Es­tu­dan­tes do­mi­nam dis­cus­sões na Câ­ma­ra

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ru­bia Pi­men­ta

ru­bia@odi­a­rio.com A ses­são da Câ­ma­ra de on­tem foi do­mi­na­da por dis­cus­sões re­la­ci­o­na­das à ju­ven­tu­de. Es­tu­dan­tes da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Ma­rin­gá (UEM) e União Ma­rin­ga­en­se de Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas (Umes) fo­ram ao ple­ná­rio com car­ta­zes, pe­din­do ou­vi­dos às su­as rei­vin­di­ca­ções.

Os uni­ver­si­tá­ri­os en­tre­ga­ram uma car­ta re­la­tan­do os con­fli­tos en­tre alu­nos e vi­gi­lan­tes, ocor­ri­dos se­ma­na pas­sa­da. “Que­re­mos o apoio dos ve­re­a­do­res con­tra os atos de vi­o­lên­cia que ocor­re­ram dentro da UEM. Pe­di­mos o afas­ta­men­to dos vi­gi­lan­tes en­vol­vi­dos até que a si­tu­a­ção se­ja apu­ra­da”, diz o es­tu­dan­te de Zo­o­tec­nia da UEM, Ya­gor As­sis. O ve­re­a­dor Má­rio Ver­ri (PT) afir­ma que fa­rá uma mo­ção de re­pú­dio à UEM para ser ser vo­ta­da ama­nhã. “Não va­mos ques­ti­o­nar o que acon­te­cia no mo­men­to do tu­mul­to, mas uma coi­sa foi com­pro­va­da: hou­ve vi­o­lên­cia, e na­da jus­ti­fi­ca as agres­sões”.

Es­tu­dan­tes que par­ti­ci­pam do mo­vi­men­to de ocu­pa­ção da an- ti­ga sede da Umes fo­ram ao ple­ná­rio para pres­si­o­nar a apro­va­ção do pro­je­to de lei que re­gu­la­men­ta o Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Ju­ven­tu­de. A pro­pos­ta foi apro­va­da por una­ni­mi­da­de. “O con­se­lho es­ta­va de­sa­ti­va­do. Acre­di­ta­mos que ele é um ins­tru­men­to im­por­tan­te para su­ge­rir po­lí­ti­cas pú­bli­cas para os jo­vens”, ex­pli­ca o pre­si­den­te da Umes, Gustavo An­dres.

Para o pre­si­den­te da Ca­sa, Ulis­ses Maia (PP), fal­tam es­pa­ços de la­zer para os jo­vens. “Na UEM é proi­bi­do, na Pra­ça da Ca­te­dral tam­bém, ou se­ja, o jo­vem está ten­do seu es­pa­ço re­du­zi­do. Va­mos pro­por uma au­di­ên­cia pú­bli­ca para dis­cu­tir o te­ma”.

João Cláudio Fragoso

Es­tu­dan­tes fo­ram à Câ­ma­ra com car­ta­zes e rei­vin­di­ca­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.