Pro­du­to­res ini­ci­am tra­to de ca­fé atin­gi­do por ge­a­da

Se­cre­ta­ria da Agri­cul­tu­ra e co­o­pe­ra­ti­vas agrí­co­las cal­cu­lam que me­nos me­ta­de dos pés de ca­fé se­rá ar­ran­ca­da e que 70% vão mi­grar pa­ra ou­tras cul­tu­ras

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@ Ca­fei­cul­to­res de Man­da­gua­ri, Jan­daia do Sul, Ivai­po­rã, Ara­pon­gas e Apu­ca­ra­na ini­ci­a­ram nes­ta se­ma­na, a po­da, ran­quio e es­que­le­ta­men­to dos ca­fe­zais afe­ta­dos pe­las ge­a­das do fi­nal de ju­lho. A pre­vi­são da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Agri­cul­tu­ra e do Abas­te­ci­men­to (Se­ab) e co­o­pe­ra­ti­vas agrí­co­las é que pe­lo me­nos me­ta­de dos pés de ca­fé do nor­te e no­ro­es­te pa­ra­na­en­se se­rá ar­ran­ca­da ou de­ce­pa­da e que 70% dos pro­du­to­res não vão fa­zer o plan­tio.

“Vi­si­ta­mos to­das as pro­pri­e­da­des da área da co­o­pe­ra­ti­va e sou­be­mos que cer­ca de 30% dos atu­ais pro­du­to­res de ca­fé não fa­rão re­plan­tio, pre­fe­rin­do ir pa­ra ou­tra ati­vi­da­de”, dis­se o en­ge­nhei­ro agrô­no­mo Ro­ber­val Simões Ro­dri­gues, do De­par­ta­men­to Téc­ni­co (De­tec) da Co­o­pe- ra­ti­va Agro­pe­cuá­ria e Co­mer­ci­al de Man­da­gua­ri (Co­ca­ri).

Se­gun­do ele, “so­men­te os ca­fei­cul­to­res tra­di­ci­o­nais, aque­les que nas­ce­ram nos ca­fe­zais e nun­ca ti­ve­ram ou­tra ati­vi­da­de, fa­rão o re­plan­tio co­mo seus pais e eles pró­pri­os já fi­ze­ram em ou­tras oca­siões”.

A de­sis­tên­cia da ca­fei­cul­tu­ra é mais for­te em mu­ni­cí­pi­os co­mo Ivai­po­rã e Lu­nar­del­li, on­de a to­po­gra­fia fa­vo­re­ce a me­ca­ni­za­ção e os pro­pri­e­tá­ri­os de ter­ras po­dem mi­grar pa­ra cul­tu­ras ro­ta­ti­vas, so­bre­tu­do so­ja, mi­lho e tri­go.

Em Man­da­gua­ri, mai­or pro­du­tor de ca­fé da re­gião de Ma­rin­gá e tam­bém um dos mais atin­gi­dos pe­las ge­a­das des­te ano, os pro­du­to­res es­tão fa­zen­do o ran­quio por con­ta pró­pria, por meio de alu­guel de má­qui­nas e con­tra­ta­ção de mão de obra, mas al­guns pro­du­to­res con­tam com o apoio da pre­fei­tu­ra, que es­tá ce­den­do má­qui­nas da Se­cre­ta­ria de Obras. Se­gun­do o se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Agri­cul­tu­ra, Geraldo Sin­ce­ro, a pre­fei­tu­ra po­de­rá dar uma aju­da mai­or nos pró­xi­mos di­as, de­pois que con­tra­tar uma em­pre­sa de má­qui­nas. A em­pre­sa que fa­rá o ser­vi­ço se­rá co­nhe­ci­da ho­je, na aber­tu­ra dos en­ve­lo­pes da li­ci­ta­ção.

2014

A fa­mí­lia Ros­se­to, que plan­ta ca­fé em Man­da­gua­ri há 70 anos e que até 1 mês atrás con­ta­va com um plan­tel de 300 mil pés de cin­co va­ri­e­da­des, co­me­çou nes­ta se­ma­na a ar­ran­car cer­ca de 45 mil pés mortos pe­la ge­a­da ne­gra que atin­giu a re­gião na úl­ti­ma se­ma­na de ju­lho e es­tá cons­ci­en­te que não de­ve­rá co­lher se­quer uma sa­ca na pró­xi­ma co­lhei­ta.

Além de ar­ran­car 45 mil pés, cer­ca de 30 mil es­tão sen­do de­ce­pa­dos, um ti­po de po­da qua­se ren­te ao so­lo. O res­to da la­vou­ra se­rá es­que­le­ta­do. “Com a re- ce­pa, a plan­ta rei­ni­cia sua vi­da, é co­mo se fos­se uma mu­da, só que apro­vei­tan­do a raiz an­ti­ga”, dis­se Mar­cos Ros­se­to, da ter­cei­ra ge­ra­ção de ca­fei­cul­to­res da fa­mí- lia. Se­gun­do ele, ou­tra di­fe­ren­ça é que é um pro­ces­so mais ba­ra­to do que o re­plan­tio, es­pe­ci­al­men­te por­que não pre­ci­sa com­prar no­vas mu­das.

Ri­car­do Lo­pes

Mo­tos­se­ra cor­ta pés de ca­fé na pro­pri­e­da­de da fa­mí­lia Ros­se­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.