Contratos dos pe­dá­gi­os em si­te

O Diario do Norte do Parana - - ZOOM - Da Re­da­ção

re­da­cao@odi­a­rio.com O go­ver­no do Pa­ra­ná reu­niu em um mes­mo lo­cal in­for­ma­ções so­bre os con­tra­ta­rá aces­sar as có­pi­as dos do­cu­men­tos dos seis lo­tes de con­ces­são do Anel de In­te­gra­ção.

O di­re­tor-ge­ral do De­par­ta­men­to de Es­tra­das de Ro­da­gem (DER-PR), Nel­son Le­al Ju­ni­or, dis­se que a me­di­da foi to­ma­da di­an­te dos pe­di­dos da po­pu­la­ção. “Ago­ra, os contratos es­tão agru­pa­dos, fa­ci­li­tan­do o aces­so de qual­quer ci­da­dão, mos­tran­do trans­pa­rên­cia e res­pei­to das con­ces­sões”, dis­se Le­al Ju­ni­or.

Os do­cu­men­tos, que po­dem ser bai­xa­dos em ar­qui­vos PDF, têm to­dos os da­dos re­fe­ren­tes ao con­tra­to das con­ces­sões. Além dos contratos, há tam­bém o adi­ti­vo fir­ma­do em 2002, que pos­ter­ga­ram ou re­ti­ra­ram obras do con­tra­to ori­gi­nal. O DER vai co­lo­car ain­da nes­te mês, os ter­mos de ajus­tes ad­mi­nis­tra­ti­vos es­ta­be­le­ci­do após 2002. Es­tes ter­mos tam­bém al­te­ra­ram o pro­je­to ori­gi­nal, da mes­ma for­ma que o adi­ti­vo de 2002.

O con­tra­to de pe­dá­gio, fir­ma­do em 1997, co­me­çou a co­bran­ça em 1998. No mes­mo ano, hou­ve re­du­ção uni­la­te­ral pe­lo go­ver­no do Es­ta­do, cu­ja de­ci­são foi der­ru­ba­da na Jus­ti­ça em 2000. Em 2002, foi fir­ma­do um ter­mo adi­ti­vo, re­ti­ran­do obras, que so­mam mais de 487 quilô­me­tros de du­pli­ca­ções, mar­gi­nais e ter­cei­ras fai­xas. De 2003 a 2008, acon­te­ce­ram al­guns ajus­tes ad­mi­nis­tra­ti­vos, que re­ti­ra­ram no­vas obras, co­mo as du­pli­ca­ções en­tre Foz do Igua­çu e Cas­ca­vel e de Gu­a­ra­pu­a­va e Pal­mei­ra, além das ter­cei­ras fai­xas en­tre Gu­a­ra­pu­a­va e Pon­ta Gros­sa.

Por cau­sa des­sas mu­dan­ças há qua­se 200 ações pen­den­tes na Jus­ti­ça ques­ti­o­nan­do as al- te­ra­ções de pe­dá­gi­os. En­tre as ações, há pe­di­dos de re­pa­ra­ções fi­nan­cei­ras pe­los atra­sos em apli­car a re­po­si­ção in­fla­ci­o­ná­ria anu­al pre­vis­ta em con­tra­to, no pe­río­do de 2003 a 2010.

CPI

O DER en­ca­mi­nhou on­tem, aos in­te­gran­tes da CPI do Pe­dá­gio, da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, seis cai­xas e 16 pas­tas com mais de 6 mil do­cu­men­tos com as in­for­ma­ções so­bre a con­ces­são ro­do­viá­ria do Es­ta­do. Tam­bém fo­ram en­tre­gues dois DVDs, cons­tan­do tam­bém as me­di­ções e ta­be­las que ori­gi­na­ram os contratos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.