STF re­duz pe­na de um con­de­na­do

Cor­te de­ci­de di­mi­nuir a pu­ni­ção de Breno Fis­ch­berg, que in­ter­me­di­ou o re­pas­se de di­nhei­ro do es­que­ma; re­cur­sos de três réus são re­jei­ta­dos pe­los mi­nis­tros do Su­pre­mo Tri­bu­nal

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@ O Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) en­cer­rou a ses­são de on­tem do jul­ga­men­to do men­sa­lão com um pe­di­do do mi­nis­tro Luiz Fux para que a aná­li­se fos­se pa­ra­da até que se­jam ana­li­sa­dos mais pro­fun­da­men­te os re­cur­sos que pe­dem a re­vi­são das pe­nas de vá­ri­os réus con­de­na­dos. O jul­ga­men­to se­rá re­to­ma­do hoje.

Nes­ta fa­se do jul­ga­men­to, os mi­nis­tros vo­tam os cha­ma­dos em­bar­gos de de­cla­ra­ção, re­cur- sos que ser­vem para es­cla­re­cer con­tra­di­ções e obs­cu­ri­da­des da de­ci­são to­ma­da pe­la Cor­te. Até ago­ra, os juí­zes ha­vi­am re­cu­sa­dos to­dos os re­cur­sos que pe­di­am re­du­ção da pe­na dos réus.

On­tem, no en­tan­to, o Tri­bu­nal de­ci­diu re­du­zir a pu­ni­ção de Breno Fis­ch­berg, da Bô­nus Ban­val, uma cor­re­to­ra que in­ter­me­di­ou re­pas­ses do men­sa­lão. Isso acon­te­ceu por­que a mai­o­ria dos mi­nis­tros con­si­de­rou que ele não po­de­ria re­ce­ber uma pe­na mai­or do que seu só­cio, Eni­val­do Qua­dra­do, acu­sa­do de cri­mes se­me­lhan­tes. As­sim, o réu te­ve a pe­na di­mi­nuí­da de cin­co anos e dez me­ses para três anos e seis me­ses de pri­são.

Em se­gui­da, o mi­nis­tro Te­o­ri Za­vasc­ki afir­mou que a de­ci­são po­de abrir pos­si­bi­li­da­de de re­vi­são de vá­ri­as das de­ci­sões to­ma­das pe­lo Tri­bu­nal.

Os juí­zes che­ga­ram a ten­tar con­ti­nu­ar a ses­são ana­li­san­do o ca­so do ex-as­ses­sor do PP João Cláudio Ge­nu, que ha­via si­do in­ter­rom­pi­do na se­ma­na pas­sa­da. Co­mo o re­cur­so tam­bém pe­dia que pe­na do réu fos­se di­mi­nuí­da, os ma­gis­tra­dos en­cer­ra­ram o jul­ga­men­to para ana­li­sar me­lhor a ques­tão.

Re­jei­ções

Na ses­são, o STF re­jei­tou, par­ci­al­men­te, o re­cur­so apre­sen­ta­do pe­lo de­pu­ta­do João Pau­lo Cu­nha (PT-SP) e man­te­ve a con­de­na­ção de­le em no­ve anos e qu­a­tro me­ses de pri­são. Além dis­so, os mi­nis­tros con­fir­ma­ram que, no pro- ces­so do men­sa­lão, ca­be ao Tri­bu­nal de­cre­tar a cas­sa­ção do man­da­to par­la­men­tar, fi­can­do a Câ­ma­ra so­men­te res­pon­sá­vel por de­cla­rar a per­da.

O Su­pre­mo re­jei­tou ain­da o re­cur­so apre­sen­ta­do pe­lo ex-de­pu­ta­do Pe­dro Cor­rêa (PP-PE) e man­te­ve a con­de­na­ção em se­te anos e dois me­ses de pri­são. De acor­do com Jo­a­quim Bar­bo­sa, ao lon­go do jul­ga­men­to fi­cou pro­va­do que Cor­rêa pra­ti­cou os cri­mes de la­va­gem de di­nhei­ro e cor­rup­ção e pas­si­va, ten­do si­do con­de­na­do a qu­a­tro anos e oi­to me­ses pe­lo pri­mei­ro de­li­to e dois anos e seis me­ses pe­lo se­gun­do.

O STF tam­bém ne­gou, por una­ni­mi­da­de, to­dos os re­cur­sos do ex-di­re­tor do Ban­co do Bra­sil Hen­ri­que Piz­zo­la­to. Ele foi con- de­na­do a 12 anos e se­te me­ses de pri­são por la­va­gem de di­nhei­ro, cor­rup­ção pas­si­va e pe­cu­la­to. Piz­zo­la­to é acu­sa­do de re­ce­ber pro­pi­na para au­to­ri­zar o re­pas­se de re­cur­sos de fun­dos con­tro­la­dos pe­lo BB que aca­ba­ram fi­nan­ci­an­do o es­que­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.