Mu­si­cal lo­cal es­treia ama­nhã

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ari­a­diny Ri­nal­di

ari­a­diny@odi­a­rio.com O Cen­tro Ar­tís­ti­co Be­las Ar­tes, de Ma­rin­gá, apre­sen­ta o es­pe­tá­cu­lo “De Co­ra­ção”, um dos pri­mei­ros mu­si­cais pro­du­zi­do e atu­a­do por ma­rin­ga­en­ses, nes­ta sex­ta e sá­ba­do, no Te­a­tro Ca­lil Had­dad, às 20h30.

Na pe­ça, de 1h45m de du­ra­ção, três ma­ni­fes­ta­ções da ar­te são per­so­ni­fi­ca­das: Mú­si­ca (Mor­ga­na Cas­si­a­no), dan­ça (Ma­ria Lí­via Ros­si) e a pin­tu­ra (Flá­vio Ma- ga­lhães). A tra­ma se de­sen­vol­ve a par­tir da ex­tre­ma vai­da­de da Mú­si­ca, que, por se con­si­de­rar me­lhor do que as ou­tras, cria um cli­ma de com­pe­ti­ção. Es­sa dis­pu­ta é in­ter­me­di­a­da por um quar­to per­so­na­gem, o Co­ra­ção (Íca­ro Ri­bei­ro). “O ob­je­ti­vo do es­pe­tá­cu­lo é pas­sar a men­sa­gem de res­pei­to e in­te­ra­ção com o pró­xi­mo, tan­to nas ar­tes co­mo na vi­da”, ex­pli­ca a di­re­to­ra Vir­gi­na Ros­si.

Es­sa his­tó­ria é o que une e res­ga­ta as pe­ças apre­sen­ta­das pe­lo Cen­tro Ar­tís­ti­co Be­las Ar­tes que ti­ve­ram mai­or re­per­cus­são nos úl­ti­mo dez anos da es­co­la sob a di­re­ção de Vir­gi­na Ros­si. Por exem­plo, o es­pe­tá­cu­lo “Ma­rin­gá 60 anos”, em par­ce­ria com a pre­fei­tu­ra; “Miss Itá­lia”, em par­ce­ria com o Mi­nis­té­rio do Tu­ris­mo; e o recital “Te­ma de Fil­mes”.Por isso, o mu­si­cal tem na tri­lha so­no­ra des­de mú­si­ca eru­di­ta a “Ra­ga­tan­ga” do Rou­ge, Po­cahon­tas a El­vis Pres­ley, “Aba­po­ru”, da Tar­si­la do Ama­ral ,a “Mo­na­li­sa”, de Da Vin­ci.

“De Co­ra­ção” se­rá can­ta­do ao vi­vo e tem dez can­ções, que fo­ram es­cri­tas es­pe­ci­al­men­te para a pe­ça. Ao to­do, mais de 100 pes­so­as es­tão en­vol­vi­das com a pro­du­ção, en­tre alu­nos, ex-alu­nos, alu­nos de ou­tras es­co­las –a exem­plo da Aca­de­mia Már­cia An­ge­li – e co­mu­ni­da­de.

“Os mu­si­cais têm uma di­nâ­mi­ca mui­to di­fí­cil de tra­ba­lhar. Usei to­da a mi­nha ex­pe­ri­ên­cia com es­pe­tá­cu­los de ba­lé, mu­si­ca e te­a­tro para cons­truí-lo. Es­ta­mos en­sai­an­do exaus­ti­va­men­te há mais de um no e meio e es­pe­ro que o público gos­te do re­sul­ta­do”, diz Vir­gi­nia.

O Cen­tro Ar­tís­ti­co Be­las Ar­tes, foi fun­da­do em 1996 pe­la pianista Eli­za­beth Car­ni­a­to e, atu­al­men­te, ofe­re­ce cur­sos de pi­a­no eru­di­to e po­pu­lar, te­cla­do, bateria, per­cus­são, flau­ta do­ce e trans­ver­sal, vi­o­li­no, vi­o­lão clás­si­co e po­pu­lar, gui­tar­ra, con­tra­bai­xo, sa­xo­fo­ne, vi­o­la, ca­va­co e acor­de­om, além de cur­sos de pin­tu­ra, de­se­nho ar­tís­ti­co e te­a­tro.

Di­vul­ga­ção

Elen­co de “De Co­ra­ção”, que tem di­re­ção de Vir­gi­na Ros­si: “men­sa­gem de res­pei­to e in­te­ra­ção com o pró­xi­mo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.