Grupo de­fen­de car­ros a di­e­sel

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Ka­ri­na Craveiro Da Agên­cia Es­ta­do

Curitiba - Apre­sen­ta­da na se­ma­na pas­sa­da, a Apro­ve Di­e­sel, en­ti­da­de for­ma­da por sis­te­mis­tas co­mo Bos­ch, Delphi, Ho­neywell e BorgWar­ner, quer der­ru­bar o ve­to do uso do di­e­sel em au­to­mó­veis ven­di­dos no Bra­sil. A res­tri­ção sur­giu há 37 anos sob o ar­gu­men­to de que o com­bus­tí­vel era al­ta­men­te po­lui­dor e a im­por­ta­ção de gran­des vo­lu­mes tra­ri­am de­se­qui­lí­brio da ba­lan­ça co­mer­ci­al.

A ideia da as­so­ci­a­ção é mos­trar que o ce­ná­rio da ma­triz ener­gé­ti­ca na­ci­o­nal mu­dou. E que hou­ve evo­lu­ção con­si­de­rá­vel no que diz res­pei­to às emis­sões de po­lu­en­tes. “É ta­re­fa de gi­gan­tes, mas não que­re­mos tra­zer um ‘aba­ca­xi’. A vol­ta do di­e­sel para car­ros pe­que­nos é uma ação de in­te­res­se ge­ral”, diz o di­re­tor da as­so­ci­a­ção Lu­so Ven­tu­ra.

Se­gun­do da­dos da en­ti­da­de, mo­de­los a di­e­sel são 30% mais econô­mi­cos e 25% me­nos po- lu­en­tes que equi­va­len­tes mo­vi­dos a ga­so­li­na. Tam­bém ofe­re­cem 50% a mais de tor­que.

De acor­do com uma fon­te do Mi­nis­té­rio de Mi­nas e Ener­gia, a par­te téc­ni­ca e am­bi­en­tal não são em­pe­ci­lhos. A po­lí­ti­ca atu­al e a car­ga tri­bu­tá­ria, sim.

O Im­pos­to so­bre Cir­cu­la­ção de Mer­ca­do­ri­as e Ser­vi­ços (ICMS) do di­e­sel é de 12% - para a ga­so­li­na, va­ria de 25 a 31%. “Se o go­ver­no per­mi­tir o uso do di­e­sel em au­to­mó­veis, o País vai pa­rar de con­su­mir ga­so­li­na e eta­nol. Não con­si­go ver jus­ti­fi­ca­ti­va que per­mi­ta a vol­ta des­ses car­ros”, afir­ma.

A Apro­ve quer con­ven­cer o go­ver­no so­bre os be­ne­fí­ci­os do mo­tor de ci­clo Di­e­sel, que po­de ro­dar com di­e­sel, bi­o­di­e­sel, di­e­sel de ca­na, GNV e até eta­nol. Para isso, pre­ci­sa do apoio do con­su­mi­dor.

Em par­ce­ria com a Bos­ch, a en­ti­da­de trou­xe, da Ar­gen­ti­na, um Che­vro­let Cru­ze, um Peu- ge­ot 408 e um VW Jet­ta a di­e­sel.

A ideia é que os veí­cu­los se­jam ex­pos­tos em fei­ras pe­lo País du­ran­te o ano. A re­por­ta­gem ava­li­ou os car­ros em du­as vol­tas na pis­ta de tes­tes.

Os mo­to­res tra­ba­lham de ma­nei­ra si­len­ci­o­sa e têm ro­dar su­a­ve. Nas ace­le­ra­das, ne­nhum dos três se­dãs de­cep­ci­o­na. (Vi­a­gem fei­ta a con­vi­te da Apro­ve Di­e­sel)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.