Ri­bei­ri­nhos pe­dem mais se­gu­ran­ça

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Luiz de Car­va­lho

car­va­lho@odi­a­rio.com De­le­ga­dos da Po­lí­cia Ci­vil e o co­man­do do Oi­ta­vo Ba­ta­lhão da Po­lí­cia Mi­li­tar (PM) se reu­ni­ram sex­ta-fei­ra, em Por­to Ri­co (a 173 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), com pre­fei­tos dos mu­ni­cí­pi­os ri­bei­ri­nhos dos ri­os Pa­ra­ná, Pa­ra­na­pa­ne­ma e Ivaí, pro­pri­e­tá­ri­os de ho­téis e re­sorts, além de do­nos de imó­veis nos vá­ri­os con­do­mí­ni­os exis­ten­tes nas ci­da­des para dis­cu­tir se­gu­ran­ça e es­tra­té­gi­as para re­du­zir os ata­ques de qua­dri­lhas que, nos úl­ti­mos me­ses, rou­ba­ram vá­ri­os bar­cos, lan­chas, jet skis e re­si­dên­ci­as na re­gião.

A reu­nião ocor­reu em cli­ma de ten­são, de­pois que o pre­fei­to de São Pe­dro do Pa­ra­ná (a 172 quilô­me­tros de Ma­rin­gá), Iva­nil­do Pas­sa­re­li (PSDB), re­la­tou que, na­que­la ma­dru­ga­da, pes­so­as ar­ma­das as­sal­ta­ram um mo­to­ris­ta da pre­fei­tu­ra, agre­di­ram o ra­paz com co­ro­nha­das e le­va­ram o veí­cu­lo. Na mes­ma noi­te, um grupo ar­ma­do, pos­si­vel­men­te o mes­mo, ten­tou as­sal­tar um su­per­mer­ca­do na ci­da­de.

“O pro­ble­ma não é só dos con­do­mí­ni­os, re­sorts ou das ma­ri­nas e sim de to­da a po­pu­la­ção”, des­ta­ca o pro­mo­tor de Jus­ti­ça Laér­cio Ja­nuá­rio de Al­mei­da, co­or­de­na­dor do Grupo de Atu­a­ção Es­pe­ci­al de Com­ba­te ao Cri­me Or­ga­ni­za­do (Ga­e­co), no no­ro­es­te do Pa­ra­ná. De acor­do com o ele, as in­ves­ti­ga­ções já re­sul­ta­ram em in­for­ma­ções so­bre a qua­dri­lha que atua na re­gião des­de mar­ço des­te ano e a qual­quer mo­men­to os in­te­gran­tes po­de­rão ser pre­sos. “Es­sa qua­dri­lha mi­grou de uma ou­tra re­gião para cá”, re­ve­la.

Se­gun­do o pro­mo­tor, o mo­men­to exi­ge que pre­fei­tos, de­pu­ta­dos, em­pre­sá­ri­os e o pró­prio go­ver­no se unam para cri­ar me­ca­nis­mos para aca­bar com es­ta on­da de as­sal­tos, an­tes que a si­tu­a­ção fi­que, to­tal­men­te, fo­ra de con­tro­le. O pri­mei­ro pas­so é cri­ar con­se­lhos co­mu­ni­tá­ri­os de se­gu­ran­ça nos mu­ni­cí­pi­os e, de­pois, um Con­se­lho In­ter­mu­ni­ci­pal de Se­gu­ran­ça para en­vol­ver a co­mu­ni­da­de nas ações a se­rem de­sen­vol­vi­das pe­lo Es­ta­do.

Du­ran­te a reu­nião, Ja­nuá­rio de­fen­deu o au­men­to do efe­ti­vo da Po­lí­cia Mi­li­tar. Por­to Ri­co con­ta com ape­nas um PM para aten­der a ci­da­de e zo­na ru­ral.

Foi ci­ta­do, du­ran­te os de­ba­tes, que a PM não tem em­bar­ca­ções para aten­der ocor­rên­ci­as que exi­gem des­lo­ca­men­to pe­los ri­os. A re­gião tem mais de 700 quilô­me­tros de ri­os. Se­gun­do a te­nen­te co­ro­nel Al­di­le­ne Ro­sa, co­man­dan­te do Ter­cei­ro Co­man­do Re­gi­o­nal da PM, com sede em Ma­rin­gá, a cor­po­ra­ção abriu li­ci­ta­ção para a com­pra de lan­chas.

O em­pre­sá­rio An­dré Ricardo Buz­zo, que di­ri­ge um re­sort em Por­to Ri­co, vai co­or­de­nar uma ação en­tre os pro­pri­e­tá­ri­os de ho­téis, re­sorts, ma­ri­nas e con­do­mí­ni­os para a ins­ta­la­ção de um sis­te­ma de mo­ni­to­ra­men­to por câ­me­ras em vá­ri­os pon­tos da ci­da­de. Os in­te­res­sa­dos de­ve­rão aju­dar na com­pra do equi­pa­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.