Ro­tary e pre­fei­tu­ra fir­mam par­ce­ria

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com No pró­xi­mo dia 15, do­min­go, das 13 às 17 ho­ras, no Par­que do In­gá, a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Meio Am­bi­en­te em par­ce­ria com o Ins­ti­tu­to Ro­tary de Meio Am­bi­en­te de Ma­rin­gá da­rão iní­cio a uma cam­pa­nha de pre­ser­va­ção am­bi­en­tal. Se­rão dis­tri­buí­das sa­co­las fei­tas com a re­ci­cla­gem de gar­ra­fas plás­ti­cas, e se­men­tes de fei­jão guan­du, ár­vo­res fru­tí­fe­ras, or­na­men­tais e exó­ti­cas. O ob­je­ti­vo é aler­tar a po­pu­la­ção so­bre a ne­ces­si­da­de e im­por­tân­cia da pre­ser­va­ção am­bi­en­tal.

A cam­pa­nha tem a par­ti­ci­pa­ção do UniCe­su­mar, Re­de 100% Mais (ma­te­ri­ais de cons­tru­ção), Ins­ti­tu­to Ci­da­de Can­ção de Meio Am­bi­en­te e clu­bes de ro­ta­ri­a­nos.

O pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Ro­tary de Meio Am­bi­en­te, Shi­gue­mas­sa Ia­ma­za­ki, ex­pli­ca que, além da dis­tri­bui­ção de sa­co­las e se­men­tes, ha­ve­rá tam­bém um tra­ba­lho de cons­ci­en­ti­za­ção da po­pu­la­ção so­bre a re­ci­cla­gem. “Uma gar­ra­fa PET, por exem­plo, de­mo­ra 100 anos pa­ra se de­com­por, mas é um ma­te­ri­al que po­de ser re­ci­cla­do vá­ri­as ve­zes, pou- pan­do o meio am­bi­en­te de po­lu­en­tes”, ob­ser­va Ia­ma­za­ki des­ta­can­do que é pre­ci­so des­per­tar o in­te­res­se das pes­so­as so­bre o meio am­bi­en­te. “Que­re­mos que ca­da um que re­ce­ber a sa­co­la com as se­men­tes se­ja mais um vi­gi­lan­te do meio am­bi­en­te”.

O vi­ce-pre­fei­to Cláu­dio Fer­di­nan­di e o se­cre­tá­rio de Meio Am­bi­en­te, Um­ber­to Cris­pim de Araú­jo, des­ta­ca­ram a im­por­tân­cia de par­ce­ri­as com a so­ci­e­da­de or­ga­ni­za­da pa­ra pro­mo­ver ações am­bi­en­tais. “A Se­cre­ta­ria de Meio Am­bi­en­te es­tá aces­sí­vel às par­ce­ri­as des­sa na­tu­re­za. A co­mu­ni­da­de, co­mo um to­do, traz bo­as idei­as”, con­si­de­ra Araú­jo.

Além da dis­tri­bui­ção de se­men­tes, se­rá dis­po­ni­bi­li­za­do “Uma gar­ra­fa PET, por exem­plo, de­mo­ra 100 anos pa­ra de­com­por, mas é um ma­te­ri­al que po­de ser re­ci­cla­do vá­ri­as ve­zes” tam­bém um eco­pon­to que re­ce­be­rá ma­te­ri­ais ele­trô­ni­cos, pi­lhas, ba­te­ri­as, lo­nas de ban­ners e fai­xas, vi­dro, óleo de co­zi­nha pós­con­su­mo, en­tre ou­tros.

Den­tro das co­me­mo­ra­ções da Se­ma­na da Pri­ma­ve­ra, no dia 21 des­te mês, o Ro­tary Club em par­ce­ria com a Se­cre­ta­ria de Meio Am­bi­en­te pro­mo­ve­rão o plan­tio de mais de 12 mil mu­das de ár­vo­res no Bos­que da Ami­za­de, si­tu­a­do na Es­tra­da São Jo­sé, pró­xi­mo à Pe­drei­ra do In­gá, Zo­na Sul da ci­da­de. Ia­ma­za­ki ex­pli­ca que já há mui­tas ár­vo­res plan­ta­das no lo­cal e que qual­quer plan­tio se­gue o mét­do Taungya que in­te­gra o sis­te­ma na­tu­ral de re­flo­res­ta­men­to e re­cu­pe­ra a área.

Ri­car­do Lo­pes

A par­tir da esq.: Shin­ji Goha­ra, Um­ber­to Cris­pim, Cláu­dio Fer­di­nan­di, Shi­gue­mas­sa Ia­ma­za­ki e Fer­nan­do Ro­cha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.