Imó­vel da Sasc se­rá de­mo­li­do

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com De­sa­ti­va­do des­de o fim do ano pas­sa­do, o pré­dio on­de fun­ci­o­na­va o Cen­tro de Abor­da­gem e Aten­di­men­to So­ci­al, na Ave­ni­da Pe­dro Ta­ques, se­rá de­mo­li­do. No ter­re­no, se­rá cons­truí­do um imó­vel para abri­gar o Cen­tro de Re­fe­rên­cia Es­pe­ci­a­li­za­do para Pes­so­as em Si­tu­a­ção de Rua (Cen­tro Pop Rua), que hoje aten­de a po­pu­la­ção em uma ca­sa alu­ga­da na Zo­na 9.

O imó­vel da Ave­ni­da Pe­dro Ta­ques, es­qui­na com a Rua Ca­ra­cas, está de­te­ri­o­ra­do. Vi­dros es­tão que­bra­dos, há mui­ta su­jei­ra e o lo­cal se trans­for­mou em de­pó­si­to de en­tu­lhos, co­mo ma­dei­ra e ma­te­ri­al re­ci­clá­vel. A gra­de do imó­vel per­ma­ne­ce aber­ta dia e noi­te e par­te do mu­ro foi qu­e­bra­da.

O al­va­rá de de­mo­li­ção foi ex­pe­di­do pe­la Se­cre­ta­ria dos Ser­vi­ços Pú­bli­cos, mas ain­da não se sa­be quan­do a ca­sa vi­rá abai- xo. “Te­mos ser­vi­ços emer­gen­ci­ais na fren­te”, diz o se­cre­tá­rio da pas­ta, Vag­ner Mus­sio.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio de As­sis­tên­cia So­ci­al, Flá­vio Vi­cen­te, a re­for­ma do imó­vel foi des­car­ta­da. “As ins­ta­la­ções não obe­de­cem as nor­mas téc­ni­cas para o Cen­tro Pop Rua.” Para a obra, fo­ram in­cluí­dos na pro­pos­ta or­ça­men­tá­ria da Pre­fei­tu­ra no ano que vem cer­ca de R$ 500 mil, mas a ideia da se­cre­ta­ria é bus­car os re­cur­sos jun­to ao go­ver­no fe­de­ral.

Mu­dan­ça

O Cen­tro Pop Rua fun­ci­o­na atu­al­men­te na Rua Fer­não Dias, aco­lhe mo­ra­do­res e pes­so­as em si­tu­a­ção de rua e ofe­re­ce ba­nho, ali­men­ta­ção e ofi­ci­nas de ar­te­sa­na­to, ar­te te­ra­pia e ações de for­ta­le­ci­men­to de vín­cu­los com a fa­mí­lia e rein­ser­ção so­ci­al. A uni­da­de tam­bém en­ca­mi­nha a po­pu­la­ção para ou­tros ser­vi­ços, co­mo as co­mu­ni­da­des te­ra­pêu­ti­cas. “Via de re­gra, eles têm pro­ble­mas com dro­gas lí­ci­tas ou não, o que com­pli­ca mui­to a si­tu­a­ção”, con­ta Vi­cen­te. “Co­nhe­ce­mos to­das as pes­so­as que es­tão na rua e sa­be­mos su­as his­tó­ri­as, mas elas têm que que­rer a aju­da.” Equi­pes da se­cre­ta­ria fa­zem abor­da­gens dia e noi­te, mas há tam­bém a pro­cu­ra di­re­ta no Cen­tro Pop Rua.

Dou­glas Mar­çal

Ter­re­no que abri­ga a ca­sa re­ce­be­rá Cen­tro de Re­fe­rên­cia Es­pe­ci­a­li­za­do para Pes­so­as em Si­tu­a­ção de Rua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.