Blitz am­bi­en­tal ori­en­ta mo­to­ris­tas

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Eder­son Hi­sing

Quem pas­sou pe­las ru­as do en­tor­no do Horto Flo­res­tal de Ma­rin­gá, na Zo­na 5, na tar­de de on­tem, de­pa­rou-se com uma blitz di­fe­ren­te. Em vez de po­li­ci­ais mi­li­ta­res e agen­tes do Se­tran, cer­ca de 40 alu­nos, de 10 a 14 anos, do Lar Es­co­la da Cri­an­ça e in­te­gran­tes do pro­je­to “Guar­diões da Na­tu­re­za”, abor­da­ram veí­cu­los e se­gu­ra­vam fai­xas com o in­tui­to de cons­ci­en­ti­zar os mo­to­ris­tas a di­mi­nuí­rem a ve­lo­ci­da­de , evi­tan­do o atro­pe­la­men­to de ani­mais sil­ves­tres.

Se­gun­do a ge­ren­te de Meio Am­bi­en­te do Par­que do In­gá e apoi­a­do­ra do pro­je­to, An­na Ch­ris­ti­na Soares, pe­lo me­nos um ca­so de atro­pe­la­men­to de ani­mal é re­gis­tra­do por mês nas pro­xi­mi­da­des do horto. “Poucos mor­rem, mas a mai­o­ria aca­ba fi­can­do de­bi­li­ta­da”, con­ta. “Ou­tra in­ten­ção nos­sa é de que as pes­so­as não de­em ali­men­tos para os bi­chos”, diz. En­tre os ani­mais, es­tão ma­ca­cos-pre­gos, sa­guis, qua­tis e ta­tus.

Para ela, os mo­to­ris­tas fo­ram bem re­cep­ti­vos e en­ten­de­ram a in­ten­ção do pro­je­to. O alu­no Sér­gio Lu­cas Cou­ti­nho Ro­sa, 13 anos, um dos mais em­pol­ga­dos , re­co­nhe­ce a ne­ces­si­da­de de pre­ser­va­ção. “Es­tou achan­do o má­xi­mo par­ti­ci­par e é mui­to im­por­tan­te pro­te­ger os ani­mais”, afir­ma. “E eu não pa­ro por aqui, ten­to en­si­nar o que apren­do para os meus ami­gos e fa­mi­li­a­res.”

O “Guar­diões da Na­tu­re­za” é re­a­li­za­do des­de 2008 em par­ce­ria com a Po­lí­cia Am­bi­en­tal e a Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá. Ca­da tur­ma tem du­ra­ção de 6 me­ses e os alu­nos, que par­ti­ci­pam em ho­rá­rio de con­tra­tur­no es­co­lar, apren­dem so­bre edu­ca­ção am­bi­en­tal. Con­for­me o co­or­de­na­dor do pro­je­to, sol­da­do Rywer­son Mon­tei­ro, as ações pe­la ci­da­de de­vem con­ti­nu­ar acon­te­cen­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.