DE­DO DE PROSA

O Diario do Norte do Parana - - AGRONEGÓCIO -

Ca­fé

Os mi­nei­ros her­da­ram do Pa­ra­ná o tí­tu­lo de prin­ci­pal re­fe­rên­cia ca­fe­ei­ra do pla­ne­ta. En­quan­to o Bra­sil res­pon­de por 37% da pro­du­ção glo­bal do grão e por 28% das ex­por­ta­ções, a po­si­ção de Mi­nas Ge­rais im­pres­si­o­na. Na­da me­nos que 25% da sa­fra mundial sa­em das fa­zen­das do Es­ta­do, con­cen­tra­das no Tri­ân­gu­lo Mi­nei­ro. O ca­fé é tam­bém o prin­ci­pal item da pau­ta mi­nei­ra de ex­por­ta­ções, mo­vi­men­tan­do cer­ca de US$ 3,8 bi­lhões, em 2012.

Re­cor­de

O Bra­sil co­lhe nes­te ano a mai­or sa­fra de ca­fé já pro­du­zi­da no País no pe­río­do de bai­xa bi­e­na­li­da­de. A in­for­ma­ção é da ter­cei­ra estimativa da pro­du­ção bra­si­lei­ra do grão para 2013, di­vul­ga­da nes­ta se­gun­da-fei­ra pe­lo Di­re­tor de Po­lí­ti­ca Agrí­co­la e In­for­ma­ções da Com­pa­nhia Na­ci­o­nal de Abas­te­ci­men­to (Co­nab), Síl­vio Iso­po Por­to, na aber­tu­ra da Se­ma­na In­ter­na­ci­o­nal do Ca­fé, em Mi­nas Ge­rais.

De­sem­pe­nho

De acor­do com o le­van­ta­men­to, o Bra­sil de­ve­rá co­lher 47,54 mi­lhões de sa­cas de ses­sen­ta qui­los de ca­fé be­ne­fi­ci­a­do (ará­bi­ca e ro­bus­ta). O re­sul­ta­do re­pre­sen­ta uma re­du­ção de 6,46% (3,28 mi­lhões de sa­cas), se com­pa­ra­do aos 50,83 mi­lhões do pe­río­do an­te­ri­or, de al­ta.

Er­ra­di­ca­ção

No Pa­ra­ná, ca­fe­zais que ain­da re­sis­ti­am em di­ver­sos mu­ni­cí­pi­os das re­giões nor­te e no­ro­es­te são, su­ma­ri­a­men­te, ar­ran­ca­dos. De­pois das for­tes ge­a­das des­te ano, mui­tos pro­du­to­res en­tre­ga­ram os pon­tos e de­sis­ti­ram da ati­vi­da­de.

Plan­tio

A pri­mei­ra estimativa para a sa­fra pa­ra­na­en­se de grãos de ve­rão 2013/14, que co­me­ça a ser se­me­a­da no fim des­te mês, apon­ta para um au­men­to na área plan­ta­da de 0,3%, in­cor­po­ran­do qua­se 19 mil hec­ta­res em re­la­ção ao

ro­ge­ri­o­rec­co@ am­ma­com.com.br pe­río­do an­te­ri­or. A área cul­ti­va­da de­ve cres­cer de 5,805 mi­lhões para 5,824 mi­lhões de hec­ta­res.

So­ja

Os da­dos da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Agri­cul­tu­ra e do Abas­te­ci­men­to (Se­ab) in­di­cam para um pre­vi­sí­vel au­men­to do plan­tio de so­ja, com­mo­dity con­tem­pla­da por bons pre­ços es­te ano, di­fe­ren­te do que acon­te­ce com o mi­lho, cu­ja área di­mi­nui.

Tio Sam

É gran­de a ex­pec­ta­ti­va quan­to a re­al si­tu­a­ção das la­vou­ras nor­te­a­me­ri­ca­nas de so­ja e mi­lho. No Meio-Oes­te da­que­le país, não cho­ve bem há qua­se dois me­ses e as plan­ta­ções de­vem apre­sen­tar per­das. Nes­ta se­gun­da-fei­ra, o De­par­ta­men­to de Agri­cul­tu­ra dos Es­ta­dos Uni­dos (Usda, na si­gla em in­glês) di­vul­gou re­la­tó­rio di­mi­nuin­do de 54% para 52% as la­vou­ras con­si­de­ra­das “bo­as ou ex­ce­len­tes”.

‘Vi­lão’

O lei­te é ofi­ci­al­men­te o no­vo “vi­lão” da in­fla­ção, de­pois que o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IBGE) di­vul­gou, na sex­ta-fei­ra pas­sa­da, que o pro­du­to, em mé­dia, te­ve al­ta de qua­se 32%, nos úl­ti­mos 12 me­ses. En­quan­to isso, no cam­po, os pro­du­to­res co­me­mo­ram o me­lhor pre­ço do lei­te, em seis anos.

Al­ta

Em 2013, o lei­te fi­cou 25% mais ca­ro para os con­su­mi­do­res. Em São e no Rio de Ja­nei­ro, a cai­xi­nha do lon­ga vi­da já ul­tra­pas­sa qu­a­tro re­ais, nos su­per­mer­ca­dos.

Tri­go

Es­te ano tem si­do com­pli­ca­do para os pro­du­to­res de tri­go. De­pois da se­ca, no mês de maio, as do­en­ças pro­vo­ca­das pe­las chu­vas de ju­nho (que já ha­vi­am re­du­zi­do a sa­fra), ocor­re­ram as ge­a­das de ju­lho e agos­to. As per­das no Pa­ra­ná são es­ti­ma­das em mais de um mi­lhão de to­ne­la­das.

Im­pac­to

De acor­do com a Se­ab, os pro­du­to­res de tri­go so­fre­ram gran­de im­pac­to, por­que 52% das la­vou­ras es­ta­vam em fa­se de flo­ra­ção e fru­ti­fi­ca­ção, pe­río­do ex­tre­ma­men­te sen­sí­vel às bai­xas tem­pe­ra­tu­ras.

Apoio ofi­ci­al

Di­an­te des­se ce­ná­rio, a Fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra do Es­ta­do do Pa­ra­ná (Fa­ep) en­ca­mi­nhou ofí­cio aos mi­nis­té­ri­os da Agri­cul­tu­ra, De­sen­vol­vi­men­to Agrá­rio, Se­cre­ta­ria da Agri­cul­tu­ra Fa­mi­li­ar, Ban­co Cen­tral, De­par­ta­men­to de Re­gu­la­ção, Su­per­vi­são e Con­tro­le das Ope­ra­ções do Cré­di­to Ru­ral e do Pro­a­gro, so­li­ci­tan­do apoio no sen­ti­do de ado­ção de me­di­das para mi­ni­mi­zar os pre­juí­zos so­fri­dos pe­los pro­du­to­res de tri­go do Pa­ra­ná na sa­fra 2013.

Ro­gé­rio Rec­co/Flam­ma Co­mu­ni­ca­ção

Agri­cul­to­res têm à dis­po­si­ção má­qui­nas e im­ple­men­tos de gran­de por­te e tec­no­lo­gia de pon­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.