Re­la­tó­rio da ONU apon­ta cri­mes de guer­ra na Sí­ria

Se­gun­do in­for­ma­ções da Co­mis­são de Inqué­ri­to, pre­si­di­da pe­lo bra­si­lei­ro Pau­lo Sér­gio Pi­nhei­ro, tan­to go­ver­no quan­to re­bel­des co­me­tem vi­o­la­ção aos di­rei­tos hu­ma­nos

O Diario do Norte do Parana - - GERAL - Fo­lha­pres­sa

re­da­cao@odi­a­rio.com No­vo re­la­tó­rio da Co­mis­são de Inqué­ri­to da ONU so­bre o con­fli­to na Sí­ria apon­ta cri­mes que vi­o­lam a lei in­ter­na­ci­o­nal e uso de ar­mas quí­mi­cas pe­lo re­gi­me de Bashar al-As­sad. A co­mis­são afir­ma que o go­ver­no e as for­ças de opo­si­ção têm co­me­ti­do cri­mes de guer­ra, co­mo as­sas­si­na­tos de adul­tos e cri­an­ças, tor­tu­ras, vi­o­lên­cia se­xu­al, vi­o­lan­do os di­rei­tos hu­ma­nos.

O do­cu­men­to foi di­vul­ga­do on­tem. Es­sa co­mis­são é pre­si­di­da pe­lo bra­si­lei­ro Pau­lo Sér­gio Pi­nhei­ro e re­la­ta uma ins­pe­ção fei­ta en­tre 15 de maio e 15 de ju­lho des­te ano. Uma ou­tra co­mis­são da ONU es­te­ve re­cen­te­men­te no país só para in­ves­ti­gar o uso de ar­mas quí­mi­cas num ata­que nos ar­re­do­res de Da­mas­co em agos­to, mas ain­da não di­vul­gou o re­sul­ta­do.

No re­la­tó­rio, a co­mis­são de inqué­ri­to afir­ma que re­ce­beu “alegações” do uso de ar­mas quí­mi­cas no país. “Pre­do­mi­nan­te­men­te pe­las for­ças do go­ver­no”, in­for­ma o do­cu­men­to. En­tre­tan­to, o re­la­tó­rio diz que não é pos­sí­vel des­co­brir os agen­tes quí­mi­cos usa­dos, nem o me­ca­nis­mo para apli­cá-los. O do­cu­men­to se­rá apre­sen­ta­do na pró­xi­ma reu­nião da Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU, no dia 24 de setembro. Para os mem­bros da co­mis­são, é pre­ci­so es­tan­car o en­vio de mais ar­mas do ex­te­ri­or para o grupo do go­ver­no e tam­bém o da opo­si­ção.

Ten­são in­ter­na­ci­o­nal

O líder su­pre­mo do Irã, ai­a­to­lá Ali Kha­me­nei, pe­diu ao go­ver­no ame­ri­ca­no que cum­pra a re­cém for­mu­la­da pro­mes­sa de bus­car uma so­lu­ção diplomática no con­fli­to sí­rio. “Es­pe­ro que a no­va ati­tu­de dos EUA em re­la­ção à Sí­ria se­ja sé­ria e não so­men­te um jo­go com a mí­dia. Du­ran­te se­ma­nas eles ame­a­ça­ram lan­çar uma guer­ra con­tra o po­vo da re­gião para be­ne­fi­ci­ar os si­o­nis­tas [Is­ra­el]”, dis­se Kha­me­nei, que apoia o re­gi­me sí­rio de Bashar alAs­sad em no­me de uma ali­an­ça con­tra ini­mi­gos oci­den­tais e is­lâ­mi­cos su­ni­tas.

Kha­me­nei se re­fe­ria à de­ci­são do pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Ba­rack Obama, de apoi­ar uma pro­pos­ta rus­sa que vi­sa re­ti­rar es­to­ques de ar­mas quí­mi­cas das mãos do re­gi­me sí­rio. As ar­mas te­ri­am si­do usa­das no mês pas­sa­do num ata­que que dei­xou cen­te­nas de mor­tos na pe­ri­fe­ria de Da­mas­co.

Nour Kel­ze/Reuters

Sí­ri­os con­vi­vem, além dos ata­ques, com o me­do de se­rem exe­cu­ta­dos pe­los re­bel­des ou sol­da­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.