Imó­vel pas­sa por vis­to­ria para abri­gar in­va­so­res

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Car­la Gu­e­des

car­la@odi­a­rio.com A an­ti­ga Es­co­la Ru­ral Delfim Mo­rei­ra em Ma­rin­gá, para on­de de­vem ser le­va­das as fa­mí­li­as que in­va­di­ram as 18 ca­sas no Con­jun­to Mo­ra­di­as Ate­nas 2, pas­sou on­tem por uma vis­to­ria. A pe­di­do do juiz da 1ª Va­ra da Fa­zen­da Pú­bli­ca, uma ofi­ci­al de jus­ti­ça che­cou as ins­ta­la­ções elé­tri­cas e hi­dráu­li­cas do pré­dio.

O imó­vel foi re­cém-re­for­ma­do pe­la Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, que re­fez o sis­te­ma elé­tri­co e hi­dráu­li­co, ins­ta­lou por­tas e fe­cha­du­ras, re­for­mou o te­lha­do e os ba­nhei­ros. A obra foi de­ter­mi­na­da pe­la Jus­ti­ça. “A es­co­la está pron­ta para ser ha­bi­ta­da”, diz o se­cre­tá­rio de Ser­vi­ços Pú­bli­cos, Vag­ner Mus­sio, que acom­pa­nhou a vis­to­ria. “Es­ta­mos aguar­dan­do o juiz mar­car a da­ta da mu­dan­ça”, afir­ma o pro­cu­ra­dor ju­rí­di­co do mu­ni­cí­pio, Luiz Car­los Man­za­to. “Apa­ren­te­men­te, não há ob­je­ção (para a re­a­lo­ca­ção das fa­mí­li­as na es­co­la).”

O ad­vo­ga­do Pau­lo Ro­ber­to de Sou­za, co­or­de­na­dor do Nú­cleo de Prá­ti­ca Ju­rí­di­ca da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM), que pres­ta as­sis­tên­cia ju­rí­di­ca às 19 fa­mí­li­as in­va- so­ras, con­tes­ta, di­zen­do que o pré­dio não é ade­qua­do. “O pro­ble­ma de alo­já-las em lo­cal que ser­viu de es­co­la é ter fa­mí­li­as par­ti­lhan­do o mes­mo es­pa­ço e cri­an­ças con­vi­ven­do com adul­tos de ou­tras fa­mí­li­as”, ex­pli­ca. A es­co­la, na Es­ta­da Ru­ral Ro­mei­ra, con­ta com oi­to sa­las de au­la, re­fei­tó­rio e co­zi­nha.

O ad­vo­ga­do afir­ma tam­bém que o mu­ni­cí­pio ain­da não in­for­mou co­mo se­rá fei­to o trans­por­te dos tra­ba­lha­do­res e nem dos 34 es­tu­dan­tes. “O lo­cal está a 6 quilô­me­tros do as­fal­to (da ro­do­via BR-376) e não é aten­di­do pe­lo trans­por­te público.” Se­gun­do Man­za­to, a re­gião é ro­ta diá­ria dos ôni­bus do trans­por­te es­co­lar.

A in­va­são dos imó­veis do Con­jun­to Mo­ra­di­as Ate­nas 2, cons­truí­dos com re­cur­sos do Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC) com­ple­tou 1 ano mês pas­sa­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.