500 tú­mu­los es­tão aban­do­na­dos

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ru­bia Pi­men­ta

ru­bia@odi­a­rio.com A Pre­fei­tu­ra no­ti­fi­cou mais de 130 pes­so­as que têm pa­ren­tes se­pul­ta­dos no Ce­mi­té­rio Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá para re­no­va­rem o ter­mo de con­ces­são, que ven­ce cin­co anos após o óbi­to. A me­di­da é um das so­lu­ções en­con­tra­das pe­lo mu­ni­cí­pio para li­be­rar o sa­tu­ra­do es­pa­ço para no­vos se­pul­ta­men­tos. Es­ti­ma-se que, no to­tal, cer­ca de 500 tú­mu­los es­te­jam aban­do­na­dos.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Ser­vi­ços Pú­bli­cos, Vag­ner Mus­sio, a ação não de­ve re­sul­tar em pes­so­as sur­pre­en­di­das com a re­mo­ção dos res­tos de pa­ren­tes. “São tú­mu­los que es­tão aban­do­na­dos”, diz. Se­gun­do ele, se em um pra­zo de 30 dias não hou­ver ma­ni­fes­ta­ção por par­te dos pa­ren­tes no­ti­fi­ca­dos pe­la ad­mi­nis­tra­ção, os res­tos mor­tais se­rão re­mo­vi­dos para o os­sá­rio in­di­vi­du­al , no pró­prio ce­mi­té­rio.

Con­for­me Mus­sio, ain­da está sen­do re­a­li­za­do um le­van­ta­men­to dos tú­mu­los que po­dem ser con­si­de­ra­dos aban­do­na­dos. Se­gun­do o se­cre­tá­rio, o ma­pe­a­men­to de­ve con­ti­nu­ar até atin­gir to­do o ce­mi­té­rio. “O ter­re­no é do mu­ni­cí­pio, por isso o ter­mo de con­ces­são tem que ser re­no­va­do, sem cus­to adi­ci­o­nal. Se nin­guém re­cla­mar, o es­pa­ço se­rá des­ti­na­do a ou­tra se­pul­tu­ra”.

Além da re­no­va­ção da con­ces­são, pa­ren­tes ou res­pon­sá­veis de­vem re­a­li­zar me­lho­ri­as na se­pul­tu­ra.“Exis­tem nor­mas co­mo a pin­tu­ra do tú­mu­lo e o cal­ça­men­to ao re­dor, além da ma­nu­ten­ção para evi­tar den­gue”, ex­pli­ca Mús­sio.

Aler­ta

O edi­tal com os no­mes dos ocu­pan­tes dos tú­mu­los foi di­vul­ga­do no jor­nal O Diá­rio nos dias 30 e 31 de agos­to, e 1º de Setembro, e no Ór­gão Ofi­ci­al do Mu­ni­cí­pio do dia 30 de agos­to. As con­sul­tas tam­bém po­dem ser fei­tas no si­te da Pre­fei­tu­ra, dentro do link do Ce­mi­té­rio Mu­ni­ci­pal. Bas­ta di­gi­tar o no­me do fa­le­ci­do para ve­ri­fi­car se há pen­dên­cia.

João Cláudio Fragoso - Arquivo/dnp

Se­pul­tu­ras em es­ta­do de aban­do­no te­rão con­ces­são cas­sa­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.