Rei­no Uni­do tem pro­vas de uso de gás

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Le­an­dro Co­lon

O pri­mei­ro mi­nis­tro bri­tâ­ni­co, Da­vid Ca­me­ron, anun­ci­ou, on­tem, que o Rei­no Uni­do tem pro­vas do uso do gás sa­rin em ata­ques na Sí­ria no dia 21 do mês pas­sa­do. Se­gun­do Ca­me­ron, ci­en­tis­tas de Por­ton Down, cen­tro de la­bo­ra­tó­rio bri­tâ­ni­co, iden­ti­fi­ca­ram o com­po­nen­te quí­mi­co em rou­pas de ví­ti­mas e tam­bém em amos­tras do so­lo dos ar­re­do­res de Da­mas­co.

O anún­cio foi fei­to pe­lo pre­miê, na Rús­sia, on­de par­ti­ci­pa do en­con­tro do G20, e ga­nhou re­per­cus­são na mí­dia e no meio po­lí­ti­co do Rei­no Uni­do. É a pri­mei­ra vez que Ca­me­ron anun­cia, ofi­ci­al­men­te, que o go­ver­no bri­tâ­ni­co tem evi­dên­ci­as téc­ni­cas do uso de ar­mas quí­mi­cas na Sí­ria pe­lo re­gi­me de Bashar al-As­sad. Até ago­ra, ele apre­sen­ta­va ape­nas sus­pei­tas le­van­ta­das pe­lo de­par­ta­men­to de in­te­li­gên­cia do go­ver­no.

“Nós es­tá­va­mos con­fi­an­tes e con­ti­nu­a­mos con­fi­an­tes que As­sad foi o res­pon­sá­vel não só por es­te ata­que quí­mi­co, quan­do vi­mos na te­le­vi­são cri­an­ças sen­do atin­gi­das pe­lo gás, mas tam­bém sa­be­mos que hou­ve ao me­nos mais 14 ata­ques com ar­mas quí­mi­cas”, dis­se.

O pre­miê foi der­ro­ta­do, na se­ma­na pas­sa­da, quan­do ten­tou vo­tar no par­la­men­to bri­tâ­ni­co uma mo­ção que abria ca­mi­nho pa­ra uma ação mi­li­tar na Sí­ria. Ele tem di­to que não pre­ten­de pro­por uma se­gun­da vo­ta­ção, mas so­fre pres­são do par­ti­do, o Par­ti­do Con­ser­va­dor, pa­ra ne­go­ci­ar com a opo­si­ção tra­ba­lhis­ta uma saí­da pa­ra que os bri­tâ­ni­cos pos­sam agir jun­to com os Es­ta­dos Uni­dos e a Fran­ça na Sí­ria.

Além do go­ver­no do Rei­no Uni­do, os ame­ri­ca­nos e os fran­ce­ses di­vul­ga­ram re­cen­te­men­te re­la­tó­ri­os em que acu­sam o re­gi­me de Bashar al-As­sad de usar ar­mas quí­mi­cas pa­ra ma­tar ci­vis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.