In­fes­ta­ção de den­gue cai 90%

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Ru­bia Pi­men­ta

ru­bia@odi­a­rio.com A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de di­vul­gou on­tem o 3º Ín­di­ce Ge­ral de In­fes­ta­ção Pre­di­al do Ae­des aegyp­ti (Li­ra) de 2013. Em re­la­ção ao úl­ti­mo bo­le­tim, pu­bli­ca­do em ju­nho, foi re­gis­tra­da uma que­da de 90%, cain­do de 1% para 0,1%. Para a Or­ga­ni­za­ção Mundial da Saú­de (OMS) o má­xi­mo to­le­rá­vel é 1%. Em mar­ço, a ci­da­de apre­sen­ta­va 2%.

Con­for­me o se­cre­tá­rio Antônio Car­los Nar­di, a fal­ta de chu­va sig­ni­fi­ca­ti­va nos úl­ti­mos 30 dias fez com que di­mi­nuís­sem os fo­cos de lar­vas do mos­qui­to, que pre­ci­sa de água pa­ra­da para se re­pro­du­zir. “Mas a chu­va de­ve vol­tar em al­guns dias, por isso a nos­sa vi­gi­lân­cia de­ve ser per­ma­nen­te”, res­sal­ta.

O gran­de vi­lão do úl­ti­mo le­van­ta­men­to fo­ram os pra­ti­nhos de flo­res, res­pon­sá­veis por 60% dos fo­cos de den­gue. “As plan­tas são re­ga­das to­dos os dias, mas os pro­pri­e­tá­ri­os mui­tas ve­zes não dão aten­ção para a água que fi­ca pa­ra­da nos re­ci­pi­en­tes. É aí que en­con­tra­mos o mai­or pe­ri­go. To­dos de­vem se sen­tir res­pon­sá­veis no com­ba­te à den­gue”. Ou- tros 30% dos fo­cos fo­ram en­con­tra­dos em li­xos e re­sí­du­os só­li­dos, e 10% em de­pó­si­tos na­tu­rais.

Nos bair­ros, os mai­o­res ín­di­ces (0,5%) fo­ram en­con­tra­dos no Par­que das Ban­dei­ras, Du­zen­tão, El­do­ra­do, Gre­ví­le­as, Her­mann Mo­ra­es de Bar­ros e Qu­e­bec. Com 0,4% está a Vi­la Ope­rá­ria, Zo­na 8, Jar­dim Hor­tên­cia, Mon­tre­al, Ate­nas, Ney Bra­ga e Olím­pi­co.

Des­de o iní­cio do ano Ma­rin­gá re­gis­trou 5.709 no­ti­fi­ca­ções e 2.720 ca­sos con­fir­ma­dos de den­gue. “Ti­ve­mos um cres­ci­men­to cons­tan­te de ca­sos até o iní­cio de maio, no en­tan­to, após es­te pe­río­do, hou­ve uma que­da sig­ni­fi­ca­ti­va. Ago­ra es­ta­mos há qua­se qu­a­tro se­ma­nas sem di­ag­nos­ti­car no­vos pa­ci­en­tes”, res­sal­ta Nar­di.

as ins­cri­ções para os cur­sos do Pro­na­tec de­vem ser fei­tas até o dia 16 de setembro, no Se­nac. Ca­so a ma­trí­cu­la não se­ja re­a­li­za­da dentro de 48h no Se­nac, a ins­cri­ção no sis­te­ma do Pro­na­tec é can­ce­la­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.