DIAADIA

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES -

Seis anos

A lei­toa re­che­a­da se­rá ser­vi­da no al­mo­ço de do­min­go, pe­lo sex­to ano con­se­cu­ti­vo.

Tí­pi­co

É o pra­to tí­pi­co da ci­da­de, pre­pa­ra­do por um gru­po de vo­lun­tá­ri­os e co­la­bo­ra­do­res - que man­jam do ris­ca­do - e to­dos os anos se dis­põem a aju­dar pa­ra que a fes­ta se­ja um su­ces­so.

Li­xo

Na Pre­fei­tu­ra de Ma­rin­gá, dis­cu­te-se quan­tos fis­cais te­rão que ser con­tra­ta­dos pa­ra fis­ca­li­zar, por exem­plo, quem jo­ga bi­tu­ca de ci­gar­ro no chão, ca­so o pro­je­to da ve­re­a­do­ra Car­men Abi­le­ne So­ri­a­no Ino­cen­te (PP) se­ja apro­va­do.

For­tu­na

Se for pa­ra fis­ca­li­zar a ci­da­de to­da, mais de 300 bair­ros, se­rão ne­ces­sá­ri­os cer­ca de mil fis­cais. E is­so cus­ta­ria uma for­tu­na.

Pi­or

Quem fis­ca­li­za­rá à noi­te? Te­rão que ser con­tra­ta­dos fis­cais so­men­te pa­ra o tra­ba­lho no pe­río­do no­tur­no?

Ro­lo

Pe­lo tro­tar das po­tran­cas (co­mo diz o jor­na­lis­ta Cláu­dio Vi­o­la), os ve­re­a­do­res vão apro­var o pro­je­to da Car­men, o pre­fei­to vai ve­tar e os ve­re­a­do­res der­ru­ba­rão o ve­to.

Pro­mul­ga­ção

Com a der­ru­ba­da do ve­to, ca­be­rá à Câ­ma­ra pro­mul­gar a lei. E daí, sa­be-se lá o que vai acon­te­cer.

Ma­ri­al­va

Se­rá, nes­se do­min­go, a 10ª Ca­val­ga­da Ca­mi­nhos da Uva, em Ma­ri­al­va.

Pro­mo­ção

O even­to é or­ga­ni­za­do pe­la pre­fei­tu­ra, por meio dos se­to­res de Tu­ris­mo e Agri­cul­tu­ra. Saí­da do Par­que da Uva, às no­ve ho­ras.

Em­pre­gos

Es­tão aber­tas as ins­cri­ções pa­ra o con­cur­so pú­bli­co em As­tor­ga. In­for­ma­ções no si­te da pre­fei­tu­ra, www.as­tor­ga.pr.gov.br.

Den­tis­tas

A Fren­te Na­ci­o­nal dos Pre­fei­tos en­tre­gou, on­tem, ao go­ver­no fe­de­ral pe­di­do pa­ra que se­jam, tam­bém, con­tra­ta­dos den­tis­tas pa­ra os mu­ni­cí­pi­os bra­si­lei­ros.

Grá­tis

Os pre­fei­tos que­rem que os den­tis­tas se­jam con­tra­ta­dos nos mol­des do pro­gra­ma Mais Mé­di­cos, ou se­ja, o go­ver­no (ou o con­tri­buin­te) pa­ga a con­ta.

Ga­ris

A pre­si­den­te Dil­ma es­tá ra­la­da. Da­qui a al­guns di­as, os pre­fei­tos vão pe­dir a ela, que con­tra­te ga­ris pa­ra lim­par as su­jas ru­as das ci­da­des.

Apae

Do­min­go pró­xi­mo tem Chá Be­ne­fi­cen­te, pro­mo­vi­do pe­la As­so­ci­a­ção de Pais e Ami­gos dos Ex­cep­ci­o­nais de Ma­rin­gá (Apae).

Lo­cal

O even­to se­rá no sa­lão de fes­tas do Cen­tro Por­tu­guês, a par­tir das 13h30. Par­ti­ci­pem. A Apae aten­de a cer­ca de mil pes­so­as, por dia - mui­tas de­las cri­an­ças.

Bra­sí­lia

A mi­nis­tra-che­fe da Ca­sa Ci­vil, Glei­si Hoff­mann, não vem mais ao Pa­ra­ná, en­quan­to a poeira não bai­xar, mas con­vo­ca os pre­fei­tos pa­ra

reu­niões na Ca­pi­tal Fe­de­ral.

Saú­de

No­ta da as­ses­so­ria do se­na­dor Sér­gio Souza (PMDB) diz que Glei­si reu­niu no ga­bi­ne­te de­la, os pre­fei­tos do Con­sór­cio In­ter­mu­ni­ci­pal de Saú­de da Costa Oes­te.

Itá­lia

A de­pu­ta­da do Par­la­men­to Ita­li­a­no, Renata Bu­e­no (que é de Cam­po Mou­rão), deu um show de sim­pa­tia, on­tem, em Ma­rin­gá. Ela es­te­ve na Acim, on­de fa­lou com em­pre­sá­ri­os.

Igual

Renata, a pri­mei­ra mu­lher bra­si­lei­ra elei­ta pa­ra o Par­la­men­to da Itá­lia, dis­se que lá fun­ci­o­na nos mol­des da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos do Bra­sil.

In­fra­es­tru­tu­ra

Os de­pu­ta­dos re­ce­bem sa­lá­ri­os e têm to­da a in­fra­es­tru­tu­ra pa­ra tra­ba­lhar. Renata po­de, in­clu­si­ve, fa­zer pro­je­tos de lei.

Úl­ti­ma

Cla­ro que no Par­la­men­to Ita­li­a­no não tem, por exem­plo, men­sa­lei­ros. Is­so é exclusividade do Bra­sil - e nin­guém vai pa­ra a ca­deia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.