Au­men­to de cri­mes pro­vo­ca reu­nião de emer­gên­cia

GO­VER­NO On­da de vi­o­lên­cia em Ma­rin­gá e re­gião fez o go­ver­na­dor Be­to Ri­cha con­vo­car en­con­tro ur­gen­te en­tre as au­to­ri­da­des po­li­ci­ais. Nú­me­ro de ho­mi­cí­di­os ba­te re­cor­de na ci­da­de

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Fá­bio Lin­jar­di

lin­jar­di@odi­a­rio.com A es­ca­la­da da cri­mi­na­li­da­de em Ma­rin­gá e re­gião, apon­ta­da pe­lo Ma­pa do Cri­me de O Diá­rio e es­ta­tís­ti­cas do go­ver­no es­ta­du­al, le­va­ram à con­vo­ca­ção de uma reu­nião de emer­gên­cia na cú­pu­la da po­lí­cia. As es­tra­té­gi­as não fo­ram re­ve­la­das, mas o avan­ço da vi­o­lên­cia sur­pre­en­deu o go­ver­na­dor Be­to Ri­cha (PSDB), que cha­mou a si­tu­a­ção de “atí­pi­ca”.

“Ti­ve­mos ago­ra, aqui na re­gião de Ma­rin­gá, ad­mi­to, uma si­tu­a­ção atí­pi­ca, on­de foi apon­ta­do no úl­ti­mo le­van­ta­men­to ín­di­ces ele­va­dos de cri­mi­na­li­da­de. A nos­sa Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça já se reu­niu com os re­pre­sen­tan­tes aqui da re­gião, de­le­ga­do, co­man­dan­te da po­lí­cia e os de­mais ofi­ci­ais, pa­ra tra­çar um pla­ne­ja­men­to de ação pa­ra com­ba­ter a cri­mi­na­li­da­de nos ar­re­do­res de Ma­rin­gá”, dis­se o go­ver­na­dor, na tar­de de on­tem, dur an­te vi­si­ta às obras da PR323, em Pai­çan­du.

A pri­mei­ra reu­nião foi re­a­li­za­da na tar­de de on­tem, ape­nas en­tre os de­le­ga­dos da 17ª Área In­te­gra­da de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (Aisp) - que com­pre­en­de Ma­rin­gá e ou­tros 23 mu­ni­cí­pi­os - - na se­de da 9ª Sub­di­vi­são Po­li­ci­al. Ou­tras reu­niões de­vem ser re­a­li­za­da, en­vol­ven­do tam­bém a Po­lí­cia Mi­li­tar.

Da­dos do go­ver­no es­ta­du­al, di­vul­ga­dos na se­ma­na pas­sa­da, mos­tra­ram que os ca­sos de fe­ri­dos por ar­mas de fo­go em Ma­rin­gá cres­ce­ram 32% en­tre ja­nei­ro e agos­to, em com­pa­ra­ção com igual pe­río­do do ano pas­sa­do -- pas­sou de 59 pa­ra 78 ca­sos. Já em Cu­ri­ti­ba, Lon­dri­na , Cas­ca­vel, Foz do Igua­çu e São Jo­sé dos Pi­nhais hou­ve re­du­ção de fe­ri­dos por dis­pa­ros.

Nú­me­ros pu­bli­ca­dos pe­lo Ma­pa do Cri­me de O Diá­rio, di­vul­ga­dos na edi­ção de on­tem, trou­xe­ram da­dos mais alar­man­tes: foi ba­ti­do re­cor­de de ho­mi­cí­di­os nos oi­to pri­mei­ros me­ses des­te ano na ci­da­de. Fo­ram 47 as­sas­si­na­tos no pe­río­do, mais da me­ta­de, 25, en­vol­vi­do o trá­fi­co ou o con­su­mo de dro­gas.

Ou­tros cri­mes que ti­ve­ram al­ta em Ma­rin­gá, se­gun­do o Ma­pa da Vi­o­lên­cia, são fur­tos em re­si­dên­ci­as , rou­bos a re­si­dên­cia, ar­rom­ba­men­tos em veí­cu­los, fur­tos e e rou­bos de veí­cu­los, além de ho­mi­cí­di­os.

Saú­de

Ri­cha tam­bém anun­ci­ou a par­ce­ria do go­ver­no es­ta­du­al pa­ra a re­a­ber­tu­ra do Hos­pi­tal São Jo­sé, de Pai­çan­du, in­ter­di­ta­do em ju­nho -- mas ain­da sem da­ta pa­ra a re­a­ber­tu­ra.

“Nós es­ta­mos anun­ci­an­do um con­vê­nio pa­ra apoi­ar o hos­pi­tal, que é mu­ni­ci­pal, em Pai­çan­du, pa­ra ten­tar ga­ran­tir um aten­di­men­to me­lhor, de mais qua­li­da­de. Em prin­cí­pio, já de ca­ra, o re­pas­se é de R$ 200 mil.”

So­bre a am­pli­a­ção do Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio da UEM, o go- ver­na­dor dis­se, sem en­trar em de­ta­lhes, que as obras de am­pli­a­ção se­guem com re­cur­sos ga­ran­ti­dos.

Vi­si­tas

O go­ver­na­dor veio à re­gião pa­ra vi­si­tar en­tre on­tem e ho­je obras, li­be­rar re­cur­sos e se­guir no cum­pri­men­to da me­ta de vi­si­tar os 399 mu­ni­cí­pi­os do Es- ta­do du­ran­te os 4 anos de man­da­to. On­tem, por exem­plo, a pri­mei­ra ci­da­de vi­si­ta­da na re­gião foi Flo­raí, que se­gun­do au­to­ri­da­des lo­cais não re­ce­bia há 14 anos a vi­si­ta de um go­ver­na­dor. Na sequên­cia, Ri­cha pas­sou por Iva­tu­ba, Pai­çan­du e As­tor­ga. Pa­ra ho­je, a agen­da pre­vê vi­si­tas a Flo­res­ta, às 10h, Itam­bé, às11h, e Ma­ri­al­va, 15h30.

Ra­fa­el Sil­va

Be­to Ri­cha es­te­ve on­tem na re­gião de Ma­rin­gá, pa­ra as­si­nar con­vê­ni­os de obras nas áre­as de saú­de, edu­ca­ção, ha­bi­ta­ção e agri­cul­tu­ra. Vi­si­tas con­ti­nu­am ho­je

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.