Sa­ran­di me­lho­ra es­tru­tu­ra de se­gu­ran­ça

Mais po­li­ci­ais, au­men­to da fro­ta de vi­a­tu­ras e no­va estratégia de tra­ba­lho dos or­ga­nis­mos de se­gu­ran­ça apre­sen­tam resultado e cri­mi­na­li­da­de tem que­da sen­sí­vel

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com O au­men­to do efe­ti­vo e da es­tru­tu­ra po­li­ci­al em Sa­ran­di já apre­sen­ta os pri­mei­ros re­sul­ta­dos com a que­da nas ocor­rên­ci­as po­li­ci­ais. De ja­nei­ro até on­tem, a ci­da­de re­gis­trou 21 ho­mi­cí­di­os, me­nos da me­ta­de dos 44 ca­sos re­gis­tra­dos no mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do e dos 43, em 2011. E, há um mês, não ocor­re um as­sas­si­na­to na ci­da­de.

Du­ran­te aná­li­se dos nú­me­ros da cri­mi­na­li­da­de, o co­man­dan­te da 4ª Com­pa­nhia da Po­lí­cia Mi­li­tar (PM), ca­pi­tão Gil­son Ma­cha­do Di­as, o de­le­ga­do Re­gi­nal­do Ca­e­ta­no, da Po­lí­cia Ci­vil (PC), o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Se­gu­ran- ça e Trân­si­to, Apa­re­ci­do Antô­nio, o Ci­do Po­lí­cia, e o pre­fei­to Car­los Al­ber­to de Pau­la Jú­ni­or (PDT), ava­li­a­ram que o au­men­to do efe­ti­vo foi de­ci­si­vo, mas de­ve ser le­va­da em con­si­de­ra­ção tam­bém a no­va estratégia de tra­ba­lho dos or­ga­nis­mos de se­gu­ran­ça.

“Com me­lhor es­tru­tu­ra e mais po­li­ci­ais, a PM tem uma pre­sen­ça mai­or na ci­da­de, con- se­gue aten­der a um cha­ma­do em ape­nas al­guns mi­nu­tos, por­que pas­sou a con­tar com di­vi­sões, que an­tes não exis­ti­am, co­mo a Ron­da Tá­ti­co Mo­to­ri­za­da (Ro­tam) e a Ron­da Os­ten­si­va com Apoio de Mo­to­ci­cle­tas (Ro­cam), além de um gru­po que re­a­li­za in­ves­ti­ga­ções”, des­ta­ca Di­as.

Ou­tro fa­tor que o ofi­ci­al con­si­de­ra im­por­tan­te é a par­ti­ci­pa­ção da Guar­da Mu­ni­ci­pal (GM) co­mo apoio à PM. Além de aju­dar no aten­di­men­to a ocor­rên­ci­as, a GM, nos úl­ti­mos di­as, pren­deu as­sal­tan­te de uma lo­té­ri­ca no Shop­ping Xa­ruá, tra­fi­can­tes de dro­gas, e pes­so­as sus­pei­tas de ten­ta­ti­va de es­tu­pro, re­cu­pe­rou veí­cu­los rou­ba­dos e tem par­ti­ci­pa­ção no com­ba­te ao trá­fi­co de en­tor­pe­cen­tes.

“Tu­do is­to acon­te­ce, por­que, a par­tir dos ele­va­dos ín­di­ces de vi­o­lên­cia que a ci­da­de apre­sen­ta­va, com cres­ci­men­to ano a ano, o go­ver­no do Es­ta­do e o co­man­do do 4º Ba­ta­lhão pas­sa­ram a olhar nos­sa si­tu­a­ção de for­ma di­fe­ren­ci­a­da”, res­sal­ta o pre­fei­to De Pau­la. “Os re­sul­ta­dos des­ta aten­ção já po­dem ser vis­tos pe­los nú­me­ros”, acres­cen­ta.

De acor­do com ele, os nú­me­ros ain­da po­dem ser con­si­de­ra­dos al­tos, por­que a 4ª Com­pa­nhia só do­brou o efe­ti­vo e tri­pli­cou a fro­ta de veí­cu­los, em maio. “Es­ta­mos com es­ta no­va es­tru­tu­ra há ape­nas três me­ses. De lá pa­ra cá, a cri­mi­na­li­da­de caiu e muitos ban­di­dos pre­fe­ri­ram mi­grar pa­ra ou­tras cidades. Há um mês, não te­mos ho­mi­cí­di­os, o que é de se pen­sar em uma ci­da­de que che­gou a ter se­te mor­tes vi­o­len­tas em ape­nas um mês”, de­cla­ra.

Tam­bém foi con­si­de­ra­do co­mo fa­to im­por­tan­te, na que­da da cri­mi­na­li­da­de, o tra­ba­lho da Po­lí­cia Ci­vil nas in­ves­ti­ga­ções que re­ti­ra­ram muitos mar­gi­nais de cir­cu­la­ção nos úl­ti­mos me­ses. Se­gun­do o de­le­ga­do Re­gi­nal­do Ca­e­ta­no, dos 21 ho­mi­cí­di­os ocor­ri­dos na ci­da­de, nes­te ano, 17 já

fo­ram elu­ci­da­dos.

Mo­ni­to­ra­men­to

“O tra­ba­lho que tem da­do resultado pre­ci­sa con­ti­nu­ar, por­que ain­da não che­gou ao ide­al”, ava­lia o ca­pi­tão Di­as. As ron­das os­ten­si­vas se­rão in­ten­si­fi­ca­das e ain­da, nes­te mês, a ci­da­de con­ta­rá com mais um ali­a­do no se­tor de se­gu­ran­ça: 24 câ­me­ras de se­gu­ran­ça se­rão ins­ta­la­das em pon­tos es­tra­té­gi­cos da área ur­ba­na.

O ser­vi­ço de mo­ni­to­ra­men­to inau­gu­ra as pri­mei­ras câ­me­ras no pró­xi­mo dia 19, na aber­tu­ra da 12ª Ex­po­ran­di, na Pra­ça dos Pi­o­nei­ros.

João Cláu­dio Fra­go­so

Co­man­dan­te Di­as e o pre­fei­to De Pau­la res­sal­tam que, há um mês, não é re­gis­tra­do ho­mi­cí­dio na ci­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.