Ina­dim­plên­cia cres­ce e con­su­mo cai, diz CNDL

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Ma­ri­a­na Bran­co

A ina­dim­plên­cia do con­su­mi­dor no co­mér­cio cres­ceu 0,72%, em agos­to, na com­pa­ra­ção com o mes­mo mês do ano pas­sa­do. É o pri­mei­ro au­men­to, após qu­a­tro me­ses de que­da. Em re­la­ção a ju­lho des­te ano, hou­ve al­ta de 1,34%. As ven­das a pra­zo ti­ve­ram re­tra­ção de 0,62%, fren­te a agos­to de 2012, o pri­mei­ro re­cuo re­gis­tra­do em vin­te me­ses. Na com­pa­ra­ção com ju­lho, su­bi­ram 0,8%.

Os da­dos fo­ram di­vul­ga­dos, on­tem, pe­la Câ­ma­ra Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas (CNDL), que co­or­de­na o Ser­vi­ço de Pro­te­ção ao Cré­di­to (SPC). De acor­do com o pre­si­den­te da CNDL, Roque Pel­liz­za­ro Jú­ni­or, o en­di­vi­da­men­to con­tri­bui para o con­su­mi­dor co­lo­car o pé no freio. Ele in­for­mou que a en­ti­da­de vol­tou a re­vi­sar a estimativa de cres­ci­men­to das ven­das do va­re­jo para 2013. A pre­vi­são ini­ci­al, de 6%, foi ajus­ta­da para 4,5%, há dois me­ses, e, ago­ra, está em 4%. Para a CNDL, a ina- dim­plên­cia te­rá no­vas al­tas nos pró­xi­mos me­ses e só apre­sen­ta­rá re­cuo pró­xi­mo ao fim do ano.

“O cré­di­to, co­mo fo­men­ta­dor, per­de for­ça. É fru­to do com­pro­me­ti­men­to do or­ça­men­to”, des­ta­cou Pel­liz­za­ro. Para ele, o ce­ná­rio não é con­si­de­ra­do de to­do ruim. “[O cui­da­do do con­su­mi­dor em não fa­zer no­vas dí­vi­das] vai per­mi­tir que, no fu­tu­ro, a sus­ten­ta­ção do cres­ci­men­to se­ja em ba­se fir­me”, res­sal­ta.

A CNDL pre­o­cu­pa-se, no en­tan­to, com o de­sem­pe­nho dos ju­ros, ren­da e em­pre­go. De acor­do com Pel­liz­za­ro, além do re­ceio do con­su­mi­dor em con­trair mais dé­bi­tos, a ele­va­ção pe­lo Co­mi­tê de Po­lí­ti­ca Mo­ne­tá­ria (Co­pom) do Ban­co Cen­tral da ta­xa bá­si­ca de ju­ros, em 0,5 pon­to por­cen­tu­al, para 9%, é ou­tro fa­tor que res­trin­gi­rá o cré­di­to. “Se a ele­va­ção dos ju­ros con­ti­nu­ar, vai im­pac­tar o fim do ano”, ava­li­ou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.