Mais se­te Es­ta­dos se li­vram da febre af­to­sa

O Diario do Norte do Parana - - AGRONEGÓCIO -

O Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pe­cuá­ria e Abas­te­ci­men­to ofi­ci­a­li­za­rá, ao lon­go des­ta se­ma­na, o re­co­nhe­ci­men­to de se­te Es­ta­dos bra­si­lei­ros co­mo zo­nas li­vres de febre af­to­sa, anun­ci­a­do no iní­cio de agos­to. Du­ran­te as­si­na­tu­ra do ter­mo que ates­ta­va a se­gu­ran­ça do nor­te do Pa­rá con­tra a do­en­ça – o cen­tro-sul já es­ta­va cer­ti­fi­ca­do – , o mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra e Pe­cuá­ria, Antônio An­dra­de, in­for­mou que Ala­go­as, Ce­a­rá, Ma­ra­nhão, Pa­raí­ba, Per­nam­bu­co, Pi­auí e Rio Gran­de do Nor­te ga­nha­ri­am o mes­mo sta­tus.

O mi­nis­tro as­si­nou, na se­gun­da-fei­ra, ins­tru­ção nor­ma­ti­va re­co­nhe­cen­do o Ma­ra­nhão co­mo área li­vre de af­to­sa com va­ci­na­ção. On­tem, as­si­na­rá do­cu­men­to idên­ti­co no Ce­a­rá du­ran­te a ma­nhã e no Pi­auí à tar­de. Se­gun­do a as­ses­so­ria de co­mu­ni­ca­ção do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, a pre­vi­são é que até sex­ta-fei­ra a ofi­ci­a­li­za­ção es­te­ja con­cluí­da em to­das as áre­as anun­ci­a­das.

Pre­ven­ção

Após o re­co­nhe­ci­men­to pe­lo Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, o pró­xi­mo pas­so é en­vi­ar plei­to à Or­ga­ni­za­ção Mundial de Saú­de Ani­mal (OIE) so­li­ci­tan­do o aval in­ter­na­ci­o­nal para as no­vas áre­as. A so­li­ci­ta­ção se­rá fei­ta em ou­tu­bro e a ex­pec­ta­ti­va é que o cer­ti­fi­ca­do da OIE se­ja ob­ti­do em maio de 2014. O ob­je­ti­vo do Bra­sil é ob­ter da en­ti­da­de o sta­tus de país li­vre da do­en­ça até 2015. Para isso, é pre­ci­so es­for­ço para imu­ni­zar os re­ba­nhos do Ama­pá, de Ro­rai­ma e de par­te do Ama­zo­nas. As três áre­as ain­da são con­si­de­ra­das de al­to ris­co.

Já são cer­ti­fi­ca­dos co­mo áre­as li­vres da do­en­ça com va­ci­na­ção os se­guin­tes Es­ta­dos: Acre, Bahia, Es­pí­ri­to San­to, Goiás, Ma­to Gros­so, Ma­to Gros­so do Sul, Mi­nas Ge­rais, Pa­ra­ná, Rio de Ja­nei­ro, Rio Gran­de do Sul, Rondô­nia, São Pau­lo, Ser­gi­pe e To­can­tins. As áre­as cer­ti­fi­ca­das in­clu­em ain­da o Dis­tri­to Fe­de­ral e os mu­ni­cí­pi­os de Gu­a­ja­rá e Bo­ca do Acre, no Es­ta­do do Ama­zo­nas, to­dos re­co­nhe­ci­dos co­mo li­vres de af­to­sa com va­ci­na­ção. O Es­ta­do de San­ta Ca­ta­ri­na é a úni­ca uni­da­de da fe­de­ra­ção con­si­de­ra­da li­vre da do­en­ça sem ne­ces­si­da­de de va­ci­na­ção. O Es­ta­do ob­te­ve es­se sta­tus em 2007.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.