Ve­re­a­do­res au­men­tam pe­di­dos de in­for­ma­ções

Qu­an­ti­da­de de re­que­ri­men­tos do Le­gis­la­ti­vo apro­va­da nes­te ano é qua­se o tri­plo da re­gis­tra­da no ano pas­sa­do in­tei­ro e 18% su­pe­ri­or a 2009

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Mu­ri­lo Gat­ti 370

mgat­ti@odi­a­rio.com Pa­ra co­brar, pres­tar con­tas com a po­pu­la­ção ou sub­si­di­ar a ela­bo­ra­ção de pro­je­tos, o re­que­ri­men­to tem si­do ca­da vez mais uti­li­za­do pe­los ve­re­a­do­res da atu­al le­gis­la­tu­ra de Ma­rin­gá. Até on­tem, o nú­me­ro de so­li­ci­ta­ções apre­sen­ta­das pa­ra vo­ta­ção em ple­ná­rio já so­ma­va qua­se o tri­plo do to­tal de re­que­ri­men­tos fei­tos no ano pas­sa­do in­tei­ro e re­pre­sen­ta­va um cres­ci­men­to de 18% em re­la­ção a 2009, pri­mei­ro ano da le­gis­la­tu­ra pas­sa­da.

“Nes­te man­da­to, os ve­re­a­do­res têm de­mons­tra­do mais dis­po­si­ção em fa­zer a fis­ca­li­za­ção. In­clu­si­ve, nes­te ano ain­da não ti­ve­mos ne­nhum re­que­ri­men­to re­jei­ta­do em ple­ná­rio”, con­si­de­ra o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ulis­ses Maia (PP). Ele tam­bém res­sal­ta que to­dos os pe­di­dos de in­for­ma­ção fei­tos ao mu­ni­cí­pio tem si­do res­pon­di­dos den­tro do pra­zo le­gal - de 15 di­as, pror­ro­gá­veis por igual pe­río­do. “An­tes, era co­mum que um ou ou­tro re­que­ri­men­to fi­cas­se sem res­pos­ta, mas cri­a­mos um se­tor ex­clu­si­vo pa­ra fa­zer a co­bran­ça”, diz.

Ou­tra no­vi­da­de da atu­al le­gis­la­tu­ra é que as res­pos­tas do mu- ni­cí­pio pas­sa­ram a ser di­vul­ga­das no por­tal da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal na in­ter­net, o que pos­si­bi­li­ta a qual­quer ci­da­dão o aces­so às in­for­ma­ções so­li­ci­ta­das pe­los ve­re­a­do­res à pre­fei­tu­ra.

Foi por meio de uma res­pos­ta a um re­que­ri­men­to, as­si­na­do por to­dos os ve­re­a­do­res, que se tor­nou pú­bli­ca a in­for­ma­ção que a Com­pa­nhia Me­lho­ra­men­tos Nor­te do Pa­ra­ná (CMNP) re­ce­beu o be­ne­fí­cio da isen­ção de apro­xi­ma­da­men­te R$ 3,4 mi­lhões no IPTU, nos úl­ti­mos 10 anos, por exem­plo.

“Pa­ra fa­zer um bom tra­ba­lho, na­da me­lhor do que es­tar fun­da­men­ta­do e a fun­da­men­ta­ção po­de vir de uma res­pos­ta ofi­ci­al a um re­que­ri­men­to”, ava­lia Car­los Ma­riuc­ci (PT), que so­zi­nho já pro­to­co­lou 88 re­que­ri­men­tos. O ve­re­a­dor afir­ma que usa as res­pos­tas pa­ra pres­tar con­tas aos elei­to­res so­bre o tra­ba­lho no Le­gis­la­ti­vo e, além dis­so, bus­ca sub­sí­di­os pa­ra ana­li­sar pro­pos­tas de lei. “Se vo­cê tem uma ideia e dis­cu­te com um gru­po uma lei, mas não tem sub­sí­di­os, o re­que­ri­men­to vem a com­ple­tar a ne­ces­si­da­de.”

Ape­sar de ser a úl­ti­ma ve­re­a­do­ra a as­su­mir uma ca­dei­ra na atu­al le­gis­la­tu­ra, pois ga­nhou a va­ga quan­do Flá­vio Vi­cen­te (PSDB) foi em­pos­sa­do no car­go de se­cre­tá­rio de As­sis­tên­cia So­ci­al, Carmen Ino­cen­te (PP) tem si­do uma das prin­ci­pais au­to­ras de re­que­ri­men­tos. Ela afir­ma que uti­li­za a fer­ra­men­ta pa­ra ga­ran­tir in­for­ma­ções pa­ra a ela­bo­ra­ção e jus­ti­fi­ca­ti­va de pro­je­tos de lei. “A gen­te tem que cons­truir ca­da pro­je­to com in­for­ma­ções. Se tem a ideia, pro­to­co­la o re­que­ri­men­to com a in­ten­ção e ve­ri­fi­ca se é ne­ces­sá­rio. É o ca­so des­ta pro­pos­ta que fiz pa­ra mul­tar quem jo­ga li­xo na rua”, afir­ma.

Além de fer­ra­men­ta de fis­ca­li­za­ção e ob­ten­ção de in­for­ma­ções, o re­que­ri­men­to é usa­do pa­ra pa­ra­be­ni­zar en­ti­da­des ou mu­ní­ci­pes. “Even­tu­al­men­te usa­mos o re­que­ri­men­to em ho­me­na­gens, co­mo ocor­reu na co­me­mo­ra­ção dos 50 anos da Apae”, re­la­ta Maia.

Tam­bém são mui­to co­muns re­que­ri­men­tos em bus­ca de in­for­ma­ções so­bre a cons­tru­ção de um cam­po de fu­te­bol, de uma cre­che ou es­co­la em de­ter­mi­na- do bair­ro. Quan­do ques­ti­o­na­mos por­que não fei­to o as­fal­to em de­ter­mi­na­do bair­ro, por exem­plo, é pa­ra dar re­tor­no à co­mu­ni­da­de”, diz Carmen.

Mar­qui­nhos Oli­vei­ra/cmm

Nes­te ano, ne­nhum re­que­ri­men­to foi re­jei­ta­do em vo­ta­ção na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.