Ma­ni­fes­tan­te que usar más­ca­ra se­rá de­ti­do

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Ru­bens Va­len­te

O go­ver­no do Dis­tri­to Fe­de­ral anun­ci­ou, on­tem, que vai de­ter ma­ni­fes­tan­tes que usem más­ca­ras du­ran­te os pro­tes­tos que es­tão sen­do con­vo­ca­dos pe­las re­des so­ci­ais pa­ra o fe­ri­a­do de ama­nhã, Dia da In­de­pen­dên­cia. A de­ten­ção va­le­rá até que o ma­ni­fes­tan­te re­ti­re a más­ca­ra e se iden­ti­fi­que.

Os pro­tes­tos es­tão sen­do con­vo­ca­dos pe­lo gru­po de ati­vis­mo hac­ker Anony­mous em 149 cidades, in­cluin­do as prin­ci­pais ca­pi­tais do país. A pá­gi­na do even­to, que os ma­ni­fes­tan­tes cha­mam de “mai­or pro­tes­to da his­tó­ria do Bra­sil” e “Ope­ra­ção Se­te de Se- tem­bro”, ha­via dis­tri­buí­do até o fim da tar­de de on­tem 5,1 mi­lhões de con­vi­tes em to­do o País, com 398 mil con­fir­ma­ções. Es­ses nú­me­ros, po­rém, não re­pre­sen­tam pre­sen­ça efe­ti­va.

Em Bra­sí­lia, há pro­tes­tos sen­do con­vo­ca­dos pa­ra co­me­çar às no­ve ho­ras na Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os, du­ran­te o des­fi­le que se­rá as­sis­ti­do pe­la pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff. Ou­tras ma­ni­fes­ta­ções são con­vo­ca­das pa­ra ocor­rer ao lon­go do dia, tan­to na Es­pla­na­da quan­to na en­tra­da do es­tá­dio Ma­né Gar­rin­cha, on­de a se­le­ção bra­si­lei­ra en­fren­ta­rá a Aus­trá­lia às 16h15.

A se­cre­ta­ria de se­gu­ran­ça pú­bli­ca do DF es­ti­ma que en­tre 80 mil e 100 mil pes­so­as cir­cu­la­rão por Bra­sí­lia em um raio de cin­co quilô­me­tros en­tre o des­fi­le, o jo­go de fu­te­bol e ou­tros dois even­tos pa­ra­le­los, um con­gres­so in­ter­na­ci­o­nal de Me­di­ci­na, no cen­tro de con­ven­ções, e um fes­ti­val de mú­si­ca, noMu­seuNa­ci­o­nal.

4.000 po­li­ci­ais

Pa­ra acom­pa­nhar a pro­gra­ma­ção, o go­ver­no vai mo­bi­li­zar 4.000 po­li­ci­ais mi­li­ta­res, 320 bom­bei­ros, 150 po­li­ci­ais ci­vis e 110 agen­tes do De­tran. Na con­ta não en­tra o efe­ti­vo que as For­ças Ar­ma­das em­pre­ga­rão na se­gu­ran­ça do des­fi­le. Per­to do es­tá­dio, um to­tal de 1,3 mil PMs vão mon­tar três bar­rei­ras, uma a cin­co quilô­me­tros da are­na, ou­tra a 2,5 quilô­me­tros e a ter­cei­ra, for­ma­da pe­lo Ba­ta­lhão de Cho­que, a 1,2 quilô­me­tros.

O go­ver­no tam­bém anun­ci­ou que vai co­lo­car em prá­ti­ca, no es­tá­dio, uma lei as­si­na­da pe­lo go­ver­na­dor Ag­ne­lo Qu­ei­roz (PT-DF) e pu­bli­ca­da no “Diá­rio Ofi­ci­al” no úl­ti­mo dia 21, se­gun­do a qual fi­ca proi­bi­do o uso de ca­ne­tas a la­ser.

Ed Fer­rei­ra/es­ta­dão Con­teú­do

Po­li­ci­al ar­ras­ta ma­ni­fes­tan­te, com más­ca­ra, que pro­tes­ta­va em fren­te ao Con­gres­so Na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.