Es­pi­o­na­gem na Pe­tro­bras é econô­mi­ca e es­tra­té­gi­ca

Pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff afir­ma, em no­ta, que a empresa na­ci­o­nal não re­pre­sen­ta ame­a­ça à se­gu­ran­ça de qual­quer país; mi­nis­tro ga­ran­te que lei­lão do pré-sal está man­ti­do

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Sa­bri­na Crai­de

A pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff di­vul­gou, on­tem, no­ta ofi­ci­al di­zen­do que, se fo­rem con­fir­ma­dos os fa­tos vei­cu­la­dos pe­la im­pren­sa, fi­ca evi­den­ci­a­do que o mo­ti­vo das ten­ta­ti­vas de vi­o­la­ção e de es­pi­o­na­gem de da­dos do Bra­sil, que ago­ra têm co­mo al­vo a Pe­tro­bras, não é a se­gu­ran­ça ou o com­ba­te ao ter­ro­ris­mo, mas in­te­res­ses econô­mi­cos e es­tra­té­gi­cos. “Sem dú­vi­da, a Pe­tro­bras não re­pre­sen­ta ame­a­ça à se­gu­ran­ça de qual­quer país. Re­pre­sen­ta, sim, um dos mai­o­res ati­vos de pe­tró­leo do mun­do e um pa­trimô­nio do po­vo bra­si­lei­ro”, des­ta­cou.

Re­por­ta­gem vei­cu­la­da do­min­go à noi­te pe­lo pro­gra­ma Fan­tás­ti­co, da TV Glo­bo, mos­trou que do­cu­men­tos va­za­dos pe­lo ex-con­sul­tor de in­for­má­ti­ca Edward Snow­den in­di­cam que a re­de pri­va­da de com­pu­ta­do­res da Pe­tro­bras foi mo­ni­to­ra­da pe­la Agên­cia Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça dos Es­ta­dos Uni­dos (NSA, na si­gla em in­glês).

“Por isso, o go­ver­no bra­si­lei­ro está em­pe­nha­do em ob­ter es- cla­re­ci­men­tos do go­ver­no nor­te­a­me­ri­ca­no so­bre to­das as vi­o­la­ções even­tu­al­men­te pra­ti­ca­das, bem co­mo exi­gir me­di­das con­cre­tas que afas­tem em de­fi­ni­ti­vo a pos­si­bi­li­da­des de es­pi­o­na­gem ofen­si­va aos di­rei­tos hu­ma­nos, à nos­sa so­be­ra­nia e aos nos­sos in­te­res­ses econô­mi­cos”, diz a no­ta.

Se­gun­do Dil­ma, as ten­ta­ti­vas de vi­o­la­ção e es­pi­o­na­gem de da­dos e in­for­ma­ções são in­com­pa­tí­veis com a con­vi­vên­cia de­mo­crá­ti­ca en­tre paí­ses ami­gos, sen­do ma­ni­fes­ta­men­te ile­gí­ti­mas. “Da nos­sa par­te, to­ma­re­mos to­das as me­di­das para pro­te­ger o país, o go­ver­no e su­as em­pre­sas”, res­sal­ta o co­mu­ni­ca­do.

Con rma­do

O mi­nis­tro de Mi­nas e Ener­gia, Edi­son Lo­bão, dis­se, on­tem, que o pri­mei­ro lei­lão do pré-sal, sob o re­gi­me de par­ti­lha de pro­du­ção, pre­vis­to para o dia 21 de ou- “A Pe­tro­bras é um dos mai­o­res ati­vos de pe­tró­leo do mun­do e um pa­trimô­nio do po­vo bra­si­lei­ro”

Di­da Sam­paio/es­ta­dão Con­teú­do

A pre­si­den­te adi­an­ta que o go­ver­no está em­pe­nha­do em ob­ter es­cla­re­ci­men­tos so­bre as vi­o­la­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.