Crea e Ipem pro­mo­vem fis­ca­li­za­ção de ra­da­res

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Van­da Mu­nhoz

van­da@odi­a­rio.com O Con­se­lho Re­gi­o­nal de En­ge­nha­ria e Agro­no­mia do Pa­ra­ná (Crea), jun­to com o Ins­ti­tu­to de Pe­sos e Me­di­das (Ipem), fi­ze­ram uma fis­ca­li­za­ção por amos­tra­gem de ra­da­res de ve­lo­ci­da­de ins­ta­la­dos em Ma­rin­gá. Ne­nhu­ma ir­re­gu­la­ri­da­de foi en­con­tra­da nos dois apa­re­lhos ve­ri­fi­ca­dos, mas a do­cu­men­ta­ção da Se­cre­ta­ria de Trans­por­tes (Se­trans) e da em­pre­sa res­pon­sá­vel pe­la ma­nu­ten­ção dos apa­re­lhos tam­bém se­rá ana­li­sa­da. O ob­je­ti­vo é ve­ri­fi­car se to­das as eta­pas de ins­ta­la­ção ti­ve­ram o acom­pa­nha­men­to de en­ge­nhei­ros e téc­ni­cos ca­pa­ci­ta­dos.

A ci­da­de con­ta com 24 ra­da­res e tem mais qua­tro que ain­da não fo­ram ins­ta­la­dos. A fis­ca­li­za- ção ocor­re em to­das as ci­da­des do Pa­ra­ná que con­tam com o sis­te­ma e vai com­por um di­ag­nós­ti­co so­bre a im­plan­ta­ção, fun­ci­o­na­men­to e ma­nu­ten­ção do equi­pa­men­to emi­ti­do pe­lo Crea.

Em Ma­rin­gá, foi ve­ri­fi­ca­do o ra­dar da Ave­ni­da Gas­tão Vi­di­gal, que tem ca­rá­ter edu­ca­ti­vo, e o ra­dar da Ave­ni­da Tuiu­ti, en­tre as Ave­ni­das Ale­xan­dre Ras­gu­la­eff e a Sophia Ras­gu­la­eff. “O ob­je­ti­vo é ga­ran­tir a qua­li­da­de e o fun­ci­o­na­men­to, pois o equi­pa­men­to de­ve cum­prir a função de evi­tar aci­den­tes”, diz o agen­te de fis­ca­li­za­ção do Crea em Ma­rin­gá, Fá­bio Agui­ar. Ele ex­pli­ca que, se o apa­re­lho não es­ti­ver ins­ta­la­do cor­re­ta­men­te ou não es­ti­ver bem afe­ri­do, po­de ha­ver dis­tor­ções e pre­juí­zos fi­nan­cei­ros, co­mo lan­ça­men­to ir­re­gu­lar de mul­ta por trans­gres­são às leis de trân­si­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.