Cur­sos gra­tui­tos abrem opor­tu­ni­da­des para jo­vens

O Diario do Norte do Parana - - CLASSIDIÁRIO - Ta­li­ta Ama­ral ta­li­ta@odi­a­rio.com

A es­tu­dan­te Re­be­ca Eloí­sa Mo­rei­ra, de 17 anos, viu no cur­so de Téc­ni­co em Me­ca­trô­ni­ca a opor­tu­ni­da­de de co­nhe­cer mais a pro­fis­são que quer se­guir. Ela tam­bém já vis­lum­bra a pos­si­bi­li­da­de de co­me­çar a tra­ba­lhar na área, se não pas­sar no ves­ti­bu­lar, as­sim que ter­mi­nar o En­si­no Mé­dio. “Que­ro cur­sar a fa­cul­da­de de En­ge­nha­ria Ae­ro­es­pa­ci­al e por isso de­ci­di me ins­cre­ver nes­se cur­so”.

Ela está no se­gun­do ano do En­si­no Mé­dio e des­de ju­nho par­ti­ci­pa do pri­mei­ro mó­du­lo do cur­so de Téc­ni­co em Me­ca­trô­ni­ca. “Com a ca­pa­ci­ta­ção pos­so tra­ba­lhar em qual­quer fá­bri­ca, na área de mon­ta­gem e ma­nu­ten­ção. Te­nho mui­to in­te­res­se tam­bém na dis­ci­pli­na de Ro­bó­ti­ca, que te­re­mos no fi­nal do cur­so”.

Es­sa ca­pa­ci­ta­ção, que é re­a­li­za­da no Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Apren­di­za­gem In­dus­tri­al (Se­nai CTM) de Ma­rin­gá, faz par­te do Pro­gra­ma Na­ci­o­nal de Aces­so ao En­si­no Téc­ni­co e Em­pre­go (Pro­na­tec), do go­ver­no fe­de­ral, que tem en­tre os ob­je­ti­vos o de ex­pan­dir, in­te­ri­o­ri­zar e de­mo­cra­ti­zar a ofer­ta de cur­sos de edu­ca­ção pro­fis­si­o­nal téc­ni­ca de ní­vel mé­dio e de cur­sos de for­ma­ção ini­ci­al e con­ti­nu­a­da ou qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal pre­sen­ci­al e a dis­tân­cia. “O pro­gra­ma pa­ga va­le-trans­por­te, ma­te­ri­al e uni­for­me. Não gas­to com na­da. Es­tu­do aqui de ma­nhã e na es­co­la no pe­río­do da tar­de”.

O Se­nai CTM é uma das uni­da­des que ofe­re­cem cur­sos do Pro­na­tec em Ma­rin­gá, as­sim co­mo o Cen­tro So­ci­al Ur­ba­no, o Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Apren­di­za­gem Co­mer­ci­al (Se­nac), a Es­co­la Lau­ra Re­bou­ças e a Se­cre­ta­ria da Mu­lher.

As va­gas ofe­re­ci­das pe­lo Se­nai são di­re­ci­o­na­das, pri­mei­ra­men­te, para pes­so­as ins­cri­tas no ca­das­tro úni­co e que são en­ca­mi­nha­das pe­los Cen­tros de Re­fe­rên­cia da As­sis­tên­cia So­ci­al (CRAS). Se não pre­en­chi­das, as va­gas são aber­tas para o público em ge­ral. As ins­cri­ções tam­bém po­dem ser fei­tas pe­lo si­te do Pro­na­tec (http://pro­na­tec.mec.gov.br).

“A pre­fei­tu­ra ge­ren­cia o pro­gra­ma na ci­da­de e, na me­di­da em que o Se­nai e ou­tros par­cei­ros abrem mais va­gas, nós as dis­po­ni­bi­li­za­mos para to­da a re­de mu­ni­ci­pal. En­ca­mi­nha­mos as fa­mí­li­as em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al para se­rem rein­se­ri­das na so­ci­e­da­de. Bas­ta ter o ca­das­tro úni­co”, ex­pli­ca Ma­ria Cris­ti­na, que co­or­de­na o Pro­na­tec, por meio da Se­cre­ta­ria de As­sis­tên­cia So­ci- al (Sasc). A boa no­tí­cia é que há vá­ri­os cur­sos com ins­cri­ções aber­tas. Só o Se­nai CTM tem 300 va­gas.

De acor­do com o ins­tru­tor e co­or­de­na­dor do Pro­na­tec no Se­nai CTM, Ro­nal­do Ben­to de Oli­vei­ra, os cur­sos têm ti­do bas­tan­te pro­cu­ra, prin­ci­pal­men­te por mo­ra­do­res de ci­da­des vi­zi­nhas. “Atu­al­men­te te­mos 300 va­gas aber­tas e os in­te­res­sa­dos po­dem aces­sar o si­te do pro­gra­ma ou pro­cu­rar o Se­nai”. Os cur­sos têm du­ra­ção de 160, 200 e 300 ho­ras e ca­da tur­ma de­ve ter 16 alu­nos.

Já no Se­nac Ma­rin­gá, há va­gas para os cur­sos de Guia de Tu­ris­mo, Téc­ni­co em In­for­má­ti­ca para In­ter­net, Téc­ni­co em En­fer­ma­gem e Piz­zai­o­lo.

De acor­do com o téc­ni­co de Re­la­ções com o Mer­ca­do do Se­nac, An­dré Martins da Sil­va, as ins­cri­ções de­vem ser fei­tas até o dia 19 de ou­tu­bro no si­te do Pro­na­tec. “É bom lem­brar que de­pois de efe­tu­ar a ins­cri­ção no si­te, a ma­trí­cu­la de­ve ser fei­ta dois dias de­pois”, fri­sa o téc­ni­co. Nes­te ca­so, para par­ti­ci­par dos cur­sos os alu­nos de­vem ter con­cluí­do o En­si­no Mé­dio.

e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.