Ci­ne­ma­to­grá­fi­ca

Fes­ti­val de Cinema de Ma­rin­gá che­ga à 10ª edi­ção Com­pe­ti­ti­va La­ti­no-ame­ri­ca­na; pro­du­ções são de 13 Es­ta­dos e de 3 paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na com des­ta­que para a 1ª Mos­tra

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Co­me­çam na pró­xi­ma se­gun­da­fei­ra, 16, e se­guem até o dia 22, o 10º Fes­ti­val de Cinema de Ma­rin­gá e a 1ª Mos­tra Com­pe­ti­ti­va La­ti­no-ame­ri­ca­na. A pro­du­ção dos dois even­tos si­mul­tâ­ne­os se­le­ci­o­nou 72 tra­ba­lhos en­tre curtas e lon­gas-me­tra­gens, que se­rão ava­li­a­dos pe­lo público.

A entrada é gra­tui­ta e, além da exi­bi­ção das pro­du­ções na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais, o fes­ti­val traz tam­bém ofi­ci­nas (e a pro­du­ção de um lon­ga-me­tra­gem que se­rá exi­bi­do no úl­ti­mo dia), pa­les­tras, além de re­a­li­zar na ci­da­de a reu­nião para a es­co­lha do no­vo pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Do­cu­men­ta­ris­tas e Cur­ta-me­tra­gis­tas.

Uma das ino­va­ções des­ta edi­ção é a re­a­li­za­ção da mos­tra in- ter­na­ci­o­nal, a 1ª Mos­tra Com­pe­ti­ti­va La­ti­no-Ame­ri­ca­na, que re­ce­beu ins­cri­ções da Ar­gen­ti­na, Chi­le, Mé­xi­co, Colôm­bia, Gu­a­te­ma­la, Cu­ba e Peru. Fo­ram qu­a­tro fil­mes es­tran­gei­ros clas­si­fi­ca­dos, os ar­gen­ti­nos “Vi­dri­os” (lon­ga-me­tra­gem) e “Mar­del­plá” (cur­ta-me­tra­gem), o lon­ga chi­le­no “Sal” e o cur­ta de ani­ma­ção co­lom­bi­a­no “Su­ci­e­dad LT­DA”.

O fes­ti­val re­ce­beu ins­cri­ções de to­das as re­giões do Bra­sil e 13 Es­ta­dos ti­ve­ram su­as pro­du­ções clas­si­fi­ca­das. Na mos­tra com­pe­ti­ti­va são se­te pro­du­ções pa­ra­na­en­ses, en­tre elas o documentário ma­rin­ga­en­se “Lu­kas, per­fil” (2012), pro­du­zi­do pe­los en­tão es­tu­dan­tes de jor­na­lis­mo Camila Mu­nhoz Ma­ci­el e Gustavo Le­mos Herms­dorff. O or­ga­ni­za­dor Pery de Can­ti des­ta­ca a pro­du­ção lo­cal. “Es­tão cres­cen­do e com qua­li­da­de, po­den­do ser obras a se­rem exi­bi­das em di­ver­sos fes­ti­vais na­ci­o­nais”, diz. Ele acres­cen­ta que o fes­ti­val vem tam­bém para fo­men­tar o seg­men­to au­di­o­vi­su­al em Ma­rin­gá.

A es­tru­tu­ra do fes­ti­val se­rá for­ma­da por uni­da­des mó­veis, co­mo no ano pas­sa­do, exi­bi­ção em fei­ras-li­vres no­tur­nas e pra­ças, uti­li­za­ção de te­las in­flá­veis, exi­bi­ções nas fa­cul­da­des da ci­da­de (Ma­rin­gá, An­dra­de e UniCesumar). Além de aten­der Ma­rin­gá, a pro­gra­ma­ção al­can­ça tam­bém mais cin­co mu­ni­cí­pi­os. “A ideia sur­giu para dar mai­or ade­rên­cia ao cinema na­ci­o­nal nas ci­da­des”, diz de Can­ti. Os ho­me­na­ge­a­dos des­te ano ain­da não fo­ram di­vul­ga­dos. Den­tre di­ver­sos apoi­a­do­res lo­cais, o Fes­ti­val de Cinema tem apoio cul­tu­ral do Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra. Os cus­tos de pro­du­ção do even­to não fo­ram re­ve­la­dos pe­la or­ga­ni­za­ção.

Reprodução

Lon­ga ce­a­ren­se “Ci­ne Holliúdy”: as­sis­ti­do por mais de 100 mil pes­so­as no Ce­a­rá, con­cor­re na mos­tra com­pe­ti­ti­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.