va dos or­ga­ni­za­do­res é que as ma­ni­fes­ta­ções se­jam in­ten­sas. A ma­nu­ten­ção do man­da­to do pre­si­diá­rio Na­tan Do­na­don na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos te­ria si­do o es­to­pim Exér­ci­to no Rio e Dil­ma fo­ra de cam­po

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Ru­bia Pi­men­ta

ru­bia@odi­a­rio.com No sá­ba­do, Dia da In­de­pen­dên­cia do Bra­sil, mi­lha­res de bra­si­lei­ros de­vem to­mar as ru­as do País nu­ma ma­ni­fes­ta­ção que foi ba­ti­za­da “Ope­ra­ção 7 de Setembro”. As ma­ni­fes­ta­ções es­tão sen­do or­ga­ni­za­das pe­las re­des so­ci­ais e pro­me­tem ser a mai­or mo­bi­li­za­ção já re­a­li­za­da des­de o iní­cio da sé­rie de protestos, em ju­nho. O fo­co é úni­co: pro­tes­tar con­tra a cor­rup­ção. Em Ma­rin­gá, a con­cen­tra­ção está mar­ca­da para as 14 ho­ras na Pra­ça Se­te de Setembro, mais co­nhe­ci­da co­mo Pra­ça do Pe­la­dão, e de­ve se­guir em di­re­ção à Ave­ni­da Ti­ra­den­tes e Par­que do In­gá.

A ex­pec­ta­ti­va dos or­ga­ni­za­do­res é que os protestos se­jam in­ten­sos, es­pe­ci­al­men­te em Brasília, Rio de Ja­nei­ro e São Pau­lo. O mo­ti­vo da “ebo­li­ção” se­ria a ati­tu­de da Câ­ma­ra de De­pu­ta­dos de li­vrar da cas­sa­ção o de­pu­ta­do Na­tan Do­na­don (sem par­ti­do – RO), que está pre­so após ser con­de­na­do pe­lo Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) a 13 anos de pri­são por des­vio de di­nhei­ro. “Os de­pu­ta­dos de­ram mo­ti­vo for­te para que as pes­so­as se re­vol­tem e to­mem as ru­as no­va­men­te. Está mais do que cla­ro que eles não es­tão re­pre­sen­tan­do o po­vo, e sim seus pró­pri­os in­te­res­ses”, fa­la um dos or­ga­ni­za­do­res da pas­se­a­ta em Ma­rin­gá, o pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio Car­los Si­ca.

Tam­bém de­vem ser lem­bra­dos os acu­sa­dos no ca­so Men­sa­lão, ain­da em li­ber­da­de, ape­los pe­lo vo­to aber­to no Con­gres­so Na­ci­o­nal, a Re­for­ma Po­lí­ti­ca, en­tre ou­tros. Em Ma­rin­gá a ma­ni­fes­ta­ção está sen­do or­ga­ni­za­das no Fa­ce­bo­ok pe­los mes­mos gru­pos que in­cen­ti­va­ram os protestos de ju­nho: Grupo de Or­ga­ni­za­ção Ma­rin­ga­en­se (GOM), Mo­vi­men­to Pas­se Li­vre Ma­rin­gá, Ma­rin­gá na Lu­ta, O Gi­gan­te Acor­dou Ma­rin­gá, Trans­por­te para To­dos e Mo­vi­men­to Pró­ci­clo­vi­as.

“Mais de du­as mil pes­so­as con­fir­ma­ram pre­sen­ça, mas não po­de­mos pre­ver quan­tas re­al­men­te vi­rão”, fa­la um dos mem­bros do GOM, que não quis se iden­ti­fi­car.

As ma­ni­fes­ta­ções de­vem en­fo­car te­mas na­ci­o­nais, evi­tan­do po­lê­mi­cas lo­cais. “É um pro­ble­ma co­mum em to­do o País. É im­por­tan­te so­mar for­ças para res­sal­tar a im­por­tân­cia da cau­sa”, res­sal­ta Si­ca. O uso de ban­dei­ras po­lí­ti­cas tam­bém se­rá evi­ta­do.

