An­vi­sa sus­pen­de ven­da de re­mé­dio para ri­ni­te alér­gi­ca

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Folhapress

re­da­cao@odi­a­rio.com A Agên­cia Na­ci­o­nal de Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria (An­vi­sa) sus­pen­deu, on­tem, a dis­tri­bui­ção e co­mer­ci­a­li­za­ção de re­mé­di­os por ir­re­gu­la­ri­da­des. En­tre os me­di­ca­men­tos, es­tão com­pos­tos usa­dos no tra­ta­men­to de ri­ni­te alér­gi­ca, con­tu­sões e des­con­for­to es­to­ma­cal.

Fo­ram sus­pen­sos to­dos os lo­tes fa­bri­ca­dos a par­tir de 2010 do com­pri­mi­do de Lo­ra­ta­di­na D, por cau­sa da al­te­ra­ção na fór­mu­la sem a au­to­ri­za­ção da An­vi­sa. Foi sus­pen­so ain­da o lo­te 012509 do Ce­dri­lax 30, tam­bém em com­pri­mi­do, por cau­sa de “des­vio de qua­li­da­de na fa­bri­ca­ção”.

Os dois re­mé­di­os são pro­du­zi­dos pe­la Phar­lab In­dús­tria Far­ma­cêu­ti­ca e usa­do para o tra­ta­men­to de ri­ni­te alér­gi­ca e con­tu­sões, res­pec­ti­va­men­te. A An­vi­sa afir­mou que ain­da não sa­be se as al­te­ra­ções po­dem pro­vo­car pro­ble­mas à saú­de. Já a empresa foi pro­cu­ra­da e afir­mou que se ma­ni­fes­ta­rá hoje.

Tam­bém foi sus­pen­so, em to­do o País, o lo­te 46202 do me­di­ca­men­to Kol­lan­gel, fa­bri­ca­do pe­la empresa Na­tu­lab La­bo­ra­tó­ri­os, por cau­sa de ir­re­gu­la­ri­da­des na ro­tu­la­gem do me­di­ca­men­to, e do lo­te CN121046C da So­lu­ção de Clo­re­to de Só­dio 9 ml, da mar­ca Na­so­li­ve, fa­bri­ca­do em setembro de 2012 pe­la Far­ma­ce In­dús­tria Quí­mi­co- Far­ma­cêu­ti­ca Ce­a­ren­ce, com va­li­da­de até setembro de 2014.

Pro­cu­ra­da pe­la re­por­ta­gem, a Far­ma­ce afir­mou em no­ta que “so­li­ci­tou aná­li­se de con­tra­pro­va e aguar­da o agen­da­men­to des­ta por par­te do ór­gão res­pon­sá­vel ten­do em vis­ta que o pro­du­to não apre­sen­tou ir­re­gu­la­ri­da­de no mo­men­to da li­be­ra­ção e nem du­ran­te o uso, por que o Ser­vi­ço de Aten­di­men­to ao Con­su­mi­dor não re­ce­beu re­cla­ma­ção”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.