Go­ver­no do Es­ta­do ma­peia da­dos nu­tri­ci­o­nais de 1,3 mi de alu­nos

O Diario do Norte do Parana - - REGIÃO - Agên­cia Es­ta­du­al de No­tí­ci­as

re­da­cao@odi­a­rio.com A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção ini­ci­ou nes­ta se­ma­na a co­le­ta de da­dos dos alu­nos da re­de es­ta­du­al pa­ra o Pro­gra­ma de Mo­ni­to­ra­men­to Nu­tri­ci­o­nal dos Es­co­la­res 2013. Além de ve­ri­fi­car in­for­ma­ções co­mo a al­tu­ra e o pe­so de 1,3 mi­lhão de es­tu­dan­tes de to­das as es­co­las da re­de es­ta­du­al e das Apa­es (As­so­ci­a­ção de Pais e Ami­gos dos Ex­cep­ci­o­nais), se­rão iden­ti­fi­ca­dos alu­nos com ne­ces­si­da­des di­e­té­ti­cas es­pe­ci­ais, co­mo in­to­le­rân­cia à lac­to­se, ao glú­ten e di­a­be­tes. O le­van­ta­men­to dos da­dos vai até o pró­xi­mo dia cin­co.

“As in­for­ma­ções ser­vem pa­ra de­sen­vol­ver es­tra­té­gi­as e po­lí­ti­cas de pre­ven­ção de do­en­ças não trans­mis­sí­veis e pa­ra in­cen­ti­var a prá­ti­ca da alimentação sau­dá­vel en­tre os es­tu­dan­tes”, ex­pli­ca a di­re­to­ra de In­fra­es­tru­tu­ra e Lo­gís­ti­ca da Su­pe­rin­ten­dên­cia de De­sen­vol­vi­men­to Edu­ca­ci­o­nal, Már­cia Cris­ti­na Sto­lars­ki.

A ta­re­fa é de­sem­pe­nha­da pe­los pro­fes­so­res de Edu­ca­ção Fí­si­ca, que fo­ram ori­en­ta­dos e ca­pa­ci­ta­dos pa­ra apli­car ques­ti­o­ná­ri­os so­bre há­bi­tos ali­men­ta­res e a prá­ti­ca de ati­vi­da­des fí­si­cas dos es­tu­dan­tes.

O mo­ni­to­ra­men­to nu­tri­ci­o­nal dos alu­nos da re­de es­ta­du­al co­me­çou em 2010. O ob­je­ti­vo é le­van­tar in­for­ma­ções pa­ra em­ba­sar o pla­ne­ja­men­to e a ade­qua­ção de ações na área de se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal a fim de re­du­zir do­en­ças crô­ni­cas não trans­mis­sí­veis, co­mo obe­si­da­de, pres­são al­ta, di­a­be­tes mel­li­tus e cân­cer, en­tre ou­tras.

“A obe­si­da­de e o so­bre­pe­so têm au­men­ta­do em cri­an­ças, jo­vens e adul­tos no Bra­sil. Com ba­se nos re­sul­ta­dos ob­ti­dos im­plan­ta­mos dois pro­je­tos de edu­ca­ção ali­men­tar: o “Edu­can­vi­sa” e o “Edu­can­do com a Hor­ta Es­co­lar e a Gas­tro­no­mia no Pa­ra­ná. Am­pli­a­mos tam­bém a ofer­ta de fru­tas e hor­ta­li­ças em to­das as es­co­las do Es­ta­do”, diz Már­cia.

A agri­cul­tu­ra fa­mi­li­ar es­tá pre­sen­te na alimentação de 94% das es­co­las da re­de es­ta­du­al e em 25 % das es­co­las com ali- men­tos or­gâ­ni­cos.

Os re­sul­ta­dos de 2012 mos­tram uma me­lho­ra no ín­di­ce de nor­ma­li­da­de das me­di­das dos alu­nos. Cer­ca de 72% fi­ca­ram na fai­xa de nor­ma­li­da­de de me­di­das. Em 2011, es­se ín­di­ce foi 71%. Tam­bém hou­ve uma de­sa­ce­le­ra­ção no rit­mo de cres­ci­men­to da obe­si­da­de, que em 2011 foi de 0,3% e em 2012 o per­cen­tu­al foi de 0,1%.

He­de­son Alves/AENPr

Pro­fes­so­res de Edu­ca­ção Fí­si­ca re­co­lhem os da­dos pa­ra ava­li­a­ção bi­o­mé­tri­ca dos es­tu­dan­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.