Ocu­pa­ção da Umes é man­ti­da

O Diario do Norte do Parana - - CIDADES - Carla Gu­e­des e Fá­bio Cas­tal­del­li

re­da­cao@odi­a­rio.com A reu­nião en­tre Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (MP) e União Ma­rin­ga­en­se dos Es­tu­dan­tes Se­cun­da­ris­tas (Umes), re­a­li­za­da na ma­nhã de on­tem, ter­mi­nou sem uma de­fi­ni­ção so­bre a ocu­pa­ção da an­ti­ga se­de da en­ti­da­de na Ave­ni­da Cer­ro Azul, em Ma­rin­gá. Cer­ca de 15 jo­vens per­ma­ne­cem no lo­cal.

Des­de se­gun­da-fei­ra, um gru­po de ado­les­cen­tes se ins­ta­lou no imó­vel, que já foi se­de da Umes, mas, ho­je, per­ten­ce ao MP. De acor­do com o pro­mo­tor Maurício Ka­la­che, que re­ce­beu os es­tu­dan­tes, não há pos­si­bi­li­da­des ju­rí­di­cas de o MP for­ma- li­zar a par­ti­lha do pré­dio com a Umes, co­mo foi su­ge­ri­do pe­la en­ti­da­de es­tu­dan­til. “O imó­vel foi do­a­do pe­la Com­pa­nhia Me­lho­ra­men­tos Nor­te do Pa­ra­ná (CMNP), que co­mo con­di­ção exi­giu que o pré­dio se­ja usa­do, ex­clu­si­va­men­te, pa­ra fins ins­ti­tu­ci­o­nais do MP”, des­ta­cou.

Ka­la­che ex­pli­ca, que ca­so o MP não cum­pra o es­ta­be­le­ci­do pe­lo CMNP, ele cor­re o ris­co de per­der o es­pa­ço, que vol­ta­ria a ser de posse da ini­ci­a­ti­va pri­va­da. A su­ges­tão do pro­mo­tor, é que o lo­cal sir­va co­mo se­de pa­ra a re­a­li­za­ção de ser­vi­ços ad­mi­nis­tra­ti­vos do MP e tam­bém se­ja usa­do pe­los con­se­lhos co­mu­ni­tá­ri­os da ci­da­de que de­mons­tra­rem in­te­res­se pa­ra reu­niões. “Na­da im­pe­de que os es­tu­dan­tes de um mo­do ge­ral usem o lo­cal pa­ra a re­a­li­za­ção de as­sem­blei­as po­lí­ti­cas e es­tu­dan­tis, por exem­plo, des­de que não se­ja for­ma­li­za­do o uso com­par­ti­lha­do pa­ra que não co­lo­que­mos em ris­co a pro­pri­e­da­de do imó­vel”, res­sal­ta.

Se­gun­do o pre­si­den­te da Umes, Gustavo Barros, as con­si­de­ra­ções apre­sen­ta­das fo­ram dis­cu­ti­das com ou­tros mem­bros da en­ti­da­de es­tu­dan­til na noi­te de on­tem. “A con­ver­sa com o pro­mo­tor foi pro­du­ti­va, mas es­pe­ra­mos por uma pro­pos­ta que con­cre­ta fei­ta pe­lo MP”. En­quan­to is­so, a pro­mes­sa é que a ocu­pa­ção do imó­vel con­ti­nue.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.