Bi­o­me­tria: fal­tam 85 mil elei­to­res

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti

mgat­ti@odi­a­rio.com Na re­ta fi­nal do re­ca­das­tra­men­to bi­o­mé­tri­co de Ma­rin­gá, 85 mil elei­to­res ain­da são es­pe­ra­dos pe­la Jus­ti­ça Elei­to­ral. Para con­se­guir aten­der a to­dos, os 84 gui­chês ins­ta­la­dos na Ave­ni­da Her­val vão fun­ci­o­nar no fe­ri­a­do do dia 7 e nos ou­tros três sá­ba­dos do mês de setembro. Além dis­so, o tra­ba­lho vai ser ofe­re­ci­do aos elei­to­res no do­min­go dia 28. Para quem pre­fe­rir um aten­di­men­to sem fi­las, o agen­da­men­to de ho­rá­rio vai ser ofe­re­ci­do até o dia 20 de setembro.

Sem con­si­de­rar os cer­ca de 2 mil elei­to­res que fi­ze­ram o re­ca­das­tra­men­to on­tem, a Jus­ti­ça Elei­to­ral con­cluiu até ago­ra a emis­são de 182.704 tí­tu­los elei­to­rais. Só de trans­fe­rên­ci­as de elei­to­res de ou­tros mu­ni­cí­pi­os para Ma­rin­gá fo­ram 12.070 emis­sões. Após 15 anos mo­ran­do em Ma­rin­gá, o apo­sen­ta­do De­va­dir de Li­ma, 61, de­ci­diu re­gu­la­ri­zar a si­tu­a­ção. “Ano pas­sa­do ain­da vo­tei em Man­da­gua­ri, on­de mo­ra­va. Ago­ra pas­so a ser elei­tor em Ma­rin­gá”, diz.

Dentro da me­ta da Jus­ti­ça Elei­to­ral es­ti­pu­la­da para o re­ca­das­tra­men­to em Ma­rin­gá, são ne­ces­sá­ri­as 198 mil re­vi­sões, o equi­va­len­te a 80% dos elei­to­res ap­tos a vo­tar na ci­da­de no ano pas­sa- do. Até ago­ra, se fo­rem con­si­de­ra­das ape­nas as re­vi­sões, o que ex­clui trans­fe­rên­ci­as e no­vos tí­tu­los, fo­ram aten­di­dos 165.533 elei­to­res, o equi­va­len­te a 65% da me­ta. “Acre­di­to que con­se­gui­re­mos atin­gir a nos­sa me­ta cer­ca de dez dias an­tes do pra­zo fi­nal”, ava­lia o ana­lis­ta ju­di­ciá­rio Ju­li­an Ro­dri­gues Nas­ci­men­to.

Além de Ma­rin­gá, o re­ca­das­tra­men­to na re­gião tem de ser fei­to pe­los elei­to­res de Pai­çan­du, Flo­res­ta, Iva­tu­ba e Dou­tor Ca­mar­go.

Em Lon­dri­na, on­de o pe­río­do de re­ca­das­tra­men­to te­ve iní­cio um mês an­tes de Ma­rin­gá e vai ser fi­na­li­za­do nes­ta sex­ta , a pers­pec­ti­va é que a me­ta de 80% das re­vi­sões do elei­to­ra­do se­ja con­cluí­da ape­nas um dia an­tes do fi­nal do pra­zo.

Ren­da

O autô­no­mo Al­fre­do Pe­dri­ni nun­ca aten­deu tan­ta gen­te co­mo nos úl­ti­mos me­ses. Des­de 2002, ele tra­ba­lha em fren­te ao Fó­rum Elei­to­ral com a plas­ti­fi­ca­ção de do­cu­men­tos e a ven­da de sor­ve­tes. “Só não trou­xe os sor­ve­tes por­que a pre­vi­são era de chu­va”, con­ta. A ca­da tí­tu­lo plas­ti­fi­ca­do, Pe­dri­ni fa­tu­ra R$ 2. “O mo­vi­men­to tem si­do bom”, co­me­mo­ra.

Ra­fa­el Sil­va

Al­fre­do Pe­dri­ni plas­ti­fi­ca tí­tu­los e co­me­mo­ra o mo­vi­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.