TJ de­ci­de que 27 gu­ar­das de­vem vol­tar à fun­ção de vi­gia

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com A Pro­cu­ra­do­ria Ju­rí­di­ca do mu­ni­cí­pio tem 30 dias para in­gres­sar com re­cur­so con­tra o acór­dão do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná que jul­ga in­cons­ti­tu­ci­o­nal ar­ti­gos da Lei Com­ple­men­tar 671/2007, que cria a Gu­ar­da Mu­ni­ci­pal de Ma­rin­gá. Na prá­ti­ca, dos 308 gu­ar­das mu­ni­ci­pais, 27 te­ri­am que re­tor­nar ao qua­dro de vi­gi­lan­te mu­ni­ci­pal para aten­der a de­ci­são ju­di­ci­al.

O acór­dão do TJ, que te­ve co­mo re­la­tor o de­sem­bar­ga­dor Antônio Loyo­la Vi­ei­ra, res­pon­de à de­nún­cia do Mi­nis­té­rio Público que ques­ti­o­nou o ca­put do ar­ti­go 3º que pre­vê a trans­po­si­ção do car­go de agen­te de vi­gi­lân­cia para o de gu­ar­da e o pa­rá­gra­fo úni­co do mes­mo ar­ti­go que ex­tin­gue o car­go de vi­gi­lan­te. Já o Ar­ti­go 5º, tam­bém con­tes­ta­do, pre­vê ape­nas a com­ple­men­ta­ção do qua­dro de pes­so­al da GM por meio de con­cur­so público. Se­gun­do a de­ci­são dos de­sem­bar­ga­do­res, os dois ar­ti­gos fe­rem a Cons­ti­tui­ção Es­ta­du­al.

A de­ci­são ge­rou po­lê­mi­ca en­tre os ser­vi­do­res que se reu­ni­ram na noi­te de ter­ça-fei­ra, no Ple­na­ri­nho da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal. O Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res Mu­ni­ci­pais de Ma­rin­gá diz que a en­ti­da­de quer que a pre­fei­tu­ra re­sol­va o as­sun­to de ma­nei­ra que não pre­ju­di­que os tra­ba­lha­do­res. Se­gun­do a en­ti­da­de, os gu­ar­das mu­ni­ci­pais re­a­li­zam ações que não es­tão des­cri­tas no car­go. Ou­tro efei­to da de­ci­são do TJ se­ria a per­da de 50% de gra­ti­fi­ca­ção para os que re­a­li­zam ope­ra­ções nas ru­as.

O pro­cu­ra­dor ju­rí­di­co do mu­ni­cí­pio, Luiz Car­los Man­za­to, ava­lia a si­tu­a­ção. “Es­ta­mos es­tu­dan­do o ca­so. Po­de­re­mos en­trar ou não com re­cur­so con­tra a de­ci­são do TJ, mas en­ten­de­mos que a de­ci­são po­de­rá ser aten­di­da”, ex­pli­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.