Co­me­ça Ope­ra­ção In­de­pen­dên­cia

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com A Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al (PRE) ini­cia, ho­je, a Ope­ra­ção In­de­pen­dên­cia nas es­tra­das do Pa­ra­ná. A par­tir das oi­to ho­ras e até as oi­to ho­ras da pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra, ra­da­res de ve­lo­ci­da­de, etilô­me­tros e po­li­ci­ais per­ma­ne­ce­rão em pon­tos es­tra­té­gi­cos das ro­do­vi­as. Na re­gião de Ma­rin­gá, o tre­cho que mais pre­o­cu­pa as au­to­ri­da­des de trân­si­to fi­ca en­tre Ma­rin­gá e Pai­çan­du, na PR-323.

“Por ser pis­ta sim­ples e ter um flu­xo in­ten­so de veí­cu­los, es­se é o tre­cho mais sus­ce­tí­vel a acidentes”, avi­sa o sar­gen­to da PRE, Cláu­dio Ro­ber­to Ra­fa­el­li. De acor­do com ele, o mo­vi­men­to nas es­tra­das de­ve au­men­tar a par­tir de ho­je. A Po­lí­cia Ro­do­viá­ria es­ta­rá aten­ta a qual­quer trans­gres­são, mas, es­pe­ci­al­men­te, ao des­res­pei­to às leis de trân­si­to, con­di­ções do mo­to­ris­ta, con­di­ções do veí­cu­lo e ve­lo­ci­da­de.

O ofi­ci­al re­co­men­da que os mo­to­ris­tas di­ri­jam com aten­ção e sem pres­sa. “An­tes de vi­a­jar, ve­ri­fi­que o veí­cu­lo: freio, fa­róis, pneus, pa­lhe­tas, en­tre ou­tros itens de se­gu­ran­ça. Evi­te o ex­ces­so de pas­sa­gei­ros, pois is­so tam­bém é pas­sí­vel de mul­ta. Se pu­der, saia um pou­co mais ce­do de ca­sa”, ori­en­ta. A Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Es­ta­du­al fis­ca­li­za 3,05 mil quilô­me­tros de ro­do­vi­as que vão des­de a di­vi­sa com São Pau­lo até Umu­a­ra­ma e Cam­po Mou­rão, per­ten­cen­tes à re­gião no­ro­es­te do Es­ta­do.

Já a Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral (PRF) é res­pon­sá­vel pe­las BRs 376, 369 e 153. No nor­te do Pa­ra­ná, são 700 quilô­me­tros de ro­do­vi­as a re- ce­be­rem fis­ca­li­za­ção es­pe­ci­al, a par­tir de ho­je.

Na ava­li­a­ção do ins­pe­tor Pe­dro Fa­ria, o fe­ri­a­do de Se­te de Se­tem­bro não vai pro­vo­car gran­de im­pac­to no mo­vi­men­to das ro­do­vi­as pe­lo fa­to de ser um sá­ba­do. “Há im­pac­tos, quan­do o fe­ri­a­do ocor­re na sex­ta ou se­gun­da­fei­ra. Mas, in­de­pen­den­te­men­te dis­so, a PRF es­ta­rá aten­ta, com equi­pa­men­tos e fis­ca­li­za­ção nas es­tra­das”, avi­sa.

Ele res­sal­ta que a fis­ca­li­za­ção se­rá ri­go­ro­sa pa­ra ga­ran­tir a se­gu­ran­ça nas es­tra­das fe­de­rais. Fa­ria des­ta­ca que as prin­ci­pais trans­gres­sões são em­bri­a­guez ao vo­lan­te, ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de e ul­tra­pas­sa­gem proi­bi­da. “É pre­ci­so pru­dên­cia dos mo­to­ris­tas, se­guir as leis de trân­si­to e evi­tar si­tu­a­ções de ris­co”, aler­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.