As­ses­sor de mi­nis­té­rio é pre­so

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Bruno Boc­chi­ni

A Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) pren­deu, on­tem, um as­ses­sor do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Em­pre­go e se­te mem­bros de uma or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal (ONG) acu­sa­dos de par­ti­ci­par de um es­que­ma de des­vio de di­nhei­ro público. O as­ses­sor foi pre­so em um ho­tel na ca­pi­tal pau­lis­ta. On­tem, ele ha­via se reu­ni­do com os in­te­gran­tes da ONG.

Se­gun­do a PF, fo­ram com­pro­va­das ir­re­gu­la­ri­da­des no re­pas­se de R$ 47,5 mi­lhões para uma ONG de as­sis­tên­cia ao tra­ba­lha- dor, que não te­ve o no­me di­vul­ga­do. A ONG re­ce­bia os re­cur­sos do Mi­nis­té­rio, por meio de um con­vê­nio, para cri­ar cen­tros pú­bli­cos de em­pre­go e qua­li­fi­ca­ção de tra­ba­lha­do­res. No en­tan­to, com o di­nhei­ro re­ce­bi­do, a ONG con­tra­ta­va - por meio de co­ta­ções ir­re­gu­la­res - em­pre­sas de pro­pri­e­da­de do pró­prio res­pon­sá­vel pe­la ONG. As em­pre­sas não exe­cu­ta­vam os ser­vi­ços con­tra­ta­dos.

A Po­lí­cia Fe­de­ral fez bus­ca e apre­en­são em 37 lo­cais; en­tre eles, dois ga­bi­ne­tes do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho, em Brasília. A ope­ra­ção, de­no­mi­na­da Pron­to-Em­pre­go, de­sen­ca­de­a­da em ja­nei­ro, além de cons­ta­tar o des­vio, iden­ti­fi­cou la­va­gem de di­nhei­ro.

“As em­pre­sas se­le­ci­o­na­das ir­re­gu­lar­men­te con­tra­ta­vam, por exem­plo, em­pre­sas de publicidade, que de­vol­vi­am o di­nhei­ro, no mes­mo dia, ao ges­tor da ONG, a tí­tu­lo de pres­ta­ção de ser­vi­ços de con­sul­to­ria”, ex­pli­cou o delegado res­pon­sá­vel pe­la in­ves­ti­ga­ção, Al­ber­to Fer­rei­ra Ne­to. Des­sa for­ma, o di­nhei­ro che­ga­va ao ges­tor da ONG de for­ma lim­pa.

Os pre­sos res­pon­de­rão por qu­a­tro cri­mes: cor­rup­ção, for­ma­ção de qua­dri­lha, la­va­gem de di­nhei­ro e pe­cu­la­to, cu­ja so­ma das pe­nas po­de che­gar a 37 anos. A PF in­for­mou que cer­ca de 150 po­li­ci­ais fe­de­rais e au­di­to­res do Tri­bu­nal de Con­tas da União tra­ba­lha­ram nas in­ves­ti­ga­ções. O Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho foi pro­cu­ra­do e não se ma­ni­fes­tou até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção.

Em no­ta, o Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Em­pre­go anun­ci­ou que to­mou a de­ci­são de exo­ne­rar o ocu­pan­te do car­go em co­mis­são ci­ta­do pe­la in­ves­ti­ga­ção e abriu um Pro­ce­di­men­to Ad­mi­nis­tra­ti­vo Dis­ci­pli­nar, de­ter­mi­nou a sus­pen­são de re­pas­ses de re­cur­sos fi­nan­cei­ros à en­ti­da­de in­ves­ti­ga­da e a aber­tu­ra de au­di­to­ria nos con­vê­ni­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.