Gri­pe pro­vo­ca mais três mor­tes

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia Es­ta­du­al de No­tí­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.com O no­vo bo­le­tim da gri­pe no Pa­ra­ná, di­vul­ga­do, on­tem, apon­ta re­du­ção na quan­ti­da­de de ca­sos re­gis­tra­dos nas úl­ti­mas se­ma­nas. Ape­sar dis­so, o nú­me­ro de mor­tes ain­da cres­ce. De acor­do com o mo­ni­to­ra­men­to da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Saú­de, mais três mor­tes fo­ram con­fir­ma­das no Es­ta­do, o que fez su­bir para 58 o nú­me­ro to­tal nes­te ano.

O su­pe­rin­ten­den­te de Vi­gi­lân­cia em Saú­de, Se­zi­fre­do Paz, ex­pli­ca que não se po­de su­bes­ti­mar a gri­pe. Se­gun­do ele, um dos fa­to­res co­muns en­tre a mai­o­ria das mor­tes des­te ano é a bus­ca tar­dia por aten­di­men­to mé­di­co. “Ge­ral­men­te, isso só ocor­re quan­do o pa­ci­en­te já está gra­ve, com fal­ta de ar, por exem­plo”, des­ta­ca.

Das 58 mor­tes re­gis­tra­das nes­te ano, 90% es­tão re­la­ci­o­na­das à bus­ca tar­dia ou não re­a­li­za­ção do tra­ta­men­to e 62% di­zem res­pei­to a pes­so­as que ti­nham do­en­ças crô­ni­cas pré-exis­ten­tes. “Tan­to os pro­fis­si­o­nais de Saú­de quan­to os fa­mi­li­a­res de­vem fi­car aten­tos aos do­en­tes crô­ni­cos. O ris­co do qua­dro de gri­pe se agra­var é mui­to mai­or para es­se ti­po de pa­ci­en­te”, aler­ta o su­pe­rin­ten­den­te.

Des­de o iní­cio de ju­lho, a Se­cre­ta­ria da Saú­de cons­ta­ta uma ten­dên­cia de que­da no nú­me­ro de ca­sos re­gis­tra­dos se­ma­na a se­ma­na. Es­se com­por­ta­men­to da do­en­ça é co­mum por cau­sa da sa­zo­na­li­da­de do ví­rus In­flu­en­za, trans­mis­sor da gri­pe.

Atu­al­men­te, cir­cu­lam três sub­ti­pos vi­rais do In­flu­en­za no Es­ta­do: In­flu­en­za A (H3N2), In­flu­en­za A (H1N1) e In­flu­en­za B. Nes­te ano, os dois úl­ti­mos fo­ram os que con­cen­tra­ram a mai­or par­te dos ca­sos. An­tes de 2009, quan­do hou­ve a pan­de­mia da gri­pe, o ví­rus In­flu­en­za A (H3N2) era o que mais cir­cu­la­va.

Ca­sos

De ja­nei­ro até ago­ra, já são 1.416 ca­sos de gri­pe no Pa­ra­ná. A mai­o­ria foi re­gis­tra­da nos mu­ni­cí­pi­os de Curitiba (154), Lon­dri­na (92) e Ma­rin­gá (73), por te­rem as mai­o­res po­pu­la­ções do Es­ta­do.

As no­vas mor­tes ocor­re­ram nas ci­da­des de Ara­pon­gas, Cor­né­lio Pro­có­pio e Ca­tan­du­vas. Um dos pa­ci­en­tes ti­nha tu­ber­cu­lo­se, o que con­tri­buiu para o agra­va­men­to do qua­dro clí­ni­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.