16ª Ex­po­flor reú­ne mais de 200 es­pé­ci­es

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com De hoje até o pró­xi­mo dia 15, das no­ve às 21 ho­ras, no Cen­tro de Con­vi­vên­cia Co­mu­ni­tá­rio - Pra­ça Re­na­to Ce­lidô­nio, no Cen­tro de Ma­rin­gá, acon­te­ce a 16ª Ex­po­flor. Mais de 30 mil pes­so­as da ci­da­de e da re­gião são es­pe­ra­das, du­ran­te os dez dias do even­to. A ex­pec­ta­ti­va é ge­rar ne­go­ci­a­ções na or­dem de R$ 500 mil, um va­lor su­pe­ri­or ao re­gis­tra­do no ano pas­sa­do, que gi­rou em tor­no de R$ 300 mil. Mais de 200 es­pé­ci­es es­tão ex­pos­tas.

A Fei­ra, pro­mo­vi­da pe­lo Li­ons Clu­be Ma­rin­gá Ci­da­de Can­ção, tem a par­ti­ci­pa­ção da As­so­ci­a­ção Ma­rin­ga­en­se dos Au­tis­tas (Ama), da Fun­da­ção Ísis Bru­der e do Al­ber­gue San­ta Luí­za de Ma­ril­lac. Por dia, cer­ca de 50 vo­lun­tá­ri­os aten­de­rão ao público. O pre­si­den­te do Li­ons Ci­da­de Can­ção, João Will­ri­ch, res­sal­ta que a ar­re­ca­da­ção, além de be­ne­fi­ci­ar as en­ti­da­des par­ti­ci­pan­tes, se­rá usa­da para re­a­ti­var o Pro­je­to Ca­ta­ra­tas, que ten­ta di­mi­nuir a fi­la de pes­so­as que têm ca­ta­ra­ta e pre­ci­sam de uma ci­rur­gia of­tal­mo­ló­gi­ca. “Te­mos um equi­pa­men­to para ci­rur­gia de ca­ta­ra­ta que está no Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio (HU) e é pou­co uti­li­za­do”, des­ta­ca.

Além ar­re­ca­dar re­cur­sos para um se­tor da Saú­de, a Ex­po­flor ofe­re­ce uma di­ver­si­da­de de es­pé­ci­es para co­le­ci­o­na­do­res ou para aque­les que pre­ten­dem re­no­var o jar­dim de ca­sa. Além de flo­res, há plan­tas fru­tí­fe­ras.

A pre­si­den­te da co­mis­são da Ex­po­flor, Serafina Car­ri­lho, res­sal­ta a im­por­tân­cia da fei­ra tan­to na ques­tão de apre­sen­tar es­pé­ci­es in­te­res­san­tes aos ma­rin­ga­en­ses quan­to na ques­tão so­ci­al ao ar­re­ca­dar re­cur­sos para en­ti­da­des be­ne­fi­cen­tes. “Além de flo­res, há mu­das de plan­tas que ser­vem de tem­pe­ros. É uma fei­ra di­ver­si­fi­ca­da que aten­de a um gran­de público”, res­sal­ta.

Para Te­re­zi­nha Nai­verth Se­zi­ni, ges­to­ra da Fun­da­ção Ísis Bru­der, a ar­re­ca­da­ção de re­cur­sos é im­por­tan­te. “Com es­sa ação, o Li­ons Ci­da­de Can­ção be­ne­fi­cia três ins­ti­tui­ções que pre­ci­sam man­ter aten­di­men­tos im­por­tan­tes à po­pu­la­ção”, re­for­ça.

Joel Car­do­so, pri­mei­ro vi­ce­pre­si­den­te do clu­be de ser­vi­ço, acres­cen­ta que a Ex­po­flor é um even­to im­por­tan­te. Lu­ci­a­na Ko­se­ki, da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al do Al­ber­gue San­ta Luí­za, afir­ma que a ação é es­sen­ci­al para as en­ti­da­des as­sis­ten­ci­ais. “São ins­ti­tui­ções que be­ne­fi­ci­am um nú­me­ro ex­pres­si­vo de pes­so­as”, ob­ser­va.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.