O grupo que se tor­nou sím­bo­lo das ma­ni­fes­ta­ções de ju­lho, o Anony­mous, pla­ne­ja re­a­li­zar nes­te sá­ba­do atos em 140 ci­da­des bra­si­lei­ras, in­cluin­do Ma­rin­gá. Es­ta se­ma­na eles as­su­mi­ram, em sua fan­pa­ge na­ci­o­nal, ata­ques hac­kers a si­tes do go­ver­no co­mo Cor­rei­os, For­ças Aé­re­as e Ban­co do Bra­sil. O grupo de Ma­rin­gá tam­bém anun­cia em sua fan­pa­ge a par­ti­ci­pa­ção no ato des­te sá­ba­do. Em vir­tu­de da con­vo­ca­ção de vá­ri­as ma­ni­fes­ta­ções no pró­xi­mo sá­ba­do, 7. o po­li­ci­a­men­to se­rá re­for­ça­do no Rio de Ja­nei­ro, anun­ci­ou on­tem o co­ro­nel Pau­lo Hen­ri­que de Mo­ra­es, che­fe do Es­ta­do Mai­or Ope­ra­ci­o­nal da Po­lí­cia Mi­li­tar flu­mi­nen­se. Se­gun­do ele, tam­bém par­ti­ci­pa­rão do es­que­ma agen­tes das po­lí­ci­as Ci­vil e Fe­de­ral, além de mi­li­ta­res das For­ças Ar­ma­das.

“Ha­ve­rá uma con­ju­ga­ção de for­ças de vá­ri­as agências po­li­ci­ais, co­mo ocor­re em gran­des even­tos. E o re­for­ço não se­rá ape­nas na ca­pi­tal. Te­mos in­for­ma­ções de protestos sen­do con­vo­ca­dos em ou­tros mu­ni­cí­pi­os do Es­ta­do”, afir­mou o ofi­ci­al, que par­ti­ci­pou da co­le­ti­va da Co­mis­são Es­pe­ci­al de In­ves­ti­ga­ção de Atos de Van­da­lis­mo em Ma­ni­fes­ta­ções Pú­bli­cas (CEIV) que anun­ci­ou a de­ci­são ju­di­ci­al que obri­ga mas­ca­ra­dos em protestos a se iden­ti­fi­ca­rem.

Mo­ra­es dis­se ain­da que a PM vai am­pli­ar a quan­ti­da­de de po­li­ci­ais que atu­am em ma­ni­fes­ta­ções com co­le­tes al­fa­nu­mé­ri­cos, a fim de fa­ci­li­tar a sua iden­ti­fi­ca­ção em ca­so de ex­ces­sos.

Fo­ra do es­tá­dio

É pra­ti­ca­men­te cer­to que a pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff não com­pa­re­ce­rá ao Es­tá­dio Ma­né Gar­rin­cha para as­sis­tir ao amis­to­so da se­le­ção bra­si­lei­ra com a Aus­trá­lia, sá­ba­do, em Brasília. Na noi­te de se­gun­da-fei­ra, quan­do a de­le­ga­ção foi re­cep­ci­o­na­da por Dil­ma no Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da, o pre­si­den­te da CBF, Jo­sé Ma­ria Ma­rin, e um de seus vi­ces, Mar­co Po­lo Del Ne­ro, re­a­fir­ma­ram o con­vi­te para que ela vá ao jo­go. No en­tan­to, no Pa­lá­cio do Pla­nal­to con­si­de­ra-se que as chan­ces de a pre­si­den­te aten­der são pe­que­nas.

Dil­ma pas­sa por um mo­men­to de­li­ca­do em sua po­pu­la­ri­da­de - ape­sar de os ín­di­ces de apro­va­ção te­rem cres­ci­do na úl­ti­ma pes­qui­sa em re­la­ção à an­te­ri­or - , en­fren­ta pro­ble­mas co­mo o in­dí­ci­os de es­pi­o­na­gem de que es­ta­ria sen­do al­vo por par­te do go­ver­no nor­te-ame­ri­ca­no e ain­da não es­que­ceu a so­no­ra vaia que re­ce­beu no mes­mo Es­tá­dio Ma­né Gar­rin­cha em 15 de ju­nho, na aber­tu­ra da Co­pa das Con­fe­de­ra­ções. Ela fi­cou vi­si­vel­men­te des­con­cer­ta­da e abre­vi­ou seu dis­cur­so na­que­le dia, quan­do o Bra­sil ven­ceu o Ja­pão por 3 a 0 - na oca­sião, tam­bém ocor­re­ram protestos fo­ra de cam­po.

Dil­ma, que está na Rús­sia para reu­nião do G-20, vol­ta ao Bra­sil no sá­ba­do e vai par­ti­ci­par das co­me­mo­ra­ções ofi­ci­ais do Dia da In­de­pen­dên­cia em Brasília.

Ra­fa­el Sil­va

Em ju­nho, mi­lha­res de ma­ni­fes­tan­tes saí­ram pe­las ru­as de Ma­rin­gá; or­ga­ni­za­do­res que­rem re­pe­tir fa­ça­nha no fe­ri­a­do de sá­ba­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.