Wa­ka­dai­ko e Re­gi­na Mun­di no Fes­ti­val Ni­po

O Diario do Norte do Parana - - O DIÁRIO DO NORTE DO PARANÁ - Ana Lui­za Ver­zo­la

ana­ver­zo­la@odi­a­rio.com Con­ti­nua até do­min­go as atra­ções do 24º Fes­ti­val Ni­po-Bra­si­lei­ro. A pro­gra­ma­ção co­me­ça sem­pre a par­tir das 19h com o Bon-Odo­ri tra­di­ci­o­nal e é en­cer­ra­da com o Mat­su­ri Dan­ce por vol­ta das 22h

No do­min­go, o en­cer­ra­men­to se­rá fei­to no ho­rá­rio de al­mo­ço. Hoje se apre­sen­tam o co­ral da Co­pel de Ma­rin­gá, o grupo de dan­ça fla­men­ca do Bal­let Re­gi­na Mun­di e o grupo Wa­ka­dai­ko, da Ace­ma. A entrada cus­ta R$ 5 e o es­ta­ci­o­na­men­to, R$ 10.

São qu­a­tro pa­vi­lhões para o vi­si­tan­te co­nhe­cer: o co­mer­ci­al, gas­tronô­mi­co, cul­tu­ral e ar­tís­ti­co. A ex­pec­ta­ti­va é re­ce­ber nos 10 dias de fes­ti­val apro­xi­ma­da­men­te 120 mil pes­so­as, 20 mil a mais que nos úl­ti­mos anos pe­la am­pli­a­ção de um dia na pro­gra­ma­ção. Ama­nhã, a no­vi­da­de fi­ca por con­ta do show de má­gi­ca do men­ta­lis­ta Karl­los Della Re às 20h45, se­gui­do do show mu­si­cal Ma­ri­ko Na­gao e con­vi­da­dos. Na sex­ta-fei­ra, as atra­ções são os shows mu­si­cais de Ed­gar Ishi­da às 20h30 e o Duo Sci­ot­ti, com De­ri­co, sa­xo­fo­nis­ta do pro­gra­ma do Jô, às 21h45.

Um dos íco­nes dos man­gás no Bra­sil, Fá­bio Shin es­ta­rá em Ma­rin­gá até o en­cer­ra­men­to do fes­ti­val co­mo um dos des­ta­ques do pa­vi­lhão cul­tu­ral. Com apoio da equi­pe, que in­clui pro­fes­so­res con­cei­tu­a­dos na área, o ar­tis­ta apre­sen­ta­rá ao público um pou­co do seu tra­ba­lho e aqui­lo que é en­si­na­do aos seus mais de mil alu­nos nas es­co­las de man­gá que ele pos­sui em São Pau­lo.

O fes­ti­val re­ce­be apoio da pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá, Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Tu­ris­mo, Pa­ra­ná Tu­ris­mo, UEM, Acim, Co­dem (Con­se­lho de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co de Ma­rin­gá), Con­su­la­do Ge­ral do Ja­pão em Curitiba, Ali­an­ça Cul­tu­ral Bra­sil Ja­pão no Pa­ra­ná, Li­ga Des­por­ti­va Cul­tu­ral Pa­ra­na­en­se, Fun­da­ção Ja­pão, Ma­rin­gá e Re­gião Con­ven­ti­on & Vi­si­tors Bu­re­au.

Pa­vi­lhão gas­tronô­mi­co

Uma das prin­ci­pais atra­ções do fes­ti­val são as bar­ra­cas que ofe­re­cem uma di­ver­si­da­de da cu­li­ná­ria ja­po­ne­sa para nin- guém bo­tar de­fei­to.

São qu­a­tro en­ti­da­des res­pon­sá­veis pe­las re­fei­ções e mais de 20 op­ções ser­vi­das. Os que­ri­di­nhos são o ya­kis­so­ba tra­di­ci­o­nal e o tep­pan-ya­ki com fi­lé mig­non, le­gu­mes e ba­ta­ta fri­ta por ci­ma. De so­bre­me­sa, a di­ca é o tem­pu­rá de sor­ve­te, que é uma téc­ni­ca que con­sis­te em fri­tar o sor­ve­te sem que der­re­ta.

O di­nhei­ro ar­re­ca­da­do é con­ver­ti­do às en­ti­da­des as­sis­ten­ci­ais. São 1.600 vo­lun­tá­ri­os que con­tri­bu­em es­te ano com a re­a­li­za­ção da 24ª edi­ção do fes­ti­val, e a mai­o­ria tra­ba­lha no pa­vi­lhão gas­tronô­mi­co.

Leo Cas­tro

Sa­xo­fo­nis­ta do pro­gra­ma do Jô, De­ri­co é uma das atra­ções de sex­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.