Se­to­res que­rem man­ter im­pos­to de im­por­ta­ção

O Diario do Norte do Parana - - ECONOMIA - Re­na­ta Ve­rís­si­mo

O go­ver­no ten­ta aco­mo­dar a pres­são de al­guns se­to­res que de­se­jam que o Im­pos­to de Im­por­ta­ção de al­guns bens de ca­pi­tal não re­tor­nem ao pa­ta­mar ori­gi­nal. No pró­xi­mo dia pri­mei­ro, as ta­ri­fas de cem pro­du­tos que fo­ram ele­va­das, há um ano, cai­rão para os por­cen­tu­ais co­bra­dos pe­lo Mer­co­sul so­bre as im­por­ta­ções de paí­ses que não per­ten­cem ao blo­co.

Uma fon­te do go­ver­no dis­se, no en­tan­to, que há uma dis­cus­são so­bre a pos­si­bi­li­da­de de aco­mo­dar uma par­ce­la des­ses itens na Lis­ta de Ex­ce­ção per­ma­nen­te à Ta­ri­fa Ex­ter­na Co­mum. Es­tão em es­tu­do en­tre 10 e 15 pro­du­tos, ba­si­ca­men­te bens de ca­pi­tal.

A fon­te res­sal­ta que a dis­cus­são ain­da le­va­rá de dois a três me­ses. Ain­da as­sim, não há ga­ran­tia de que os pro­du­tos te­rão o im­pos­to ele­va­do, por­que há uma dis­pu­ta gran­de por uma va­ga na Lis­ta de Ex­ce­ção.

Por isso, está man­ti­do o anún­cio do mi­nis­tro da Fa­zen­da, Gui­do Man­te­ga, de que os 100 pro­du­tos vol­ta­rão a ter ta­ri­fas de im­por­ta­ção me­no­res a par­tir do pró­xi­mo mês. Os pro­du­tos atin­gi­dos pe­la de­ci­são são prin­ci­pal­men­te in­su­mos para a in­dús­tria. Gran­de par­te das alí­quo­tas, atu­al­men­te en­tre 20% e 25%, cai­rá para en­tre 10% e 18%.

O Im­pos­to de Im­por­ta­ção va­le para as com­pras bra­si­lei­ras de paí­ses que não per­ten­cem ao Mer­co­sul. Quan­do o pro­du­to é co­lo­ca­do em Lis­ta de Ex­ce­ção, o Bra­sil po­de pra­ti­car uma alí- quo­ta di­fe­ren­te dos par­cei­ros do blo­co. Ca­da País tem di­rei­to à uma lis­ta per­ma­nen­te de cem itens, mas em fun­ção da cri­se in­ter­na­ci­o­nal e do acir­ra­men­to da con­cor­rên­cia, o Mer­co­sul apro­vou a cri­a­ção de uma lis­ta tem­po­rá­ria de até 200 pro­du­tos. O Bra­sil es­ta­va usan­do ape­nas cem va­gas nes­ta no­va re­la­ção, que tem va­li­da­de de 12 me­ses.

A pos­si­bi­li­da­de de re­ma­ne­jar al­guns pro­du­tos que es­tão na lis­ta que ven­ce no fim do mês es­ta­va na pau­ta da reu­nião de an­te­on­tem da Câ­ma­ra de Co­mér­cio Ex­te­ri­or (Ca­mex). En­tre­tan­to, o Mi­nis­té­rio do De­sen­vol­vi­men­to, In­dús­tria e Co­mér­cio Ex­te­ri­or (MDIC) in­for­mou que o as­sun­to foi re­ti­ra­do de pau­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.