Pré­dio mais al­to e em tem­po re­cor­de

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO -

Não bas­ta só con­quis­tar o tí­tu­lo de pré­dio mais al­to do mun­do. O Sky City One, edi­fí­cio que co­me­çou a ser cons­truí­do no dia 20 de ju­lho na ci­da­de de Changsha, no cen­tro-sul da Chi­na, po­de ser con­cluí­do em tem­po re­cor­de. A pre­vi­são é de que os 220 an­da­res do ar­ra­nha-céu se­jam er­gui­dos até abril de 2014.

Se­rão no­ve me­ses de in­ten­sos tra­ba­lhos até a con­clu­são da edi­fi­ca­ção que te­rá 838 me­tros de al­tu­ra - 10 me­tros a mais que o Burj Kha­li­fa, em Du­bai, nos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, que de­tém o atu­al re­cor­de. Para isso, o con­sór­cio, que con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de chi­ne­ses e in­gle­ses, vai usar blo­cos pré-fa­bri­ca­dos.

O Sky City One de­ve ser mes­mo uma ‘ci­da­de no céu’. Po­de­rá abri­gar mais de 30 mil pes­so­as. Além do se­tor ha­bi­ta­ci­o­nal, o pré­dio con­ta­rá com es­co­las, hos­pi­tais, es­cri­tó­ri­os e shop­ping cen­ters.

Quan­do pron­to, a cons­tru­ção se­rá à pro­va de ter­re­mo­tos e pro­me­te ser a vi­tri­ne de so­lu­ções tec­no­ló­gi­cas e sus­ten­tá­veis. O cus­to es­ti­ma­do da obra é de US$ 628 mi­lhões. O ran­king da en­ge­nha­ria bra­si­lei­ra que apon­ta as 500 mai­o­res cons­tru­to­ras do País, pu­bli­ca­do pe­la re­vis­ta O Em­prei­tei­ro no mês de ju­lho, des­ta­ca a A.Yoshii Ma­rin­gá na pri­mei­ra co­lo­ca­ção no que­si­to va­ri­a­ção de re­cei­ta bru­ta na com­pa­ra­ção de per­cen­tu­ais de 2011 e 2012. A va­ri­a­ção de um ano para ou­tro foi de 456%. O se­gun­do co­lo­ca­do pos­sui uma va­ri­a­ção 90% me­nor. No ran­king ge­ral que con­si­de­ra a re­cei­ta bru­ta de 2012, a A.Yoshii Ma­rin­gá está em 119ª co­lo­ca­ção. Ao ana­li­sar ape­nas a re­gião Sul, a empresa apa­re­ce na 24ª po­si­ção. Para o ge­ren­te ge­ral da A.Yoshii Ma­rin­gá, Luiz Ro­gé­rio Ven­tu­ri­ni, os nú­me­ros re­pre­sen­tam a con­so­li­da­ção da empresa em Ma­rin­gá e são re­fle­xo de uma lei­tu­ra cor­re­ta de mer­ca­do, que per­mi­te aten­der as ne­ces­si­da­des dos cli­en­tes. Para es­te ano, a cons­tru­to­ra pla­ne­ja lan­çar mais um em­pre­en­di­men­to, o oi­ta­vo, na ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.