DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Boa

Se­ria bom. De­sa­fo­ga­ria o HU, que é um hos­pi­tal-es­co­la do cur­so de Me­di­ci­na da UEM, que aca­bou vi­ran­do pron­to­so­cor­ro.

Sem pa­les­tras

Nes­te ano, não ha­ve­rá, na Câ­ma­ra de Ma­rin­gá, a Se­ma­na da In­de­pen­dên­cia, com pa­les­tras a es­tu­dan­tes, co­mo era tra­di­ção.

Car­ti­lha

O pre­si­den­te da Ca­sa Ulis­ses Maia (PP) achou me­lhor fa­zer uma car­ti­lha de vin­te pá­gi­nas, cha­ma­da “Câ­ma­ra na Es­co­la”, a ser dis­tri­buí­da aos es­tu­dan­tes a par­tir da pró­xi­ma ter­ça-fei­ra.

As­sas­si­na­tos

Nes­te ano, já ocor­re­ram 16 ho­mi­cí­di­os em Pai­çan­du. Um nú­me­ro ab­sur­do para uma ci­da­de pe­que­na.

Mo­ti­vos

Di­zem que há uma guer­ra de gan­gues de tra­fi­can­tes, mas há quem acre­di­te que a coi­sa de­grin­go­lou, de­pois que o pre­sí­dio de re­gi­me se­mi­a­ber­to foi ins­ta­la­do ali.

Mi­gra­ção

Ou­tra hi­pó­te­se é a de que os mar­gi­nais de Sarandi mi­gra­ram para Pai­çan­du, por cau­sa da for­te re­pres­são po­li­ci­al em vi­gor na ci­da­de do pre­fei­to Car­los Al­ber­to de Pau­la Jú­ni­or (PDT).

Ca­val­ga­da

Ain­da dentro das co­me­mo­ra­ções do ani­ver­sá­rio de 23 anos, Ân­gu­lo re­a­li­za­rá a Se­gun­da Ca­val­ga­da, no pró­xi­mo dia 18.

Apres­sa­do

Luís Stein­le de Araújo, o Lui­zi­nho Ga­ri (PDT), que de­ve as­su­mir uma ca­dei­ra de ve­re­a­dor por de­ter­mi­na­ção do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral, já co­me­çou a pré-cam­pa­nha para de­pu­ta­do es­ta­du­al.

Pois é

Nem as­su­miu co­mo ve­re­a­dor e já quer vo­ar mais al­to.

Ban­cos

Pra­ti­ca­men­te, ze­rou o nú­me­ro de as­sal­to cha­ma­do “sai­di­nha de ban­co”, de­pois que a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Curitiba apro­vou lei, proi­bin­do o uso de te­le­fo­ne ce­lu­lar no in­te­ri­or das agências.

In­co­mu­ni­cá­vel

Sem te­le­fo­ne, fi­ca im­pos­sí­vel de o ban­di­do, dis­far­ça­do de cli­en­te, avi­sar o com­par­sa, que fi­ca no la­do de fo­ra, so­bre quem sai com mui­to di­nhei­ro no bol­so.

Aqui

Não se en­ten­de por­que tal lei não exis­te em Ma­rin­gá, on­de, mes­mo com os bi­om­bos nos cai­xas, os as­sal­tos con­ti­nu­am acon­te­cen­do.

Li­xo

Ou­tra lei que po­de ser co­pi­a­da (es­sa do Rio de Ja­nei­ro) é mul­ta para as pes­so­as que jo­gam li­xo no chão.

Exem­plo

Mas, pri­mei­ra­men­te, a Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá tem que re­co­lher o li­xo da ci­da­de, cu­ja co­le­ta con­ti­nua ca­pen­ga, por fal­ta de ga­ris.

Efei­to

Por cau­sa da pri­são de ex-as­ses­sor, Eduardo Gai­evsk, a mi­nis­tra Glei­si Hoff­mann te­ria de­ci­di­do não mais vi­si­tar mu­ni­cí­pi­os pa­ra­na­en­ses, co­mo vi­nha fa­zen­do to­do fim de se­ma­na.

Qui­e­ta

Glei­si, que bo­ba não é, quer evi­tar que jor­na­lis­tas pa­ra­na­en­ses a ques­ti­o­nem so­bre a pri­são de Eduardo, acu­sa­do de es­tu­prar 17 cri­an­ças.

Po­ei­ra

Ela vai es­pe­rar a po­ei­ra bai­xar. De­pois, con­ti­nu­a­rá a pré-cam­pa­nha a go­ver­na­do­ra do Pa­ra­ná pe­lo PT.

Mais vi­a­gens

Apro­vei­tan­do que Glei­si fi­ca em Brasília, o go­ver­na­dor Be­to Ri­cha (PSDB), que vi­si­ta to­dos os 399 mu­ni­cí­pi­os pa­ra­na­en­ses, vai in­ten­si­fi­car as vi­a­gens ao in­te­ri­or do Es­ta­do.

Edu­ca­ção

A PUC de Ma­rin­gá está de rei­tor no­vo. San­dro Marques re­tor­na ao cam­pus de Curitiba, para co­or­de­nar um pro­je­to de ges­tão aca­dê­mi­ca, e Jo­sé de Je­sus Pre­vi­del­li as­su­me a di­re­ção da ins­ti­tui­ção na ci­da­de.

Úl­ti­ma

O ex-ve­re­a­dor Adorno Reis, que mu­dou to­tal­men­te de vi­da e ago­ra é do­no de ca­sa de lan­ches, em Ma­rin­gá, de­di­ca boa par­te de seu tem­po em re­co­lher e cui­dar de ani­mais aban­do­na­dos. Tem 72 cães. Bom co­ra­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.